Você sabe o que é Ceratocone?
É uma doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea; uma curiosidade sobre o ceratocone, é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.
A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade. Quer saber mais sobre o que é Ceratocone? Clique aqui!
Causas do Ceratocone
Não se conhece ao certo a causa do Ceratocone, estudos apontam que é uma doença hereditária e pacientes alérgicos têm mais chances de desenvolvê-las, possivelmente pelo hábito de coçar os olhos.
O que se sabe é que o ceratocone ocorre com a diminuição dos antioxidantes responsáveis por proteger a córnea, com isso, o colágeno enfraquece e fica para fora afetando a sua curvatura em formato de um cone comprometendo totalmente a visão.
Fases do Ceratocone
Estágio inicial: a princípio os sintomas são mais leves e podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e acompanhamento de um profissional oftalmologista.
Segunda fase: Nesse período os óculos já não corrigem e o astigmatismo pode ser observado de uma forma mais elevado, causando o afinamento e convexidade da córnea, ainda nessa fase o paciente somente consegue manter uma boa clareza da visão se o seu astigmatismo for corrigido com lente de contato mais rígida, própria para esses casos específicos de Ceratocone em estágio ainda não considerado avançado.
Terceira fase: a córnea já está bastante comprometida e necessita de uma lente gelatinosa por baixo com a finalidade de proteger a irregularidade, também é necessário uma lente mais rígida na parte superior do globo ocular para ajudar na correção do grau.
Quarta e última fase: nesse caso já não é possível adaptar a lente no olho e muitas vezes a córnea já está opaca, é necessário que o diagnóstico seja estudado para verificar todas as possibilidades existentes antes de optar pelo transplante de córnea, mas na maioria dos casos nesse estágio é mais indicado que o transplante seja realizado.
Tratamento do Ceratocone
Existe um tratamento específico para cada estágio do Ceratocone, confira:
- Reticulação da córnea CROSSLINKING (CXL): esse procedimento também pode ser chamado de reticulação do colágeno corneano ou CXL, fortalece o tecido da córnea para interromper o abaulamento da superfície do olho.
- Lentes de contato: gelatinosas personalizadas, gás permeável , com sistema a cavalinho (piggyback), híbridas, protéticas, esclerais e semi-esclerais. Cada lente de contato é indicada para estágios da doença, para saber mais sobre cada caso, no final do artigo deixamos o nosso contato para esclarecer todas as suas dúvidas.
- Intacs: Conhecido também como Addition Technology, são inserções corneanas claras e em forma de arco e tem a finalidade de remodelar a córnea periférica deixando a visão mais clara.
- Ceratoplastia condutiva guiada por topografia/CK: são ondas de rádio fornecidas por uma ferramenta portátil para remodelar o formato cônico da córnea.
- Transplante de córnea: indicada para os casos já em seu último estágio é diagnosticado como irreversível com o uso de óculos ou lentes de contato é realizado um transplante de córnea também conhecido como PK ou PKP.
Estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO apontam que a doença é uma das maiores causas de transplante de córnea no Brasil, sendo muito importante que o tratamento seja realizado ainda em seu estágio inicial, fazer consultas periódicas ao médico oftalmologista garante o diagnóstico e tratamento precoce com sucesso.
Ceratocone no Brasil
Conforme falamos, o Ceratocone ainda é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, com mais de 23 mil transplantes realizados por ano, 13 mil são de córnea. Em seus estágios evolutivos e sem tratamentos adequados o paciente pode perder totalmente a visão.
A campanha para alertar a população sobre a doença é muito importante, o dia 10/11 é considerado como Dia Mundial do Ceratocone, por ser uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta é preciso muita atenção principalmente entre os 10 e os 25 anos de idade.
Principais sintomas do Ceratocone
Existem diversos sintomas que ao longo dos anos precisam de atenção ao notá-los:
- Alta sensibilidade à luz;
- Visão distorcida, dupla ou borrada;
- Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outras substâncias que possam causar coceira instantânea;
- Troca frequente de lentes de contato ou de óculos;
- Vermelhidão nos olhos;
- Olho em formato de um cone (cônico);
- Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
- Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar.
Dúvidas frequentes sobre o ceratocone
Confira 3 perguntas frequentes sobre a doença ceratocone e caso tenha outras dúvidas, deixe em nossos comentários, no final deste artigo!
1) O Ceratocone pode levar a cegueira?
Sim, caso não seja tratado em seu estágio inicial ou tratado adequadamente pode levar a perda total da visão.
2) O Ceratocone é uma doença comum?
Podemos dizer que sim, afeta em média 1 em cada 2000 pessoas e em sua forma leve 1 em cada 400 pessoas.
3) A condição piora ao longo do tempo?
Normalmente piora em seu estágio inicial, porém não progride ao longo do tempo e normalmente se estabiliza entre os 25-30 anos de idade.
Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco. Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!
Grande abraço,