fbpx

Você foi diagnosticado com astigmatismo e está preocupado porque não sabe o que é e quais são as consequências? Não se preocupe, o CEMO pensou em tudo e colocou neste artigo para você ficar atualizado! Acompanhe.

Astigmatismo: o que é?

Antes de tudo, é necessário saber o que de fato é o astigmatismo. Astigmatismo, resumidamente, é um problema ocular que acontece pelo motivo da córnea assumir um formato irregular. 

Para quem não sabe, a córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, e, analogamente, é como o vidro de um relógio. Ela possibilita a entrada de luz e exerce dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila. 

Além disso, a córnea possui um formato arredondado, porém, a córnea de uma pessoa que tem astigmatismo dispõe de um molde oval. Em consequência, isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. 

O astigmatismo afeta tanto adultos, quanto crianças. Em ambos casos, os indivíduos sentem dificuldades em ler um texto ou em ver pequenos detalhes em objetos tanto de perto como de longe. 

Mas afinal, qual é a origem do astigmatismo? Ninguém sabe ao certo. Mas, apesar de haver diversas causas de astigmatismo, uma delas é mais comum: a hereditariedade. Se você tem a visão desfocada, os seus pais e outros parentes provavelmente também a têm. Mas lembre-se, não é uma regra. 

Como citado anteriormente, o astigmatismo pode ser herdado. Todavia, nem sempre é assim. A doença pode ser desenvolvida por um trauma no olho. Existe também o ceratocone, um problema que muda o formato arredondado da córnea para uma forma de cone. Isto causa um astigmatismo mais grave que poderá necessitar de lentes de contato especiais ou cirurgia.

Erros refrativos que desencadeiam astigmatismo

Você sabe o que são erros refrativos? Antes de falar sobre os erros refrativos, é preciso que você entenda o que é refração. Em palavras simples, refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, como, por exemplo, a córnea, chegando até a retina para a construção de uma imagem, que será delegada ao cérebro. Sabendo disso, o erro refrativo acontece quando a luz não chega com nitidez à retina. 

O astigmatismo pode acontecer em combinação com outros erros refrativos, que são: 

  • Miopia: Miopia é o distúrbio visual que provoca uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa com esse erro consegue ver objetos próximos com clareza, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
  • Hipermetropia: Hipermetropia é um problema de refração comum, em que a imagem nos olhos se forma depois da retina e não precisamente sobre ela, o que complexifica a capacidade do cérebro de processar a imagem corretamente.

Tipos de Astigmatismo

O astigmatismo pode ser classificado, basicamente, de duas maneiras: Regular e Irregular. 

  • Astigmatismo Regular: Neste tipo de astigmatismo, os mais importantes meridianos estão separados por 90°. Este é o tipo mais frequente, o astigmatismo corneano regular, que dá à superfície frontal do olho uma forma mais oval.
  • Astigmatismo Irregular: Neste tipo de astigmatismo, a córnea é muito desigual uma da outra (os meridianos não são perpendiculares, ou seja, ângulos retos).

Vale ressaltar, que meridiano é a medida utilizada para determinar a orientação da entrada das imagens no olho, bem como a posição dos olhos em relação ao seu eixo.

Fatores de Risco

Em meio aos fatores de risco para astigmatismo estão:

  • História familiar (hereditário);
  • Origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia;
  • Trauma ocular ou cirurgia;
  • Miopia e outras doenças oculares;

Sintomas de Astigmatismo

Assim como outros problemas de saúde, o astigmatismo possui sintomas que possibilitam os portadores perceberem a doença ocular e tratá-la.

Dentre os todos os sintomas, o mais comum é a visão borrada ou dupla. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar alterações mais visíveis.

Vale destacar que bebês e crianças com problemas de visão podem ser assintomáticos, ou seja, não perceber o problema, por mais que ele exista. Portanto, é de extrema importância verificar o histórico familiar e, mesmo que não haja casos de pessoas com problemas oculares, fazer exames para ter o controle regular da visão da criança. 

Além disso, é possível identificar e neutralizar, ainda no primeiro ano de vida,  muitas doenças oculares com medidas simples, como, por exemplo, o uso de tampão, evitando a cegueira. Assim sendo, quando a criança nascer é significativo fazer o exame do olhinho e levá-la no oftalmologista no primeiro ano de vida.  

outros sintomas de astigmatismo:

  • Não conseguir ler letras pequenas
  • Dificuldade de leitura
  • Visão dupla
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Piora da acuidade visual a noite (miopia também causa piora da acuidade visual noturna).

Crianças com astigmatismo podem experimentar:

  • Dificuldade de leitura;
  • Sensibilidade a luz;
  • Visão distorcida ou dupla;
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos;
  • Irritabilidade constante nos olhos;
  • Piora da acuidade visual noturna;
  • Dores de cabeça.

Tratamento de Astigmatismo

O propósito do tratamento de astigmatismo é corrigir o erro refrativo para melhorar a visão do paciente ou operar a córnea desigual. Os tratamentos incluem óculos, lentes de contato gelatinosa tórica e lente rígida, anel intraestromal (anel de ferrara para casos de ceratocone), cirurgia refrativa, e cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular tórica.

Prevenção

Não tem como prevenir o astigmatismo. Mas, evitar coçar os olhos pode ajudar a prevenir complicações. Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica.

Se você está sentindo algum sintoma de astigmatismo ou outra doença ocular, convidamos você a fazer uma visita no CEMO (Centro de Microcirurgia Ocular). Aqui nós temos alguns dos melhores especialistas em oftalmologia para te auxiliar em exames ou, se necessário, cirurgia. Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Para saber mais sobre astigmatismo, é só clicar no link. 

Quer saber mais sobre Astigmatismo? Acompanhe as nossas redes sociais

Abraços,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica