fbpx

Antes de entrarmos no assunto sobre a função da Retina, vamos falar um pouquinho do que se trata. Acompanhe a seguir um artigo completo sobre essa membrana tão fundamental para nossa visão! 

Conforme citamos no texto acima, a Retina é uma membrana com camada fina de células fotorreceptoras que fica localizada no fundo do globo ocular (posterior do olho), é por lá que a imagem de tudo que vemos é formada. Essas células são capazes de converter luz e estão associadas aos nossos neurônios.

E como funciona?

O procedimento do funcionamento da Retina é semelhante com uma câmera fotográfica ao captar a imagem no filme através de estímulos luminosos. Com o globo ocular funciona da seguinte forma: ao transformar estímulo luminoso em estímulo nervoso enviando ao cérebro é formado a criação de imagens.

A luz penetra na pupila, passando pelo cristalino em direção de retina até que a imagem seja formada, mas o seu formato fica menor e sofre uma rotação ficando de cabeça para baixo, após esse processamento o cérebro corrige deixando-a em tamanho real e na posição correta (cabeça para cima).

A estrutura da retina é formada por:

  • Células Fotorreceptoras –  responsável por transformar radiação luminosa em impulsos nervosos. Essas células podem ser divididas em Bastonetes e Cones, a seguir falaremos mais sobre esses dois tipos de fotorreceptores;
  • Epitélio pigmentar (ERP) – nutrem as células fotorreceptoras formando uma barreira entre a coróide e a retina externa processando resíduos;
  • Membrana de Bruch – Permite a transição dos nutrientes e produtos de excreção entre a coróide e a Retina externa.

Os Bastonetes  não distinguem cores e são sensíveis aos movimentos da visão, com baixa intensidade de luz, porém são extremamente necessários para a visão noturna. Os cones atuam de forma contrária, necessitando de muita luz para distinguir os detalhes, formas e cores.

Algumas curiosidades sobre a Retina

Você sabia que há cerca de 120 milhões de fotorreceptores (cones e bastonetes) responsáveis por liberar neurotransmissores a uma taxa máxima, fazendo com que diminua de um modo proporcional (logarítmico), com o aumento da intensidade luminosa? Também existem cerca de 1 milhão de células ganglionares e são seus axônios que constituem o nervo óptico. 

Outras curiosidades interessantes sobre a Retina é que ela pode ajudar no diagnóstico e prevenção de várias doenças, como: diabetes, hipertensão, doenças reumáticas, neurológicas, vasculares e muitas outras. Também através de um exame ocular é possível detectar AIDS, esclerose múltipla, adenoma de hipófise e tuberculose.

Incrivelmente a íris regula toda a luz que entra no nosso globo ocular, e muitas doenças relacionadas à visão podem ter influenciado grandes artistas no nosso passado, muitos especialistas acreditam que artes alongadas nos quadros pintados entre 1541-1614 por El Greco, podem ser decorrentes de uma doença de astigmatismo e/ou miopia.

Descolamento da Retina

Por ser uma camada extremamente fina que reveste parte interna do olho (globo ocular), quando é desprendida ou corrompida acontece o descolamento da retina. Quando se desloca, todos os mecanismos do globo ocular não funcionam corretamente, sendo ocasionado muitas vezes por causas naturais de envelhecimento, predisposição genética, decorrente de traumatismos ou decorrente de doenças como: miopia, demais doenças oculares e outras condições como diabetes e pressão alta. 

Sintomas do descolamento de Retina: 

  • Incapacidade de enxergar com pouca luz;
  • Perda parcial ou total da visão
  • Perda temporária da visão de um olho;
  • Muita sensibilidade à luz;
  • Visualização de moscas volantes;
  • Flashes luminosos ou faíscas;
  • Visão embaçada;
  • Em alguns casos dor e sangramento;
  • pupila dilatada ou vermelhidão, etc. 

Como é realizado o diagnóstico?

Com um exame clínico chamado oftalmoscopia que deve ser realizado somente por especialistas, é utilizado um aparelho com foco de luz e uma lente de aumento para fazer o mapeamento completo da retina do paciente para diagnosticar se há traumatismos, bolsas de líquido, ou quaisquer outros sintomas. 

O tratamento é complexo?

Não, mas o descolamento da retina requer muita atenção e se diagnosticada em seu estágio inicial ajudará muito no tratamento e recuperação. É muito importante fazer consultas periódicas com especialistas e ficar atento aos sintomas, o descolamento da Retina pode causar perda definitiva da visão, mas fique tranquilo, para que isso não aconteça existem tratamentos, como:

  • Cirurgia a laser
  • Vitrectomia
  • Criopexia
  • Retinopexia com introflexão escleral

Recuperação

A recuperação depende de cada caso clínico, mas de modo geral ocorre entre 7 e 15 dias, após a cirurgia é necessário repouso, uso correto dos medicamentos e o retorno das consultas solicitadas pelo médico para acompanhamento. 

Como cuidar da Retina

Alguns cuidados diários são essenciais para os cuidados da Retina, eles incluem:

  • Os cigarros são causadores de muitas doenças oculares, além de ser extremamente prejudicial para a saúde como um todo, por isso, pare de fumar. Busque ajuda de especialistas para auxiliar nesse processo; 
  • Pratique muitas atividades físicas, se exercite todos os dias ou pelo menos 3 vezes por semana;
  • Tenha uma alimentação saudável, inclua no seu cardápio legumes e frutas; 
  • Não fique por muito tempo na telinha do computador, celular, televisão, tablets e outros. Use com muito bom senso, sua visão também precisa de um descanso;
  • Não use colírios sem recomendações médicas, as substâncias podem ser prejudiciais para sua visão;  
  • Não coce os olhos com tanta frequência e evite levar as mãos aos olhos antes de higienizá-las, nossos olhos são receptores de muitos vírus; 
  • Use óculos escuros, evite expor as vistas diretamente ao sol;
  • Sabe aquela brincadeira de experimentar o óculos de grau do amigo ou familiar? Não faça mais isso,  os óculos de grau são de uso individual e desenvolvido de acordo com o caso de graduação de cada pessoa, prescrito somente por um especialista Oftalmologista.  Além disso, pode causar dores nos olhos, tonturas e dor de cabeça;
  • Evite comprar oculos de grau em lugares duvidosos, porque se a graduação não estiver correta pode ocasionar evolução da doença e não terá nenhuma eficácia no seu tratamento;
  • Como está a sua rotina com o Oftalmologista? Fazer consultas periódicas ajuda na prevenção e tratamento precoce de muitas doenças que podem levar à cegueira! você sabia que  pesquisas recentes da OMS – Ordem Mundial da Saúde apontam  mais de 75 milhões de pessoas cegas no mundo só em 2020? No Brasil temos cerca de 1,1 milhão de cegos. 

Gostou do no nosso artigo e gostaria de mais informações sobre Retina? Entre em contato conosco clicando aqui! Além disso, temos muitas novidades nas nossas redes sociais nos acompanhe por lá! 

Até breve,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica