A catarata é uma doença que afeta diretamente a visão. Os sintomas são de visão turva, maior sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar no sol ou em locais muito claros (fotossensibilidade), mudança na percepção das cores e visão dupla. Pode ser causada pelo envelhecimento, por diabetes e inclusive é possível nascer já com catarata. A doença se desenvolve lenta e progressivamente, causando pouco incômodo no início, mas com o tempo, a falta de atenção e o descaso, a visão pode se deteriorar gravemente podendo até ser perdida por total.

Além de afetar 39 milhões de pessoas no mundo, pode levar a muitos casos a perda total da visão. Isso pode ser evitado já que a catarata pode ser operada logo em seus estágios iniciais (quando identificada), podendo evitar futuros maiores riscos durante a operação. Por isso é necessário que você esteja sempre atento realizando exames periodicamente. Se a doença for constatada, o médico conseguirá verificar o estágio em que está, com a  tecnologia e seu avanço vem oferecendo diversas opções para cirurgias e o procedimento atualmente é considerado seguro. Não significa que se você tem catarata em um olho, terá em ambos (apesar de ser mais comum), pois cada pessoa desenvolve de forma diferente.

Em seguida você verá alguns tipos de catarata. Lembre-se que não é possível obter um diagnóstico apenas por aqui e que se você apresenta algum dos sintomas apresentados, procure um oftalmologista o mais rápido possível. Estamos aqui à disposição para ajudá-lo e te dar o suporte necessário para resolver isso.

Catarata Senil

Essa é a forma mais comum da doença, se manifesta normalmente em idosos, podendo ter início a partir dos 55 anos. Ela prejudica a visão por conta da opacidade do cristalino, causada principalmente pelo envelhecimento. Esse tipo de catarata é tratado por meio de cirurgia, que pode ser realizada em qualquer idade e na presença de qualquer patologia sistêmica.

Catarata Traumática

Essa forma da doença é causada principalmente por lesões, perfurações ou ferimentos que atingem a região ocular. Geralmente, este tipo de catarata aparece apenas no olho atingido pelo traumatismo e pode ocorrer em qualquer idade. Se houver contato com a cápsula lenticular, a doença pode se desenvolver com rapidez, quase que imediatamente. Se a cápsula manter-se intacta, a catarata pode se desenvolver apenas após meses ou anos.

Catarata Congênita

Essa forma da doença atinge crianças e recém-nascidos, podendo ser causada por alguns problemas genéticos ou doenças passadas da gestante para o feto. Esse tipo de catarata também é resolvido por meio de cirurgia.

Catarata Diabética

Doenças como a diabetes podem deixar pessoas mais propensas a adquirir catarata. Esse tipo da doença talvez se manifeste de forma precoce, antes dos 55 anos, e com o agravamento causado pela diabetes, pode ocorrer a perda da visão acelerada.

Cirurgia

Apenas a cirurgia correta para cada caso é eficaz para o tratamento da catarata. Ela dura, em média, de 20 a 40 minutos, dependendo do método utilizado, convencional ou a laser. Ao contrário do que era realizado no passado, não é mais preciso submeter-se à anestesia geral e passar por processos agressivos aos seus olhos. Uma incisão de cerca de dois milímetros é feita e, através da córnea, a catarata é fragmentada e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador. Na maioria dos casos, não é preciso realizar nenhum tipo de sutura, ou seja, ponto nos olhos, uma vez que a incisão é feita de forma a cicatrizar naturalmente. Quanto mais saudável for o(a) paciente, melhor será a recuperação e menores serão as possibilidades de complicações pós-cirúrgicas. Além disso, o histórico familiar sobre patologias pode ser interessante para prevenir-se de problemas posteriores.

Após a cirurgia para retirada da catarata, assim como em todo procedimento cirúrgico, é preciso fazer o uso correto dos medicamentos indicados pelo profissional de saúde, respeitando sempre os prazos e horários. Além disso, manter uma rotina saudável, faz toda a diferença. Pode ser uma boa ideia poupar os olhos de equipamentos eletrônicos nos primeiros dias, evitando seu uso constante. A visão pode estar sensível, causando desconforto.

Como prevenir?

Sim, existem algumas recomendações que você pode seguir durante a vida para evitar ou até mesmo desacelerar o desenvolvimento da catarata. Veja agora:

• Óculos escuros: a maioria das nossas células conseguem regenerar. Ou seja, uma célula danificada pode ser substituída por uma saudável. Mas, o cristalino não. Por isso, os danos que a radiação solar causa não podem ser revertidos ao longo do tempo. Quando usamos óculos escuros, estamos automaticamente prevenindo o cristalino de um envelhecimento precoce. Contudo, é importante utilizar óculos solares com lentes de boa qualidade (óculos falsos podem ser um fator agravante na danificação de sua visão);
  • Alimentação saudável: uma dieta saudável, principalmente rica em vitamina C também pode ser uma grande aliada para a prevenção de cataratas. Alimentos como laranja, morango, pimentão e acerola são ricos em vitamina C e devem ser consumidos de forma regular;
  • Fique atento com sua saúde: quem desenvolve diabetes tem altas chances de desenvolver a catarata, por isso sempre esteja prestando atenção nos seus níveis de açúcar e evite comer doces de forma rotineira e/ou exagerada. Se você for diagnosticado com diabetes, é indicado fazer exames oculares de forma regular, pelo menos duas vezes por ano;
  • Não fume: o cigarro aumenta os níveis de radicais livres, o que acelera o envelhecimento das células e a deterioração do cristalino.
  • Tenha hábitos saudáveis: fazer os seus exames de rotina, cuidar de sua alimentação e estar sempre atento a mudanças na sua visão podem te ajudar muito, não só com a prevenção da catarata, mas como a prevenção de outras doenças oftalmológicas.

Nossa equipe é especializada em oftalmologia e está preparada para receber pacientes que buscam cuidar da saúde ocular. Nossa estrutura permite a rápida realização de exames dos mais variados tipos relacionados à saúde dos olhos.

Quer saber mais sobre Catarata? Agende uma consulta agora mesmo,  clique aqui!

Até breve!