Outra teoria recente é que as mudanças oxidativas no cristalino humano podem ser a causa da catarata. Estudos ainda não são conclusivos sobre a principal causa da catarata, mas é certo que está relacionado à idade, existem outros fatores de risco que pode estar relacionados em seu desenvolvimento, confira abaixo:
- Obesidade
- Hipertensão
- Diabetes
- Radiação ultravioleta da luz solar e outras fontes
- Miopia em grau alto
- Lesões oculares ou inflamações prévias
- Tabagismo
- Uso prolongado de medicamentos corticosteróides
- Consumo significativo de álcool
- Medicamentos com estatina usados para
- reduzir o colesterol
- Cirurgia ocular prévia
- Histórico familiar
Sintomas
É muito importante que essa doença seja identificada e tratada no início, para que o paciente tenha mais chances de cura. Por isso, é fundamental que as pessoas tenham o conhecimento sobre os principais sintomas da doença para que estejam sempre atentas e possam identifica-los logo no início:
- Visão nublada ou nebulosa, com a sensação de que está vendo através de um vidro meio embaçado (sensação de óculos sujos);
- Visão ruim com o brilho do sol ou de lâmpadas muito claras;
- Alta dificuldade de dirigir a noite, principalmente quando há carros vindo na direção contrária com faróis acesos;
- Visão dupla;
- Em bebês e crianças, os pais devem sempre estar atentos se seus filhos não conseguem olhar para um ponto específico ou se objetos coloridos e grandes. Outro ponto de atenção é se a criança tenta proteger os olhos quando há muita claridade tanto solar quanto de luz artificial;
- Em bebês recém nascidos, é fundamental o teste do reflexo vermelho (teste do olhinho).
Tipos comuns de Catarata
Lembre-se que não é possível obter um diagnóstico apenas com leituras e se você apresenta algum dos sintomas citados, procure um oftalmologista o mais rápido possível. Estamos aqui à disposição para ajudá-lo e te dar o suporte necessário para resolver isso.
Catarata Senil
Essa é a forma mais comum da doença, se manifesta normalmente em idosos, podendo ter início a partir dos 55 anos. Ela prejudica a visão por conta da opacidade do cristalino, causada principalmente pelo envelhecimento. Esse tipo de catarata é tratado por meio de cirurgia, que pode ser realizada em qualquer idade e na presença de qualquer patologia sistêmica.
Catarata Traumática
Essa forma da doença é causada principalmente por lesões, perfurações ou ferimentos que atingem a região ocular. Geralmente, este tipo de catarata aparece apenas no olho atingido pelo traumatismo e pode ocorrer em qualquer idade. Se houver contato com a cápsula lenticular, a doença pode se desenvolver com rapidez, quase que imediatamente. Se a cápsula manter-se intacta, a catarata pode se desenvolver apenas após meses ou anos.
Catarata Congênita
Essa forma da doença atinge crianças e recém-nascidos, podendo ser causada por alguns problemas genéticos ou doenças passadas da gestante para o feto. Esse tipo de catarata também é resolvido por meio de cirurgia.
Catarata Diabética
Doenças como a diabetes podem deixar pessoas mais propensas a adquirir catarata. Esse tipo da doença talvez se manifeste de forma precoce, antes dos 55 anos, e com o agravamento causado pela diabetes, pode ocorrer a perda da visão acelerada.
Perguntas mais frequentes sobre Catarata
Muitos pacientes nos procuram com diversas perguntas e receios em relação a catarata, reunimos as principais dúvidas para você!
O que piora a catarata?
O excesso de raios ultravioleta é um agravante para catarata, por isso, não deixe de usar óculos que protejam a sua visão 100% dos raios ultravioletas, evite atividades com alta exposição ao sol e caso não seja possível, busque também o auxílio de chapéus e bonés.
Como enxergar melhor com catarata?
A melhor opção recente do mercado oftalmológico é a cirurgia de catarata a laser.
Como funciona a Cirurgia de catarata?
Trata-se do procedimento cirúrgico mais utilizado pela medicina oftalmológica. Ao contrário do que era realizado no passado, não é mais preciso submeter-se à anestesia geral e processos agressivos em seus olhos.
Uma incisão de cerca de dois milímetros é realizada, através dela, a catarata é fragmentada e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador. Na maioria dos casos, não é preciso realizar nenhum tipo de sutura, ou seja, ponto nos olhos, uma vez que a incisão é feita de forma a cicatrizar naturalmente.
A cirurgia é perigosa?
O procedimento cirúrgico da catarata é considerado bastante seguro, visto tratar-se da cirurgia ocular mais comum. No entanto, como todo procedimento cirúrgico, não está completamente livre de riscos.
Grosso modo, quanto mais saudável for o(a) paciente, melhor será a recuperação e menores serão as possibilidades de complicações pós-cirúrgicas. Além disso, o histórico familiar sobre patologias pode ser interessante para prevenir-se de problemas posteriores.
Quem tem catarata pode usar óculos de grau?
O uso de óculos de grau serve para auxiliar doenças como miopia, astigmatismo, presbiopia, hipermetropia e outras. A boa notícia é que o paciente pode se livrar do uso de óculos ao realizar a cirurgia.
Alguma doença impede a cirurgia de catarata?
Sim, pessoas com diabetes, hipertensão arterial e doenças relacionadas que não estão controladas e liberadas pelos médicos especialistas, não devem ser operadas, infecções oculares ou blefarite intensa, mais conhecida como infecção na pálpebra também precisam de tratamento antes de realizar a cirurgia.
Depois do desenvolvimento da catarata, quanto tempo a pessoa deve esperar para fazer a cirurgia?
Apesar de ser uma doença que se não tratada pode levar à cegueira, a cirurgia não costuma ser urgente, mas quanto mais o tempo para procurar o tratamento e realizar a cirurgia a catarata fica mais densa e pode causar complicações.
Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco. Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!
Grande abraço,