fbpx
Você já deve ter ouvido falar em córnea.

Mas você sabia que ela está posicionada na parte anterior do globo ocular e que é a parte protetora e mais resistente dos nossos olhos?

Então, vem comigo que a seguir explicarei o que é córnea e os sintomas e cuidados com doenças relacionadas ao diagnóstico.

 

Córnea: O que é?

A córnea é um tecido transparente, camada protetora, fino, mas ao mesmo tempo, resistente que fica na parte anterior do globo ocular e permite enxergamos com clareza e nitidez. Ela serve para proteger o olho como interface que a luz atravessa, além de executar dois terços das funções de focalizar imagens, seguida da pupila e íris, além de ter um papel fundamental na visão.

Possui cinco camadas: Epitélio, Membrana de Bowman, Estroma, Membrana de Descemet e endotélio. O Epitélio é a primeira camada da córnea, contém nervos superficiais para proteger e regenerar o olho, em seguida tem a camada de Membrana de Bowman, além de ser muito resistente a sua principal função é servir de barreira contra micro-organismos.

O Estroma é a camada mais consistente da córnea, ocupando 90% de sua espessura, a Membrana de Descemet é resistente à penetração de microorganismos e ao longo da idade também vai ficando mais espessa. A camada mais interna da córnea, com a função de hidratar os olhos é o Endotélio.

As principais funções da córnea são:

1 – Proteger os olhos e transmitir luz para a retina.
2 – Proteger os olhos para não comprometer o sistema óptico.
3 – Responsável por dois terços da tarefa de focalizar imagens da pupila e íris.
4 – A superfície da córnea é revestida por um tecido estratificado e epitelial e apresenta uma capacidade de regeneração elevada, evitando a entrada de agentes patogênicos e perda de líquidos.

O CEMO é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas a córnea, para saber mais sobre diagnósticos, cuidados e tratamentos não deixe de acompanhar o nosso Instagram, todas as semanas postamos tudo sobre a saúde ocular.

A seguir, trataremos sobre sintomas e problemas na córnea, a leitura servirá para esclarecer a suas dúvidas, vale muito a pena!

 

Sintomas: Introdução a Doenças da Córnea

Diversas doenças podem esmorecer a córnea, causando deformidades, perda de sua transparência ou, às vezes, até a perda da visão. Obviamente é necessário que um médico especialista realize exames para diagnosticar e tratar as lesões ou doenças acometidas, mas é muito importante conhecermos os sinais quando a nossa saúde está comprometida, além de sempre fazer um acompanhamento preventivo. Confira abaixo, quais são os principais sintomas de doenças ou lesões na córnea:

– Dor;
– Lacrimejamento constante e excessivo;
– Sensibilidade extrema à luz;
– Diminuição da nitidez da visão;
– Irritabilidade nos olhos;
– Pus ou secreção;
– Coceira;
– Olhos vermelhos;
– Sangramento;
– Cansaço visual;
– Ofuscamento da imagem;
– Visão turva ao acordar;
– Visão dupla;
– Visão rasgando;
– Abrasão corneana;
– Sensação de areia nos olhos;
– Inchaço palpebral e qualquer desconforto recorrente na região ocular.

Alguns distúrbios da córnea podem ser atinentes a doenças como: Ceratocone, Ceratoconjuntivite seca, Úlcera da córnea, Ceratite pontilhada superficial, Ceratomalacia, Síndrome de Cogan, Ceratopatia bolhosa, Ceratoconjuntivite flictenular, Herpes zoster oftálmico, Ceratite ulcerativa periférica, doenças do Endotélio e Ceratite intersticial. Porém, outras conjunções podem alterar ou acometer em doenças oculares.

 

Problemas e Cuidados com Doenças da Córnea

É imprescindível procurar um médico especialista em oftalmologia no estágio inicial dos sintomas para diagnóstico precoce e para diminuir a progressão da doença com o tratamento bem-sucedido.

Os problemas da córnea podem ser acometidos por diferentes disfunções: hereditária, mal-formação no nascimento, lesões ou infecções nos olhos. Algumas doenças também estão associadas à curvatura da córnea, como por exemplo, o Ceratocone, considerado como a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, entre úlceras, distrofias, degenerações e outras.

Outra doença comum é a úlcera de córnea, normalmente causada por bactérias, infecções, vírus, protozoários, pequenos cortes, substâncias químicas (produtos de limpeza domésticos/cosméticos) ou fungos. Muito atenção também na hora de manusear as lentes de contato, é necessário uma higienização contínua das mãos, armazenamento e tempo de uso adequados para não lesionar ou contaminar as córneas.

Os cuidados diários são imprescindíveis para evitar a progressão de qualquer doença ocular. Além de consultas anuais com oftalmologistas; é necessário proteger os olhos do sol ou outros tipos de radiações com óculos escuros UVA/UVB; higienize sempre as mãos antes de levar aos olhos para evitar o contágio por fungos ou vírus; preocupe-se mais com a sua alimentação e consuma alimentos ricos em Vitamina A; beba pelo menos 2 litros de água por dia; evite coçar os olhos com muita força e não use colírios, lentes ou óculos de grau sem recomendações médicas.

Em estágios mais elevados de quaisquer doenças da córnea, principalmente associadas à sua curvatura, transparência ou regularidades perdidas, será necessário realizar uma cirurgia para o transplante. De acordo com o Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2019 em comparativo com o mesmo período de 2018, houve uma crescente no transplante de córnea no Brasil, em três estados zeraram a fila de transplantes: Ceará, Paraná e Pernambuco.

Por isso, é fundamental enfatizar novamente a importância de fazer consultas anuais com oftalmologistas e acompanhar a sua saúde ocular, o diagnóstico precoce na maioria do casos de doenças oculares evitam a sua progressão com o tratamento adequado.

 

Doação de Córnea

Se você deseja ajudar o próximo mesmo após o seu falecimento, basta informar em vida, com duas testemunhas de sua família, o seu desejo de se tornar um doador. Após o falecimento de um paciente, é necessário a autorização de seus familiares (mãe, pai, avós, filhos, netos e cônjuge).

As córneas podem ser doadas em casos de pessoas que tenham miopia, astigmatismo, hipermetropia e câncer que não seja leucemia, nos olhos ou linfoma.

Agora que você já sabe o que é córnea, principais sintomas, problemas e causas de doenças corneanas, me conta, o que achou do post. Foi útil para você? Deixe o seu comentário e compartilhe para ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas!

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica