fbpx

Antes de respondermos essa questão que é muito procurada entre os nossos pacientes, queremos saber, você sabe o que é Ceratocone?

Ceratocone é uma doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea, mas uma curiosidade sobre o Ceratocone é que é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Por isso, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade. Para saber mais sobre a doença, acesse o nosso blog, fizemos um completo com o tema!

Portanto, sobre a dúvida mais frequente relacionada à doença, se pode causar cegueira a resposta é, sim! Ceratocone é uma doença degenerativa que pode levar à cegueira, mas isso somente se o caso chegar ao ponto de se tornar irreversível, por isso, é muito importante um acompanhamento preventivo ao oftalmologista para diagnóstico precoce de doenças oculares. 

Em geral a doença se desenvolve assimétricamente, em alguns casos estende ao segundo olho após alguns anos de forma gradativa, a doença inicia-se geralmente durante a adolescência por volta dos 16 anos e pode se estabilizar por volta dos 25 anos.

Como saber se o quadro clínico do Ceratocone está evoluindo?

Na medida em que o Ceratocone progride, os sintomas também aumentam como por exemplo: visão dupla, mais conhecida como diplopia ou a poliopia, são sensações de que um único objeto tenha múltiplas imagens causando tontura, irritabilidade nos olhos e enjoo. 

Fique atento aos sintomas do Ceratocone, se você sentir um ou mais, procure um especialista o mais rápido possível, confira abaixo alguns sintomas:

  • Alta sensibilidade à luz;
  • Visão distorcida, dupla ou borrada;
  • Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outros que possam causar coceira instantânea;
  • Troca frequente de lentes de contato ou de óculos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olho em formato de um cone (cônico);
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
  • Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar.

Dados do Ceratocone no Brasil

O Ceratocone atinge uma em cada vinte mil pessoas no Brasil, estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO apontam que a doença é uma das maiores causas de transplante de córnea no Brasil, sendo muito importante que o tratamento seja realizado ainda em seu estágio inicial, fazer consultas periódicas ao médico oftalmologista garante o diagnóstico e tratamento precoce com sucesso.

Cirurgia do Ceratocone no Brasil

O objetivo da cirurgia de Ceratocone é de corrigir a curvatura em formato de um cone da córnea, é introduzido anéis corneanos ou estromal no estroma da córnea. O procedimento é realizado com anestesia local,  é rápido e indolor. Normalmente é indicado para os casos citados abaixo:

  • Quando a córnea tem pouca ou nenhuma cicatriz;
  • Astigmatismo alto em decorrência do Ceratocone;
  • Desde que esteja em estágio inicial (leve a moderado);
  • Pessoas que apresentam estabilização com o uso de óculos ou de lentes de contato;
  • Quando as córneas não estão finas.

Também pode ser realizada através do crosslinking que atualmente é encontrado os melhores resultados, o que permite mais rigidez na córnea, a cirurgia é realizada através de laser (luz UV) sendo constituída por fibras de colágeno estabilizando a ectasia. O procedimento é realizado inicialmente com algumas gotas de colírio com riboflavina (vitamina B2), em seguida é aplicada a luz ultravioleta A e por fim uma lente terapêutica é colocada até que o epitélio cicatrize, normalmente o paciente fica com a lente por cerca de 7 dias.

Quem pode fazer a cirurgia de Crosslinking? Confira os casos:
 

  • Astigmatismo alto em decorrência do Ceratocone
  • Pacientes que não apresentam intolerância ao uso de lentes de contato;
  • Pessoas que apresentam estabilização com o uso de óculos ou de lentes de contato;
  •  Quando a córnea tem pouca ou nenhuma cicatriz.

Como se preparar para cirurgia de Crosslinking?

Não é necessário fazer jejum e a higienização total do rosto é obrigatória para que não ocorra nenhuma infecção.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Nos primeiros dias é natural sentir desconforto, sensação de corpo estranho nos olhos, ardência e lacrimejamento, normalmente por volta dos dois primeiros dias após a cirurgia. 

Outra possível cirurgia é através do implante da lente intraocular (LIO), que é basicamente o implante de próteses no olho. Considerado um procedimento simples e rápido, a região é anestesiada e dessa forma a lente intraocular é fixada à íris do olho.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea ou ceratoplastia é indicado para casos mais avançados e os demais tratamentos não são mais efetivos.

Acompanhamento da doença

O Ceratocone é uma doença progressiva, portanto é necessário realizar exames com médicos especialistas através de topografia da córnea para estudo da superfície e outros exames para avaliar a deformação e qualidade óptica, para que o tratamento seja bem sucedido é fundamental seguir as orientações e retornos solicitados.

Quem tem Ceratocone sente dor?

Apesar de normalmente não causar dor nos olhos, pode provocar a dor de cabeça causada pela baixa visão com incômodo pela irritabilidade e sensibilidade à luz. Mesmo sem causar dor a conscientização do tratamento é muito importante, aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. 

Entre em contato conosco. Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!

Grande abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica