fbpx
Antes de contarmos como funciona o tratamento da Catarata no CEMO, você sabe o que é essa doença?

De acordo com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), a catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, resultando na diminuição da visão. As alterações podem ser desde pequenas distorções visuais até a cegueira. E alguns dos fatores de risco que podem acelerar ou provocar a manifestação da catarata apontados são: doenças metabólicas (como a diabetes), traumas e lesões oculares, envelhecimento, tabagismo, superexposição à radiação ultravioleta (como o sol), alcoolismo, obesidade, pressão arterial elevada, infecções durante a gravidez (rubéola, por exemplo) e desnutrição.

Tratamento da Catarata

Assim que o paciente chega no CEMO com queixa dos sintomas de catarata, os exames abaixo podem ser solicitados:
– Teste de acuidade visual: é um exame bem simples, nele o oftalmologista pede para que o paciente observe uma placa com letras de diversos tamanhos.

– Exame de lâmpada de fenda: este exame é feito por meio de um maquinário com uma luz pontual onde o oftalmologista consegue enxergar a parte interna do olho, podendo identificar problemas no cristalino. É um exame simples, pouco invasivo, rápido e indolor, e pode ser feito no consultório durante a consulta.

– Mapeamento de retina: neste exame são utilizadas diversas máquinas, com o objetivo de ter uma observação mais detalhada da retina do paciente para identificar problemas com coloração, tamanho e posicionamento e eliminar a possibilidade da retina ser a culpada pelo problema de visão do paciente.

– Tonometria: este exame mede a pressão ocular, e é um exame muito importante pois se a pressão está alta, ela gera sintomas semelhantes aos da catarata.

– Oftalmoscopia: esse exame é mais detalhado e tem como objetivo observar melhor os detalhes do globo ocular que são importantes no diagnóstico da catarata.

O tratamento depende do estado e histórico clínico de cada paciente, o Ministério da Saúde adverte que visitas regulares ao oftalmologista podem prevenir e diagnosticar precocemente não só a catarata, como contra outras doenças oculares e ter mais sucesso e efetividade no tratamento.

O tratamento: de forma clara e objetiva o único tratamento efetivo para a catarata é a cirurgia, não há nenhuma efetividade no uso de colírios ou eficácia nos óculos.

Catarata nos olhos, quando devo operar?

O último sinal de que está mais do que na hora de operar a catarata é quando o paciente não consegue mais fazer atividades cotidianas, por exemplo, assistir TV, arrumar a casa, dirigir, ler, andar sozinho, fazer comida, etc. Quando a qualidade de vida está completamente comprometida é um grande sinal de que a catarata está em estágio avançado e precisa de uma intervenção cirúrgica.
Reiteramos que, quanto antes o paciente procurar ajuda médica, mais efetividade terá no tratamento.

Como funciona a cirurgia da Catarata no CEMO?

Apenas a cirurgia correta para cada caso é eficaz para o tratamento da catarata. Ela dura, em média, de 20 a 40 minutos, dependendo do método utilizado, convencional ou a laser. Ao contrário do que era realizado no passado, não é mais preciso submeter-se à anestesia geral e passar por processos agressivos aos seus olhos. Uma incisão de cerca de dois milímetros é feita e, através da córnea, a catarata é fragmentada e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador. Na maioria dos casos, não é preciso realizar nenhum tipo de sutura, ou seja, ponto nos olhos, uma vez que a incisão é feita de forma a cicatrizar naturalmente. Quanto mais saudável for o(a) paciente, melhor será a recuperação e menores serão as possibilidades de complicações pós-cirúrgicas. Além disso, o histórico familiar sobre patologias pode ser interessante para prevenir-se de problemas posteriores.
Após a cirurgia para retirada da catarata, assim como em todo procedimento cirúrgico, é preciso fazer o uso correto dos medicamentos indicados pelo profissional de saúde, respeitando sempre os prazos e horários. Além disso, manter uma rotina saudável, faz toda a diferença. Pode ser uma boa ideia poupar os olhos de equipamentos eletrônicos nos primeiros dias, evitando seu uso constante. A visão pode estar sensível, causando desconforto.

Adendo para catarata precoce em jovens: Apesar da doença ser mais comum em pessoas mais velhas, por volta dos 60 anos, ressaltamos que os jovens podem apresentar um quadro de catarata precoce.

A catarata precoce pode ser acometida por um trauma ocular ou até mesmo pelo uso de medicamentos específicos a base de corticoide aceleram o processo da doença, algumas doenças como pressão alta e diabete podem provocar o seu desenvolvimento. Por isso, é muito importante que pacientes que possuem algum desses compostos faça o acompanhamento com um oftalmologista para avaliação de qualquer risco que possa estimular a catarata precoce e outras doenças oculares.

Qual a idade que uma pessoa pode ter a catarata na juventude?

Em jovens a partir dos 13 anos quando o cristalino está totalmente degenerado causando opacidade na visão, a principal causa é devido a acidentes oculares ou fatores congênitos causadas por mutações genéticas que podem acelerar o processo e afetar até os bebês.

Sobre o CEMO

Mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos!
Somos conhecidos por prestar os mais completos e avançados serviços voltados exclusivamente aos cuidados com a visão. Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de Retina, Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Cirurgias Refrativas, Plásticas Oculares, Estética Palpebral, Pediatria, Ceratocone e Lentes de Contato especiais.

Em nosso centro clínico, a tecnologia está aliada a humanização porque compreendemos que a adoção de técnicas avançadas, aparelhagens modernas com constantes aquisições de novos equipamentos oftalmológicos, pesquisas científicas e profissionais constantemente capacitados aliados ao cuidado, gentileza e respeito com os nossos pacientes, contribuem para sustentar no mercado nossa credibilidade e qualidade.

Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco. Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!

Grande abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica