Normalmente a miopia está associada à hereditariedade e ao longo da vida a pessoa pode adquirir o astigmatismo. Você sabe o que é miopia e astigmatismo?
Miopia
A palavra miopia no grego significa “fechar os olhos”, recebe este nome porque a pessoa míope geralmente deixa os olhos entreabertos sem fechar totalmente para enxergar objetos a distância, com intuito de aumentar mais rapidamente o foco do olho.
A miopia é um erro refrativo, onde os feixes de luz se focam na frente da retina sem qualquer acomodação.
Na grande maioria, manifesta-se pelo fato de o globo ocular ser excessivamente longo em relação à curvatura da córnea. Os indivíduos míopes possuem uma alta probabilidade de desenvolver outras patologias oculares, podendo causar até cegueira.
Geralmente, a miopia começa na infância, e é diagnosticada entre 6 e 12 anos de idade. Na adolescência, o globo ocular permanece crescendo e associado a outras atividades do dia a dia, os problemas podem progredir muito rápido.
Considera-se miopia baixa, quando o erro refrativo é inferior a 3,00 D; média se está entre as 3,00 D e as 6,00 D e miopia alta se o seu valor dióptrico for superior a 6,00 D. Existem vários diagnósticos e tratamentos para miopia, mas podem variar dependendo do tipo.
Astigmatismo
Astigmatismo, resumidamente, é um problema ocular que acontece pelo motivo da córnea assumir um formato irregular.
Para quem não sabe, a córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, e, analogamente, é como o vidro de um relógio. Ela possibilita a entrada de luz e exerce dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila.
Além disso, a córnea possui um formato arredondado, porém, a córnea de uma pessoa que tem astigmatismo dispõe de um molde oval. Em consequência, isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos.
O astigmatismo afeta tanto adultos, quanto crianças. Em ambos casos, os indivíduos sentem dificuldades em ler um texto ou em ver pequenos detalhes em objetos tanto de perto como de longe.
Agora que você já sabe o que é miopia e astigmatismo, confira a seguir as perguntas frequentes de nossos pacientes, em seguida, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.
1. Como é feita a cirurgia de miopia a laser?
O método “Laser Lasik” é indicado para pacientes que têm a córnea grossa, e que seja capaz de receber o corte(flap) sem ser lesionada.
Depois dos exames preparatórios oculares, o paciente recebe um colírio anestésico e na maioria dos casos permanece acordado durante o procedimento, os olhos ficam aberto com ajuda de um aparelho e em seguida um pequeno corte (Flap) é realizado na córnea, então a energia do laser conhecido como Excimer é aplicado sobre o olho com precisão, reconstituindo a córnea e corrigindo o grau do paciente. Depois o epitélio é colocado no lugar e recebe uma lente de contato de proteção, devendo ser retirada dentro de 24 horas. Existe também o método “Laser PRK”, que é indicado para pacientes que têm a dimensão do olho mais alongado ou a córnea mais frágil.
2. Existe alguma contra indicação para quem precisa realizar a cirurgia de miopia?
Existem algumas condições que contraindicam a cirurgia, como a gravidez, amamentação, olho seco, lúpus e diabetes.
3. Qual é a duração do procedimento para realizar a cirurgia de miopia?
O tempo estimado é de 20 minutos, ou seja, cerca de 10 minutos para cada olho e o paciente é liberado no mesmo dia.
4. Como é o pós-operatório da cirurgia de miopia?
Durante a cirurgia não houve dor, devido ao colírio anestésico. Já no pós operatório, o paciente sente um desconforto por poucos dias, com retorno às atividades de 1 a 3 dias após a cirurgia. Porém o paciente deverá evitar esforços físicos por 15 dias.
Geralmente os sintomas incluem fotofobia, inchaço das pálpebras, sensação de areia nos olhos, dor, irritação e, em alguns casos específicos, a sensação de olhos secos.
5. Astigmatismo tem cura?
Agora que já sabemos bastante sobre o astigmatismo, podemos responder a grande dúvida das pessoas. Astigmatismo tem cura, mas é necessário fazer todo tratamento e acompanhamento médico para que isso aconteça. Talvez você precise fazer cirurgia e/ou usar lentes ou óculos, mas é possível reparar o problema.
6. Quais são os cuidados pós-operatório para cirurgia de astigmatismo?
Nos primeiros dias após a operação, é normal algum nível de desconforto, como sensibilidade, lacrimejamento ou certa ardência. Mas nada que não seja suportável. Para voltar às atividades normais, é preciso respeitar a recomendação do médico, normalmente, em sete dias o paciente está apto para retomar a sua rotina.
Ainda nos primeiros dias é comum que os pacientes sintam a sensação de corpo estranho, ardor e nas primeiras horas após a cirurgia lacrimejamento. Não existe prevenção para doença, evitar coçar os olhos pode ajudar a prevenir complicações. Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica!
Você conhece o CEMO?
Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre miopia? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!
Um forte abraço,