fbpx

Ceratocone é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular. De acordo com a  Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-BRASCRS) é uma das doenças que mais causam a deterioração e visão distorcida. A seguir iremos aprofundar mais sobre o que é Ceratocone, confira o conteúdo abaixo e boa leitura!

Ceratocone: O que é?

Doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea; mais uma curiosidade sobre o Ceratocone é que é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade.

Sintomas do Ceratocone

Os principais sintomas que podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:

  • Visão embaçada e/ou distorcida (para longe e/ou perto);
  • Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outros que possam causar coceira instantânea;
  • Alta sensibilidade à luz/claridade/fotofobia;
  • Visão dupla e turva;
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
  • Dor de cabeça constante;
  • Astigmatismo Irregular:
  • Aumento ou aparecimento de miopia e astigmatismo;
  • Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar;
  • Complicações como o recuo da pálpebra inferior, quando a pessoa olha para baixo;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olho em formato de um cone (cônico);
  • Em casos do uso de lentes de contato se elas parecem não estar encaixando direito, isso também pode ser um indicativo de ceratocone.

Estágios e Causas do ceratocone

O ceratocone pode evoluir ao longo de quatro fases, abaixo:

  1. Estágio inicial: a princípio os sintomas são mais leves e podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e acompanhamento de um profissional oftalmologista. 
  2. Segunda fase: Nesse período os óculos já não corrigem e o astigmatismo pode ser observado de uma forma mais elevado, causando o afinamento e convexidade da córnea, ainda nessa fase o paciente somente consegue manter uma boa clareza da visão se o seu astigmatismo for corrigido com lente de contato mais rígida, própria para esses casos específicos de Ceratocone em estágio ainda não considerado avançado. 
  3. Terceira fase: a córnea já está bastante comprometida e necessita de uma lente gelatinosa por baixo com a finalidade de proteger a irregularidade, também é necessário uma lente mais rígida na parte superior do globo ocular para ajudar na correção do grau.
  4. Quarta fase e última fase: nesse caso já não é possível adaptar a lente no olho e muitas vezes a córnea já está opaca, é necessário que o diagnóstico seja estudado para verificar todas as possibilidades existentes antes de optar pelo transplante de córnea, mas na maioria dos casos nesse estágio é mais indicado que o transplante seja realizado.

Veja a seguir as causas do Ceratocone: 

  • Fatores ambientais e genéticos;
  • Algumas doenças parecem aumentar o risco do paciente desenvolver a doença;
  • O ato de coçar ou esfregar os olhos com frequência de forma vigorosa e frequente pode causar trauma na córnea e levar ao seu afinamento;
  • Diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea;
  • Córnea mais fina e fraca;
  • Astigmatismo irregular;
  • Miopia com aumento contínuo e muito rápido do seu grau.

Cirurgia Refrativa: Especialistas em Ceratocone

O CEMO é referência com especialistas no diagnóstico e tratamento em todos os estágios clínicos da doença de Ceratocone. A cirurgia é indicado em casos que o uso do óculos ou lentes de contato não conseguem mais conter o quadro evolutivo da doença, existem três tipos de cirurgias que são indicadas para cada caso clínico: Anel de Ferrara ou anel intra-estromal, Crosslinking corneano e em último caso o transplante de córnea, clique aqui para entender melhor sobre cada cirurgia e em qual caso cada uma é mais indicada. 

Ceratocone: Dicas

    1. Se você tem Filhos e tem/teve Ceratocone oriente desde pequeno sobre a importância do hábito de não levar as mãos aos olhos, porque essa é uma das causas que podem levar ao aparecimento ou pode acelerar o avanço da doença;
    2. Faça exames oftalmológicos periódicos, inclusive de topografia, mesmo quando não se apresenta sintomas na adolescência ou na infância;
    3. Se você é portador da  doença de Ceratocone faça exames periódicos para acompanhar o avanço da doença e para realizar tratamento periódicos, no CEMO têm especialistas para cada estágio da doença!
    4. Nem todas lentes de contato são as mesmas;
    5. Após a cirurgia evite ambiente sujos para que não ocorra inflamação nos olhos;
    6. Em qualquer idade evite coçar excessivamente os olhos;
    7.  Visite o oftalmologista regularmente – Uma consulta anual para fazer exames de rotina basta;
    8. Se você sente desconforto nos olhos procure o CEMO;
    9.  Não use qualquer colírio, somente os colírios de lágrimas artificiais estão liberados para uso diário;
    10. Retire a maquiagem, podem causar alergias e irritação nos olhos e higienize bem as lentes de contato, existem diversos tipos de lentes, entre elas, descartáveis e reutilizáveis;⠀
    11.  Óculos escuros, só com proteção solar. Comprar óculos de sol barato e sem proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB podem sair caro;⠀
    12.  Soro fisiológico para casos específicos: casos de conjuntivite e terçol o soro pode ser usado em compressas   geladas ou mornas .⠀
    13. Evite olhar para a tela por longos períodos:  o uso excessivo de computadores, tablets e celulares pode causar dores de cabeças e astenopia, a famosa vista cansada. Faça intervalos a cada duas horas, por pelo menos 10 minutos.
    14. Grau de astigmatismo acima ou igual a 1,50 devem ser avaliados com topografia corneana, a fim de se identificar possíveis casos ceratocones na infância (11 ao 15 anos), idade onde se obtém melhores resultados no tratamento da evolução do ceratocone.

    Quer saber mais sobre Ceratocone? Basta clicar aqui, estamos a sua disposição para falarmos de um assunto tão importante para sua saúde!

    Forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica