De forma geral, miopia é um distúrbio de refração do globo ocular, onde a luz proveniente do objeto visualizado, tem seu foco antes da retina não permitindo a nitidez.
Portanto, a imagem que é transmitida ao cérebro não retribui a imagem correta, causando uma visão embaçada e desfocada, ou seja, o indivíduo com miopia não enxerga com nitidez a distância, porém, consegue enxergar objetos próximos com clareza. No entanto, o indivíduo com grau alto de miopia, para enxergar de perto tem que aproximar demais o objeto, tornando muito cansativo e desagradável.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a miopia é considerada o erro de refração mais comum mundialmente, cerca de 2,6 bilhões da população mundial são míopes. No Brasil, 27,7% da população ou 59 milhões de brasileiros têm miopia e, 53% dos que precisam usar óculos de grau, não têm acesso à correção visual.
De acordo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), a miopia está se tornando uma verdadeira epidemia no mundo e, consequentemente, um grave problema de saúde pública.
Normalmente a miopia tem início na infância, sendo facilmente detectada na fase escolar, quando a criança apresenta dificuldade de enxergar a lousa, o que pode levar ao atraso de desenvolvimento.
Saiba mais sobre o tratamento da miopia infantil
A miopia é uma doença que quando diagnosticada corretamente e acompanhada até que o grau esteja estabilizado por volta dos 18 a 21 anos de idade, pode ser corrigida através de uma pequena intervenção cirúrgica refrativa. Quando diagnosticada ainda na fase inicial (infantil) o uso de óculos de grau é indicado até a fase da adolescência, por volta dos 15 anos, a partir desta idade o adolescente pode fazer uso de lentes de contato até que o grau esteja estabilizado para realizar a cirurgia refrativa.
Independente do tratamento, o acompanhamento com um médico especialista em oftalmologia é imprescindível, doenças como miopia se não tratadas e acompanhadas podem ser um grande estímulo para atrair outras doenças oculares, entre elas, o astigmatismo, ceratocone, catarata e glaucoma.
Os cientistas trabalham para trazer novas alternativas de lentes de contato capazes de retardar ou impedir a progressão da miopia nos pequenos, nós do CEMO, estamos atentos para qualquer novidade no setor.
Perguntas e respostas sobre a saúde ocular infantil
Quais são as orientações do CEMO em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a gestação para evitar que os bebês tenham doenças oftalmológicas?
A primeira preocupação que os papais devem ficar atentos é ao histórico familiar do bebê, muitas doenças oculares se diagnosticadas precocemente podem evitar a cegueira, outra orientação é a realização de um exame pré-natal para a identificação e minimização de danos oculares decorrentes a infecções congênitas causadas por sífilis, herpes simples, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus e outros.
Como identificar se a criança está precisando usar óculos de grau?
Quando há casos de doenças como miopia, glaucoma, catarata e outras doenças oculares no histórico familiar da criança é fundamental redobrar a atenção, mas outros sintomas podem ser perceptíveis, como:
– Dificuldade no aprendizado escolar;
– Falta de interesse nos estudos;
– A criança está sempre coçando os olhos ou com eles irritados;
– Sensibilidade a luz solar;
– Dores de cabeça constantes, principalmente após retornar da escola;
– Dificuldade para ler e escrever;
– Estar constantemente sentada muito a frente da televisão;
– Fechar os olhos muitas vezes ou inclinar a cabeça para enxergar algum objeto, entre outros.
Quais são os problemas oculares mais comuns em crianças?
Normalmente as doenças oculares mais comuns, afetam tanto as crianças quanto os adultos, são elas: miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismo.
Quando necessário, a partir de qual idade a criança pode usar óculos?
Não existe uma idade mínima para o uso de óculos, depende da necessidade ocular da criança, os casos mais comuns são os de estrabismo aos 4 meses de idade.
O uso de lentes de contato é recomendável para crianças?
O uso de lentes de contato não é recomendável para crianças, sempre que possível o óculos é o mais indicado, claro, existem alguns casos clínicos como a catarata infantil avançada que pode demandar o uso de lentes.
O que acontece com a visão do bebê nos primeiros dias de vida?
Com o nascimento do bebê, algumas doenças podem surgir: entre elas a catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, miopia, conjuntivites neonatais e o tumor intraocular (retinoblastoma).
Qual é a idade ideal para a primeira consulta ao médico especialista em oftalmologia?
Não existe uma idade ideal, ainda nos primeiros dias de vida se necessário é fundamental um acompanhamento com um especialista oftalmologista.
Aparelhos eletrônicos prejudicam a saúde ocular infantil?
Com certeza, além de criar vícios, pode causar erros refrativos, assim como, miopia e fadiga ocular devido a vista ficar ressecada.
Você conhece o CEMO?
Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre miopia infantil? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!
Um forte abraço,