É isso mesmo, a câmera fotográfica tem muito mais em comum com o olho humano do que você pode imaginar, isso porque o olho captura imagens semelhantes às de uma câmera fotográfica, sua anatomia tem semelhanças com um globo ocular biológico que também inclui a córnea por ser semelhante à lente e a retina a um filme.
Dessa forma, a córnea atua como a lente de uma câmera fotográfica, recebendo a entrada de luz transformando-a em imagens, já a retina que fica localizada na parte interna do olho, representa o filme fotográfico revelando as imagens. A pupila também é comparada ao diafragma que faz o controle da entrada de luz, principalmente em ambientes mais escuros.
Gostaria de saber mais sobre a comparação do olho humano a uma câmera digital? Confira o conteúdo completo que o Blog e Mania preparou para você, depois não deixe de continuar a leitura sobre as curiosidades do olho humano.
Agora, entraremos em um mundo de curiosidades, aposto que você ficará de olhos vidrados com a leitura!
Todos bebês são Daltônicos
Se você ainda não passou pela grande dádiva da vida de trocar o primeiro olhar com aquele neném que acabou de nascer, saiba que é uma das experiências mais gratificantes na vida do ser humano, mas você sabia que o bebezinho não enxerga as cores?
Logo após o nascimento, os pequeninos ainda não desenvolveram a capacidade de identificar todas as cores e formas, somente após os 5 meses de vida eles começam a identificar as cores quando o desenvolvimento da visão avança ganhando foco e nitidez, para os bebês as cores são neutras e limitadas apenas em tons branco, preto e cinza.
Quando os cegos sonham, enxergam cores?
Infelizmente o cérebro não é capaz de criar uma imagem sem referência, então quem já nasceu com essa condição, não é capaz de criar ou imaginar cores. No entanto, pessoas que ficaram cegas ao longo da vida são capazes de visualizar cores em seus sonhos.
A pupila de um apaixonado
Esta curiosidade vai para os apaixonados de plantão, quando você sente sentimentos como paixão, amor e admiração por uma pessoa suas pupilas dilatam e podem chegar a aumentar em até 45% quando olhar para pessoa amada.
Olhos castanhos com fundo azul, existe?
Sim, por baixo da maioria da pigmentação marrom (castanhos) a tonalidade é azul.
Raios UV podem ferir os olhos
Não é mito, os óculos de sol não servem somente para deixar o ser humano mais elegante ou fashion, também protegem a nossa visão porque os raios solares podem ferir a superfície da córnea e a radiação ultravioleta em contato com os olhos pode causar doenças como tumores e cataratas.
Outra curiosidade extra no tema dos olhos, é como o óculos de sol foi inventado, você já ouviu sobre?
O uso de óculos escuros tem relatos e registros desde a pré-história, por homens que viviam na neve, conhecidos como povo Inuit. Todos os óculos eram feitos de madeira e possuíam uma pequena abertura ao redor dos olhos, assim eles protegiam a região da visão de queimaduras devido à neve.
Outros registros da aparição do óculos escuro ou também conhecido como óculos de sol, foi há muitos séculos atrás na China com a finalidade de curar doenças oculares, mas a aparição mais antiga registrada na história com a finalidade de proteger os olhos do sol é do Imperador Nero, século I, na Roma Antiga, usando óculos de cristal que era pesado e desconfortável, só após aprimoramentos ficaram mais leves e receberam encaixe no nariz e as hastes laterais.
Ilusões de Ópticas
As ilusões ópticas fazem muito sucesso porque parecem mágicas perante aos nossos olhos, não é mesmo? Existem três tipos de ilusões, mais conhecidas como ilusões literais, ilusões cognitivas e ilusões fisiológicas. O que muitos não sabem é que a interpretação do olho humano em relação às ilusões ópticas tem a ver com memórias, vivências e conceitos acumulados. Sendo assim, só é possível enganar o cérebro com ilusões baseadas em imagens que o nosso cérebro já conhece.
Óculos de grau e a população mundial
Mais de 95% da população mundial pode precisar de óculos para corrigir a visão e a maioria não sabem por falta de criação de hábito para fazer consultas periódicas ao médico oftalmologista, a grande maioria surge especialmente a partir dos 43 anos de idade quando a visão perde a capacidade de focar em objetos mais próximos.
Qual é o tamanho e peso do olho humano?
Cada olho humano pesa cerca de 28 g medindo aproximadamente 2,5 cm de diâmetro.
Vida útil de um olho humano
Os olhos verão ao longo da vida, cerca de 24 milhões de imagens diferentes.
Olhos coloridos, cada um de uma cor
Você sabia que cerca de 1% das pessoas têm olhos de cores diferentes? Pois é, pessoas com heterocromia já nascem com um olho de cada cor.
O que faz o olho humano piscar?
O que nos faz piscar são os nervos conectados na região dos olhos, considerados como dois tipos: visual e o sensitivo, que chegam ao nervo óptico enviando a mensagem até o núcleo oculomotor, situado atrás do globo acionando os músculos fazendo as pálpebras fecharem e abrirem. Outra curiosidade é que esse músculo é o mais rápido do corpo humano, uma piscada leva de 100 a 150 milissegundos e você pode piscar até 5 vezes por segundo.
Do que a lágrima é feita?
Se você pensava que as lágrimas são formadas apenas por água, se enganou! A composição das lágrimas são sais minerais, gorduras ou lipídios e também o muco (glicoproteínas).
A nossa Íris é única
Atualmente, para protegermos o acesso seguro de nossos aparelhos celulares, canais de TV ou até mesmo nosso dinheiro em bancos, usamos a nossa biometria ou até mesmo o scanner da íris, que se for analisar é a opção mais acertada, isso porque a íris humana possui 256 características únicas. Cada ser humano tem exatamente 256 características diferentes na íris do olho.
A semelhança dos olhos humanos com os tubarões
Sim, nossos olhos são tão semelhantes ao de um tubarão que já foi realizado um transplante em um humano com as córneas de um tubarão.
A velocidade que os olhos processam uma informação
Por mais incrível que possa parecer, os nossos olhos processam 36.000 bits de informações por hora, mais rápido que a velocidade de uma aeronave.
Ponto cego em cada olho humano
Cada olho humano tem um ponto cego na parte de trás da retina, como as células dessa região tem a finalidade de ser apenas transmissoras, uma imagem focada no nervo óptico não é captada e com isso, é considerado um ponto cego.
Enxergamos o mundo de ponta cabeça
A expressão não deixa de ser verdadeira, todas as imagens que os nossos olhos processam são enviadas para o cérebro ao contrário e de ponta cabeça. A imagem é formada na retina de forma invertida, mas após o cérebro receber esta informação é colocada na posição correta.
E aí, gostou das curiosidades sobre o olho humano? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!
Grande abraço