fbpx
Os problemas da córnea são associados a diversos fatores, por isso, para diagnósticos precisos e período de recuperação ou cicatrização, é necessário uma avaliação e acompanhamento de médicos especialistas para cada caso, que são caracterizados como:

– Doença Hereditária;
– Má-formação no nascimento;
– Lesões ou infecções nos olhos;
– Curvatura da córnea (Ceratocone);
– Úlceras nas córneas;
– Distrofias;
– Degenerações e outras.

Se você têm dúvidas relacionadas aos sintomas e problemas na córnea, vale a leitura do conteúdo completo que fizemos, basta clicar no enunciado selecionado acima. A partir de agora, abordaremos o tema sobre cuidados, cicatrização de lesões e curvatura da córnea (Ceratocone).

 

Lesões na Córnea: Cuidados e Cicatrização

A córnea é um tecido transparente que fica na superfície do olho e a sua função é convergir a luz para o cristalino e retina, além de proteger os olhos de lesões – ferimentos. Apesar de ser um tecido fino, também é muito resistente possuindo cinco camadas: Epitélio, Membrana de Bowman, Estroma, Membrana de Descemet e endotélio. Em casos de rupturas, lesões de grau alto, mudança em seu formato (curvatura da córnea – Ceratocone) ou diminuição da visão de forma opacificada e embaçada, pode ser necessário um transplante de córnea.

As lesões mais comuns na superfície da córnea são causadas por abrasões, traumas oculares, objetos ou corpos estranhos, aplicadores de maquiagem, cutucadas nos olhos, poeira, areia e o uso indevido de lentes de contatos.

Algumas lesões nas córneas cicatrizam sem o desenvolvimento de infecções, outras, causam lesões infecciosas, principalmente relacionadas a lentes de contato ou acidentes com contusões, lacerações, substâncias corrosivas e perfurações do globo ocular.

Cuidados preventivos para evitar abrasões (lesões) nos olhos, confira abaixo:

– Evite o hábito de coçar os olhos com força e repetidamente;
– Não pressione qualquer lesão nos olhos;
– Não use colírios sem prescrição médica, o uso indevido pode causar mais danos à saúde ocular;
– Use óculos de proteção para riscos suscetíveis de ameaças no trabalho ou para atividades aquáticas;
– Procure um médico oftalmologista para auxiliá-lo no uso e adaptação de lentes de contato;
-Faça a limpeza regular e com soluções apropriadas para lentes de contatos, higienize bem as mãos ao manuseá-la, retire sempre para lavar o rosto e antes dormir.

Os cuidados relacionados à prevenção de abrasões nas córneas, são apenas medidas paliativas, não substituem uma avaliação médica, em caso de qualquer lesão nos olhos é recomendado a avaliação e acompanhamento médico.

 

Curvatura da Córnea (Ceratocone): Cuidados e Cicatrização

Ceratocone é uma doença de caráter hereditário que altera a curvatura da córnea deixando-a mais fina e em formato cônico (formato de um cone), está relacionado ao hábito crônico de coçar os olhos, e ocorre com mais frequência na infância e adolescência. Além de prejudicar o formato da córnea, também estimula outras doenças como o Astigmatismo e Miopia.

No estágio inicial da doença, a pessoa pode não notar os sintomas, por isso, consultas anuais ao Oftalmologista precisam fazer parte do hábito dos brasileiros, obter o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido. A maioria dos casos que apresentam diagnósticos, com baixa acuidade visual, podem ser tratados com o uso de óculos e lentes de contato. Outros quadros que apresentam piora na evolução do Ceratocone e que ainda não comprometeram a espessura da córnea, podem ser estabilizados com procedimentos cirúrgicos, Cross-Linking ou implante de anel intraestromal (anel de ferrara) adaptados com uso de lentes de contato especiais.

No último estágio da doença a camada da córnea já está muito fina, impossibilitando qualquer tratamento e o paciente corre o risco de cegueira ou de precisar fazer um transplante de córnea imediato. De acordo com dados divulgados pela CBO – Centro Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos transplantes de córnea, realizados no Brasil, são causados pelo Ceratocone.

