fbpx
Muitas doenças oculares se não diagnosticadas e tratadas em estágio inicial podem causar a perda total da visão. O astigmatismo atinge cerca de 60% da população brasileira, apesar de ser considerado uma doença leve, pode estimular outras doenças oculares mais graves que se não tratadas causam a perda parcial ou total da visão.

Não se sabe ao certo o que causa a doença, mas os casos mais comuns são por motivos de fatores genéticos (hereditariedade), a doença também pode ser desenvolvida por traumas no olho e estar associada a outras doenças oculares como a miopia e o ceratocone.

As principais características do astigmatismo são as alterações físicas que ele apresenta na curvatura da córnea, que não é totalmente redonda como era para ser assumindo, assim, uma silhueta oval. Se a córnea da pessoa não é uniforme e curva, os raios de luz não vão ser retratados de maneira correta, o que provoca a visão embaçada das imagens.

Principais sintomas do Astigmatismo

De maneira geral, o principal sintoma de astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Mas, existem outros que podem ser identificados, confira:
– Dificuldade de leitura;
– Sensibilidade a luz;
– Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos;
– Irritabilidade constante nos olhos;
– Piora da acuidade visual noturna;
– Dores de cabeça.

É muito importante buscar ajuda de um oftalmologista especialista, principalmente quando a qualidade da sua visão está prejudicando suas atividades pessoais ou de trabalho e interferindo na sua capacidade de realizar tarefas cotidianas, como, por exemplo, dirigir.

Somente um profissional especializado é capaz de diagnosticar astigmatismo em você e dizer em qual grau ele está. Além do diagnóstico, o oftalmologista é o único que pode aconselhar o melhor tratamento. Portanto, procure centros oftalmológicos como o CEMO, com profissionais experientes e especializados para garantir a saúde dos seus olhos.

Astigmatismo: Perguntas frequentes

Se você tem dúvidas relacionadas ao astigmatismo, não está sozinho, por isso, separamos as perguntas mais frequentes de nossos pacientes.

Quais são os tipos mais comuns de astigmatismo?

Existem três tipos mais comuns de astigmatismo, são eles:

Astigmatismo miópico – acontece quando um ou mais meridianos criam um ponto focal na retina.
Astigmatismo hipermetrópico – quando o meridiano tem pontos focais na superfície ou atrás da retina causam a presença do astigmatismo.
Astigmatismo misto – é causado por diversos pontos focais antes ou depois da retina.

O astigmatismo é sempre diagnosticado com outras doenças oculares?

Não, mas outras doenças oculares costumam se manifestar devido ao astigmatismo progressivo.

Qual é o tratamento correto para o astigmatismo?

O tratamento correto só pode ser orientado por um médico especialista em oftalmologia e depende do seu quadro clínico, para alguns casos o uso de óculos ou lentes de contato podem tratar a doença, para casos mais avançados somente uma intervenção cirúrgica (refrativa) é capaz de tratar o astigmatismo.

O astigmatismo é grave?

Conforme falamos no início do artigo, a doença do astigmatismo é considerada leve, no entanto, o astigmatismo irregular pode dar origem ao ceratocone que se não tratado pode causar cegueira.

Quem tem astigmatismo precisará usar óculos de grau por toda vida?

Não necessariamente, alguns pacientes têm o grau baixo e não precisará usar óculos ou lentes de grau, lembrando que a evolução da doença deve ser acompanhada. Se a visão apresentar distorção de imagens o paciente precisará usar óculos de grau por toda vida, mas existem outros tratamentos definitivos como as cirurgias refrativas.

Como funciona a cirurgia de astigmatismo?

Os dois métodos mais conhecidos e indicados para realizar a cirurgia refrativa são o PRK e o LASIK.

PRK – consiste em remover a camada mais superficial da córnea e o feixe de laser é aplicado para inserir a lente que irá substituir a superfície da mesma, ou seja, pedaços microscópicos de tecido da córnea são removidos, sem a necessidade de que haja a criação de uma aba. Seu tempo de recuperação é um pouco mais longo, mas os resultados são semelhantes aos dos demais métodos.
LASIK – no método LASIK, o laser de Femtosegundo é aplicado debaixo da córnea e após o procedimento é reposicionada de forma correta. O laser, nesse caso específico, remodela a córnea por meio de um pequeno retalho realizado por um microcerátomo, instrumento de alta precisão, ou um laser de pulsos rápidos em uma camada mais profunda da retina, na qual os raios do Excimer se juntam com precisão no ponto com mais foco (também conhecido como mácula). A camada, após o final do procedimento, cicatriza naturalmente depois de algumas horas.]

Quais são os cuidados no pós-operatório para quem fez a cirurgia refrativa do astigmatismo?

O pós-operatório da cirurgia não apresenta maiores complicações, mas é fundamental seguir à risca as orientações do médico. É recomendado evitar assistir televisão ou demais objetos eletrônicos no mesmo dia em que o procedimento foi realizado, assim como atividades físicas, também é necessário evitar levar as mãos aos olhos, o uso de maquiagens e exposição solar.

Qual exame é indicado para identificar o astigmatismo?

O exame indicado é chamado de retinoscopia, além de diagnosticar o astigmatismo é possível identificar outras doenças como miopia e hipermetropia.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre astigmatismo? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica