fbpx
Um dos vários exames que uma ótima clínica de Oftalmologia precisa fornecer é o exame de ultrassonografia ocular. É um nome bem longo, portanto pode assustar algumas pessoas. Mas não se preocupe, pois não é um procedimento doloroso, é completamente indolor e confortável.

Resumidamente, o exame de ultrassonografia ocular seria uma análise das estruturas internas e a anatomia do olho. Esse tipo de exame é recomendado grandemente quando o exame de fundo de olho não funciona por conta da opacidade do globo ocular do paciente.

Esse tipo de exame é muito importante, pois também pode identificar as chamadas moscas volantes. Elas são pequenos pontinhos pretos que flutuam de um lado para o outro no vítreo, uma gelatina transparente que fica na frente da retina.

E aí, entendeu até agora? Agora que sabe do básico sobre o exame de ultrassonografia ocular, vamos ajudar você a entender ainda mais. Continue lendo e entenda como o processo é feito, quando ele é recomendado e onde encontrar esse serviço com boa qualidade.

Como funciona um exame de ultrassonografia ocular na prática?

Como já mencionado, a ultrassonografia ocular é um exame que analisa toda a estrutura interna e a anatomia de ambos os olhos do paciente. Portanto, o procedimento é altamente recomendado para avaliar a saúde ocular, identificando possíveis alterações suspeitas e diagnosticando doenças.

Para fazer essa análise, o paciente precisa se deitar em uma maca de barriga para cima. Um gel será passado sobre suas pálpebras, isso é feito enquanto seus olhos ficam fechados. Um aparelho transdutor será deslizado na região, capturando as imagens que permitem o diagnóstico.

O exame não é nada doloroso, pois é indolor, além de ser rápido. O paciente é liberado após aproximadamente 10 minutos, sendo que não é preciso ter o uso da radiação ou sentir dor no processo.

Para quem a ultrassonografia ocular funciona?

Esse exame é muito comum e importante, além do fato que crianças recém-nascidas podem passar pelo procedimento. Existem vários casos onde esse exame deve ser feito, sendo alguns deles os seguintes:

– Cistos;
– Deslocamento de retina;
– Doenças inflamatórias;
– Hemorragias;
– Lesões;
– Opacidade ocular;
– Traumas;
– Toxoplasmose;
– Tumores.

A ultrassonografia também é muito indicada em pré-operatórios de vários tipos. Com o exame é possível avaliar as reais condições do paciente antes da operação.

Qual Clínica de Oftalmologia em Taboão da Serra para um exame de ultrassonografia ocular?

Se você busca uma boa Clínica de Oftalmologia em Taboão da Serra, então confie no trabalho feito pela CEMO. Somos uma clínica ativa há vários anos que já atendeu mais de 100 mil pacientes com casos diferentes, desde os mais graves até os mais simples.

Possuímos ótima tecnologia para atender a suas necessidades. Portanto, se você busca uma boa ultrassonografia ocular você pode entrar em contato com a clínica e saber mais sobre nossos procedimentos.

Agora que já sabe do que se trata o exame de ultrassonografia ocular, que tal conferir mais conteúdos informativos no blog da CEMO? Além disso, confira nosso Instagram e comente abaixo para compartilharmos nossos pensamentos!

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica