fbpx

Na busca por descobertas, o ser humano desenvolveu muitas teorias e objetos que auxiliaram estudos e pesquisas de todas as áreas da ciência. Na área da microscopia, por exemplo, foi inventado os microscópios, que possibilitou ao Homem enxergar objetos e organismos que são invisíveis ao olho nu. A partir disso, outras descobertas vieram à tona, como, medicamentos, tratamentos, exames, entre outros.

Na oftalmologia, o uso do microscópio trouxe muitos benefícios em relação à realização de exames e avaliações, porque com o microscópio é possível visualizar lugares minúsculos nos olhos para examiná-los. Um dos exames feitos com microscópio é chamado de Exame de Microscopia, e é indicado para ver a saúde do endotélio, geralmente, em situações pré-operatória.  

Para que serve e como é feito o exame de microscopia

O exame de Microscopia, geralmente, é feito em centros oftalmológicos como o CEMO. Por meio de um microscópio especular, esse exame permite realizar a contagem do número de células endoteliais e analisar seus aspectos para identificar qualquer degeneração e atrofia do tecido ocular. O processo dura aproximadamente 20 minutos e é indolor, pois não possui contato com os olhos do paciente.

O processo de realização do exame é simples. Primeiro o paciente é colocado em frente a um microscópio digital, para que seja capturada uma imagem do endotélio (camada mais interna da córnea). Após ser capturada, a imagem é ampliada milhares de vezes, para que as informações que são invisíveis aos olhos humanos, tornem-se visíveis. Assim sendo, os oftalmologistas conseguem avaliar a quantidade das células presentes na região, o tamanho, o formato das células e se o endotélio é saudável.  

Casos indicados para Exames de Microscopia Especular

Em qualquer cirurgia, antes de realizar o processo cirúrgico, é necessário fazer uma bateria de exames avaliativos do paciente, para o médico saber o que fazer no momento da cirurgia. Levando isso em consideração, podemos dizer que o Exame de Microscopia é indicado para pacientes que irão passar por uma cirurgia ocular.
Muitas pessoas possuem problemas oculares, que mesmo sendo simples, precisam de cirurgias para reverter a situação. Como foi dito anteriormente, o Exame de Microscopia é indicado em situações pré-operatórias, principalmente em cirurgias de catarata, Glaucoma, Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

Por essa razão, o CEMO explicará logo abaixo algumas cirurgias que é necessário fazer o Exame de Microscopia antes do processo cirúrgico.

1. Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata tem o objetivo de corrigir a opacidade do cristalino do olho. O processo cirúrgico é realizado através de microincisões no olho, pelas quais é retirado a lente natural do olho humano (Cristalino) com a ajuda de um aparelho de facoemulsificação. No lugar do cristalino opaco, é colocado uma lente intraocular, que trará mais visibilidade para o paciente.

2. Cirurgia de Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular que prejudica o nervo óptico do olho, causada pelo aumento da pressão intraocular. O Glaucoma pode ser tratado com colírios em casos simples, porém, em casos mais avançados, é necessário a realização de cirurgia. Existem diferentes métodos cirúrgico para o tratamento de glaucoma. Mas todos possuem um objetivo em comum, que é ajudar no controle da pressão intraocular, seja para diminuir a produção do humor aquoso, ou por algum meio que facilite a sua drenagem.

3. Transplante de Córnea

A córnea é um tecido translúcido que fica na superfície do olho. Ela tem uma função importante, que é proteger a visão de ameaças externas e ainda funciona com uma lente por onde a luz entra e é focalizada. Em algumas situações é necessário fazer transplantes de córnea, tais como: quando ela sofre uma ruptura, apresenta uma mudança em seu formato ou fica turva. Resumidamente, o transplante de córnea acontece da seguinte maneira: o paciente recebe uma anestesia local ou geral. Logo em seguida, o médico retira a córnea doente. Em seguida, ela é substituída por uma membrana nova e, depois, recebe uma costura com um fio de náilon superfino.

4. Outras doenças da Córnea

a) Ceratocone: manifestada na adolescência, o Ceratocone é uma doença progressiva e hereditária. O ceratocone desfigura a curvatura natural da córnea, tornando-a abaulada e fina num formato de cone. Nos estágios iniciais, a doença pode ser tratada apenas com lentes de contato ou óculos de sol, porém, em casos mais graves, é necessário implantações cirúrgicas.

b) Úlcera de córnea: Geralmente, esse tipo de lesão é causado por infecção, ou trauma. Mas existem outros fatores que contribuem para a lesão, como a escassez de vitamina A, herpes, olho seco etc. A úlcera de córnea é considerada um problema que exige atendimento oftalmológico sério, devido aos riscos de cegueira.

Assim sendo, antes de passar por qualquer cirurgia para corrigir problemas como os que foram citados nos tópicos anteriores, é necessário fazer o Exame de Microscopia, com finalidade avaliativa.  

Orientações necessárias

– Procurar excelentes clínicas oftalmológicas com atendimento de qualidade, como o CEMO;
– Não é necessário preparo prévio do paciente;
– Não precisa deixar de tomar medicamentos e/ou colírios;
– Não há utilização de colírios. (somente em caso de edema de córnea);
– O paciente é orientado para encostar a região frontal no aparelho. Em seguida, o instrumento (microscópio) é focalizado na superfície da córnea, obtendo-se uma fotografia que será analisada digitalmente;  

Cuide de sua visão!

Apesar de muitas pessoas não possuírem a visão, ela é um dos sentidos mais essenciais para grande maioria dos seres vivos. O olho é um órgão muito importante que merece todo o cuidado possível, porque é através dele que desfrutamos das paisagens que estão ao nosso redor. Por essa razão, não deixe de cuidar de seus olhos e passe constantemente em consultas oftalmológicas, para você acompanhar o estado do seu olhar. Aqui no CEMO, nós temos os melhores oftalmologistas da região e realizamos exames e microcirurgias com altíssima qualidade no atendimento. Entre em contato e agende seu exame conosco. Clique em contato e mande seu E-mail tirando todas as dúvidas, ou ligue em nosso telefone/WhatsApp.

Quer saber mais sobre Microscopia Ocular? Entre em contato conosco ou clique aqui!

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica