O ceratocone é considerado uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre o globo ocular.

A córnea atua como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina.

Deformações na transparência e curvatura da córnea podem prejudicar a visão.

O ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina podendo desenvolver grau alto de astigmatismo irregular e miopia.

Segundo o Ministério da Saúde, o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir ambos os olhos, podendo afetar mais severamente um olho do que outro.

Não existe comprovação científica a respeito da origem da doença ceratocone, mas ocorre com mais frequências em pacientes alérgicos, com retinite pigmentosa, neuropatia óptica hereditária de Leber, síndrome de Down, pessoas com história da doença na família, ou seja, é uma doença de caráter genético e hereditário..

Como a doença do ceratocone não tem cura é possível controlar a progressão da doença.

Tratamentos do ceratocone

No início da doença, quando a alteração da córnea não é considerada grave, o mais indicado é o uso de óculos para recuperar a acuidade visual. Porém, com a evolução da doença, os óculos não é mais eficaz e passa a ser substituído por lentes de contato híbrida, que possui o centro mais rígido pois ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea, corrigindo o astigmatismo causado pela alteração da córnea.

Existem outras opções de tratamentos, como por exemplo, os anéis intracorneais ou intra estromais, conhecido como anéis de Ferrara que tem o objetivo de alterar a curvatura da córnea e regularizar a sua superfície, melhorando a acuidade visual.

Destaca- se outro método inovador e promissor denominado crosslinking do colágeno corneano, uma intervenção na progressão do ceratocone, ele fortalece as moléculas de colágeno da córnea estabilizando a doença e evitando um futuro transplante corneano.

Mesmo que o ceratocone seja uma causa assídua de transplante de córnea, ele só é recomendado em casos mais graves, ou seja, quando os pacientes deixam de responder bem às outras formas de tratamento.

O que é o anel de Ferrara?

O anel de Ferrara, também conhecido pelo nome técnico anel intra-estromal ou anel corneano, é um material formado por dois semicírculos de espessura variada e 5 mm de diâmetro, fabricado com polimetilmetacrilato (PMMA), acrílico resistente, cientificamente aprovado e devidamente tolerado pelo organismo humano.

O anel de Ferrara é implantado no interior da córnea, em uma camada chamada de estroma, que é o tecido responsável por sustentar as células e compreende 90% da espessura da córnea, realizado através de um procedimento cirúrgico reversível, seguro e menos invasivo que o transplante de córnea. É um procedimento completamente indolor e é utilizado colírio anestésico, o paciente permanece acordado todo o tempo e possui duração em média 15 minutos.

Com auxílio do laser Femtosegundo, o oftalmologista faz uma espécie de túnel na córnea para a implantação do anel, que é posteriormente centralizado, logo em seguida é inserida uma lente de contato terapêutica, que vai auxiliar na cicatrização e recuperação da córnea.

Porém, a lente terapêutica é retirada pelo oftalmologista em cerca de 7 dias após o procedimento.

Este procedimento visa regularizar a córnea e melhorar a acuidade visual, geralmente diminui o grau dos óculos, mas ainda necessitarão do uso de óculos ou lentes de contato posteriormente.

Crosslinking do colágeno corneano

O Crosslinking é um novo tratamento cirúrgico moderno e avançado com o intuito de aumentar a resistência e estabilidade da córnea. O objetivo é evitar a progressão do ceratocone e com isso retardar o transplante de córnea.

O procedimento se baseia na aplicação de luz ultravioleta, na presença de riboflavina (vitamina B2) colocada sobre a córnea, podendo ser realizado em centro cirúrgico ou regime ambulatorial, com duração de cerca de 1 hora e a liberação do paciente logo após o tratamento.

O epitélio corneano é removido manualmente por raspagem com espátula e em seguida são aplicadas gotas de riboflavina a 1% (vitamina B2) de 5 em 5 minutos durante 30 minutos. Depois da fixação da riboflavina (vitamina B2) pelo tecido corneano, aplica-se luz Ultravioleta (radiação UV-A) por 30 minutos, ainda aplicando a vitamina B2 a cada 5 minutos.

Após o procedimento é inserida uma lente de contato terapêutica que é retirada cerca de 5 a 7 dias após o procedimento, sendo necessário o uso de colírio antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos orais.

O crosslinking é indicado para pacientes em casos iniciais do ceratocone, quando a doença está em progressão ou que já foram submetidos a cirurgia refrativa, porém, os estudos vêm comprovando a eficácia em estágios avançados do ceratocone ou associados a outros tratamentos.

Qual tratamento é mais eficaz para o ceratocone?

Para pacientes com ceratocone muito se fala no método crosslinking e anel de Ferrara, porém possuem finalidades diferentes.

O crosslinking tem o objetivo de estacionar ou dificultar a progressão do ceratocone e o anel de Ferrara visa melhorar a acuidade visual, é um método menos invasivo que o anel de Ferrara e bem sucedido na estabilização da doença do ceratocone. O anel de Ferrara não garante a estabilização do ceratocone, existe comprovação científica sobre isso.

Para a progressão do ceratocone o método mais eficaz é o crosslinking, a não ser que tenha alguma contra indicação ao procedimento.O Crosslinking do colágeno corneano é um procedimento seguro e eficaz e vem apresentando altas taxas de sucesso, além de evitar ou retardar futuros transplantes de córnea.

Portanto, vale ressaltar que os dois métodos podem ser realizados ao mesmo tempo complementando um ao outro e chegando ao objetivo final na melhora da acuidade visual do paciente.

São vários fatores que podem influenciar a decisão do oftalmologista de utilizar ou não um procedimento combinado em um paciente com ceratocone. Como por exemplo, a tolerância do paciente à lente de contato rígida, o grau de ametropia, o grau do ceratocone e a espessura da córnea.

Quer saber mais sobre Crosslinking? Deixe um comentário e não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais

Abraços,