Você sabe o que é Ceratoscopia?
O exame é conhecido por algumas nomenclaturas: topografia, topografia corneana, topografia de córnea ou ceratoscopia. O termo mais utilizado é a ceratoscopia, por ser um exame indicado principalmente para doença do ceratocone.
O exame também pode ser indicado para medir e verificar a curvatura da córnea, os demais casos que demandam esse tipo de exame são os irregulares de astigmatismo, adaptação de lentes de contato ou no pós-operatório de cirurgias refrativas e transplantes de córnea.
Para que serve o exame de ceratoscopia ou topografia?
O exame avalia a topografia da superfície anterior da córnea, sendo fundamental para o estudo de doenças como o ceratocone, astigmatismo e também para o diagnóstico da curvatura anterior da córnea.
Como o exame é realizado?
O paciente fica posicionado de frente para um equipamento que medirá a curvatura da córnea, sendo completamente indolor.
Ceratoscopia: Ceratocone
O exame de ceratoscopia é muito utilizado para o diagnóstico da doença do ceratocone, você sabe o que é ceratocone?
O ceratocone é uma doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea, uma curiosidade sobre o ceratocone é por ser uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.
A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade.
Sintomas do ceratocone
Os principais sintomas que podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:
– Visão embaçada e/ou distorcida (para longe e/ou perto);
– Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outros que possam causar coceira instantânea;
– Alta sensibilidade à luz/claridade/fotofobia;
– Visão dupla e turva;
– Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
– Dor de cabeça constante;
– Astigmatismo Irregular:
– Aumento ou aparecimento de miopia e astigmatismo;
– Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar;
– Complicações como o recuo da pálpebra inferior, quando a pessoa olha para baixo;
– Vermelhidão nos olhos;
– Olho em formato de um cone (cônico);
– Em casos do uso de lentes de contato se elas parecem não estar encaixando direito, isso também pode ser um indicativo de ceratocone.
Para conhecer esse tema, acesse o nosso blog e saiba mais sobre essa doença que, de acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-BRASCRS) é uma das doenças que mais causam a deterioração e visão distorcida. Acesse também o nosso instagram @cemooftalmologia e conheça a nossa campanha do Junho Violeta, mês da conscientização e prevenção da doença do ceratocone!
Dicas para quem vai fazer o exame de ceratoscopia
O exame é simples e conforme citamos acima, completamente indolor, por isso, fique tranquilo(a), não existem complicações no pré, durante e no pós!
Acompanhe algumas dicas que separamos para você no dia do exame:
– Como a pupila pode ser dilatada é recomendado que o paciente evite o uso de lentes de contato entre 2 ou 3 dias antes de realizar o exame;
– Evite o uso de colírios no mínimo 30 minutos antes do exame;
– Suspenda o uso de maquiagens até o horário do exame, após o procedimento o uso não é contraindicado;
– Para usuários de lentes de contato rígidas, o tempo indicado de suspensão para a topografia corneana é de pelo menos 7 dias antes de realizar o exame.
Saiba mais sobre a região estudada pela topografia de córnea
As regiões estudadas no exame são realizadas através da curvatura da face anterior da córnea, algumas áreas do mapa topográfico podem apresentar cores quentes como o vermelho e o amarelo, essas cores correspondem a curvatura mais alta do que as áreas com as cores mais frias, como o verde e o azul.
Na leitura interpretativa do especialista oftalmologista é possível avaliar doenças como o astigmatismo em áreas de altas curvaturas em meridianos simétricos ou assimétricos a partir do centro da córnea.
Na maioria dos casos curvaturas simétricas correspondem aos casos de astigmatismo que podem ser tratados com o uso de óculos, já as assimétricas que são mais irregulares não são corrigidas com o uso de óculos pela sua baixa acuidade visual e necessita de uma cirurgia refrativa. Para outras doenças como o ceratocone a leitura do mapa de curvatura é analisada da mesma forma pelo oftalmologista.
Se você está sentindo sintomas de doenças oculares ou já foi diagnosticado é muito importante acompanhar a progressão da doença, muitos casos de cegueira são completamente evitáveis com o diagnóstico e tratamento precoce, convidamos você a fazer uma visita no CEMO (Centro de Microcirurgia Ocular). Nós temos alguns dos melhores especialistas em oftalmologia para te auxiliar em exames ou, se necessário, cirurgia. Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão.
Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre a topografia de córnea? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!