O uso de lentes de contato especiais para Ceratocone é indicado para pacientes moderados/elevados ou com a alteração da curvatura da córnea. Somos especialistas e referência em tratamentos e adaptação de lentes de contato especiais para Ceratocone, clique aqui e saiba mais. Inicie o tratamento imediatamente para evitar a progressão da doença, os exames duram menos que 10 minutos e são completamente indolores, sem a necessidade de jejum ou acompanhantes.

 

Sintomas do Ceratocone

A doença manifesta em seu estágio inicial, com indícios de alteração no formato da córnea, deixando a visão distorcida e a partir de sua evolução são exigidos tratamentos distintos pelo aumento contínuo e rápido do grau, as fases do Ceratocone são caracterizadas como:

Primeira fase: poder ser corrigido com óculos ou lentes de contatos.

Segunda fase: provavelmente nesta fase o paciente já desenvolveu Astigmatismo elevado exigindo o uso de lentes de contato especiais do tipo rígida.

Terceira fase: A córnea já apresenta disfunções e o grau pode ser corrigido com lentes de contato.

Quarta fase: A visão apresenta grau elevado, opacidade e deformação irreversível na curvatura, sendo indicado o transplante de córnea.

Os principais sintomas que indicam que uma pessoa tem Ceratocone são:

– Visão distorcida;
– Sensibilidade extrema à luz;
– Diminuição da nitidez da visão noturna;
– Irritabilidade nos olhos;
– Coceira;
– Troca de grau com frequência;
– Olhos vermelhos;
– Sangramento;
– Cansaço visual;
– Ofuscamento da imagem;
– Sensação de areia nos olhos.

Cuidados: de acordo com o Ministério da Saúde ainda não se conhecem maneiras de prevenir o aparecimento do ceratocone, no entanto, por se tratar de uma doença com grandes possibilidades de ser hereditária o acompanhamento desde os primeiros anos de idade é fundamental para diagnóstico precoce e tratamento da doença, evitando a sua progressão. Veja alguns cuidados essenciais para manter a saúde dos olhos:

– Tenha o hábito de fazer acompanhamentos regulares com oftalmologistas;
– Evite pressionar os olhos ao coçar;
– Use óculos de sol com proteção solar;
– Aplique compressas frias em caso de coceira excessiva ou sensação de areia nos olhos;
– Faça alimentações saudáveis, ricas em vitaminas A;
– Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
– Não use colírios sem recomendações de um oftalmologista.

 

Cirurgia Refrativa, Lentes de Contato Especiais, Implantes e Transplantes

Confira como nossos especialistas do CEMO podem tratar todos os estágios do Ceratocone:

Cross-linking: o procedimento diminui muito a possibilidade da doença progredir, corrigindo a disfunção em formato de um cone da córnea e fortalecendo as moléculas do colágeno. Graças a essa técnica revolucionária os números de córneas transplantadas vão diminuir no futuro próximo. A cirurgia tem a duração de aproximadamente 1 hora e o paciente retorna para casa no mesmo dia, dispensando a necessidade de jejum ou internação.

Lentes de Contato Especiais: a adaptação de lentes gelatinosas e rígidas corrige postumamente a visão e auxilia na disfunção da córnea.

Implantes: em cirurgia, inserimos um anel intraestromal (anel de ferrara) para mudar a curvatura central da córnea em um formato mais regular, a duração da cirurgia é de até 30 minutos, com recuperação rápida no pós operatório, além de evitar o agravamento da doença.

Transplante de Córnea: indicado para casos com estágios elevados e irreversíveis, o procedimento é realizado com a substituição da córnea danificada por outra saudável, através de um doador que foi a óbito.

Agora que você se informou sobre os sintomas, cuidados e a cicatrização de procedimentos na córnea, mantenha o hábito de acompanhar a sua saúde ocular. Se o artigo te ajudou, compartilhe para que outras pessoas se mantenham informadas à respeito dos cuidados preventivos!

Até a próxima!

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica