fbpx

A cirurgia de miopia, também chamada de cirurgia refrativa, é realizada por um médico oftalmologista para a corrigir erros de refração. Também é indicada para hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
A cirurgia de miopia pode ser realizada de duas formas. Ambas utilizam o laser para a correção da refração, porém, possuem procedimentos um pouco diferenciados. A técnica mais antiga é a cirurgia PRK que também possui um pós-operatório um pouco mais lento. Enquanto a cirurgia Lasik é mais recente, mais indicada para pacientes com córnea fina.
Os dois procedimentos são igualmente seguros, mas como toda cirurgia, necessitam de cuidados pós-operatórios para um resultado realmente efetivo. É sobre isso que falaremos agora. Confira.

Cuidados no pós-operatório da cirurgia de miopia

Como a cirurgia de miopia é realizada a laser, é natural que, logo após o procedimento, o indivíduo sinta irritação nos olhos, como se tivesse algum cisco ou qualquer corpo estranho na região.

O olho também pode lacrimejar ou arder. São sintomas que duram, geralmente, entre algumas horas e três ou quatro dias. Não é caso de se preocupar, uma vez que o olho está inflamado devido à cirurgia.

Primeiros cuidados

O primeiro cuidado já vem do hospital ou clínica em que foi realizada a cirurgia. Como não é usado tampão e nem curativo, o olho recebe uma lente de contato que acelera a cicatrização. É uma espécie de lente terapêutica que é retirada após a completa cicatrização do olho.
Outros cuidados que devem ser observados nas primeiras 24 horas após a cirurgia são:
• Evitar o alto consumo de bebida alcoólica;
• Evitar o contato com telas brilhantes como televisão, computador e celular, principalmente se os olhos estiverem secos;
• Evitar molhar o interior dos olhos durante o banho e quando for lavar o rosto;
• Repousar de olhos fechados por, pelo menos, 3 horas logo após a cirurgia;
• Seguir todas as orientações passadas pelo médico que, geralmente, marca um cronograma de retorno para verificar a evolução do quadro.
Após as primeiras horas, é necessário ficar atento a outros cuidados que são essenciais para o sucesso da cirurgia.

Cuidados posteriores e regulares

• Evitar esportes arriscados e locais muito cheios para diminuir o risco de traumas na região dos olhos. Quanto menos esforço físico, melhor;
• Usar óculos escuros ao sair de casa para proteger os olhos de poeira e da incidência direta do sol;
• Não esfregar os olhos. Além de machucar o olho, esfregá-lo pode causar danos à lente. Se isso acontecer e a lente sair ou se deslocar, a recomendação é procurar o médico o quanto antes e não tentar recolocar a lente no lugar;
• Não tomar banho de piscina, mar e nem usar sauna durante um mês. Alguns especialistas recomendam ficar até 6 meses longe da exposição solar. E na hora do banho normal tomar cuidado para não deixar cair xampu ou sabonete nos olhos;
• Com relação à maquiagem e cosméticos, é interessante evitar o uso pelos primeiros 30 dias para evitar qualquer tipo de irritação. Portanto, evitar pintar o cabelo ou usar maquiagem, especialmente na região ocular como o lápis, delineador e o rímel;
• Já o filtro solar, pode ser utilizado, mas com bastante cuidado e excluindo a região dos olhos. Evite aqueles produtos que escorrem na pele;
• Sempre lavar bem as mãos com água e sabonete antes de tocar os olhos. Esse cuidado reduz o risco de infecções;
• Se o olho estiver lacrimejando muito, usar um lenço de papel macio para enxugar os olhos, mas sem esfregar;
• Evitar dirigir no dia da cirurgia. No dia seguinte, já é possível usar o carro normalmente;
• O retorno ao trabalho não precisa demorar. Apenas devem ser levadas em consideração as funções desempenhadas e evitar qualquer atividade que gere algum impacto negativo nos olhos como o contato com produtos químicos, poeira, uso excessivo de computadores, etc.;
• Quanto às tarefas domésticas cotidianas, é preferível ir fazendo um pouco de cada coisa devagar e sem muito esforço;
• Para quem tem o hábito da leitura, esperar pelo menos um dia sem ler para não forçar os olhos. Evitar ler pelo computador, celular ou qualquer outra tela luminosa.

Quais complicações podem surgir após a cirurgia da miopia?

Como já foi dito, as cirurgias refrativas são procedimentos seguros, realizados há muitos anos sem graves relatos de complicações. Ou seja, o risco de surgir algum problema é muito baixo.
Algumas pessoas que realizaram a cirurgia relataram alguns incômodos como visão embaçada, halos durante a noite que são círculos em volta de pontos de luz, e cicatrização mais demorada do que o normal. Uma das consequências do processo de cicatrização é a não eliminação total do grau, conforme desejado pelo paciente. O retorno da miopia e do astigmatismo não é algo comum, mas pode ocorrer em pouquíssimos casos.
Há também relatos de olho seco que é a baixa produção de lágrimas. Nesse caso, nos primeiros meses é viável usar um colírio prescrito pelo médico para manter o olho lubrificado.
Outra complicação extremamente rara é a cicatrização irregular, o que resulta em uma baixa acuidade visual. Pode ser consequência da própria cirurgia e pela exposição intensa e sem proteção dos olhos à irradiação solar.
Felizmente, são queixas raras e que, se surgirem, podem ser facilmente tratadas e o paciente pode levar uma vida normal.
Por isso, é muito importante que a pessoa que recebeu a intervenção cirúrgica siga todas as orientações médicas antes e após a cirurgia, usando a medicação correta, tendo repouso, evitando situações de estresse e exigindo pouco dos olhos nos primeiros dias.

Por quanto tempo duram os resultados da cirurgia?

A cirurgia refrativa tem resultados permanentes. Mas podem surgir alterações oculares típicas do corpo humano. Em caso de necessidade, é possível sim fazer uma nova aplicação de laser em um procedimento bem mais simples do que a cirurgia propriamente dita.
Os cuidados pós-operatórios da cirurgia de miopia são tão importantes quanto a cirurgia em si. Quanto mais segura e rápida for a cicatrização, melhor para o paciente e mais qualidade de vida ocular ele terá daqui para frente.
Portanto, siga com atenção a todas as orientações repassadas pelo seu oftalmologista e reduza ao máximo as possíveis complicações. Quer saber mais? Clique aqui e agende uma consulta conosco.

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica