Você conhece a doença de ceratocone? Ela é a principal causa de transplante de córnea no Brasil e dependendo da severidade pode levar a um quadro irreversível de cegueira.

O Ceratocone atinge uma em cada vinte mil pessoas no Brasil, estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO apontam que a doença é uma das maiores causas de transplante de córnea no Brasil, sendo muito importante que o tratamento seja realizado ainda em seu estágio inicial, fazer consultas periódicas ao médico oftalmologista garante o diagnóstico e tratamento precoce com sucesso.

Ceratocone – é uma doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea, uma curiosidade sobre o Ceratocone é que é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Por isso, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade. Para saber mais sobre a doença, acesse o nosso blog, fizemos um completo com o tema!

Crosslinking corneano para o tratamento do ceratocone

O crosslinking corneano é um procedimento cirúrgico, consiste em depositar uma solução contendo riboflavina (vitamina B2) na córnea afetada pelo ceratocone, em paralelo é aplicado um espectro de radiação ultravioleta (UVA) por aproximadamente 30 minutos. Esse procedimento é considerado o único eficaz para o tratamento do ceratocone no estágio evolutivo da doença.

Além de ser considerado o procedimento mais eficaz para o tratamento em estágio evolutivo do ceratocone, o crosslinking é uma opção menos invasiva e evita a progressão da doença assim que a cirurgia é finalizada.
A córnea ganha mais rigidez e resistência, não causa alterações estéticas no paciente e a cirurgia é rápida e indolor, com duração de em média uma hora e meia, sendo realizada com o uso de colírio anestésico.

O mais vantajoso para o paciente é que após o procedimento, está liberado, podendo repousar em casa! Normalmente, após a cirurgia, uma lente de contato terapêutica é aplicada nos olhos do paciente, é possível retirá-la em aproximadamente 1 semana, o primeiro retorno de acompanhamento é realizado após 1 mês, no primeiro ano é necessário acompanhar em média a cada 3 meses para avaliar como o paciente está respondendo ao tratamento, claro, depende de cada caso clínico e o acompanhamento pode demandar consultas com intervalos menores.

Pós-Cirúrgico de Crosslinking para Ceratocone – é comum que os olhos fiquem avermelhados e o paciente pode sentir alguns desconfortos, como: lacrimejamento e dor leve a moderada que são controladas com o uso de analgésicos e antiinflamatórios.

É recomendado evitar esforços físicos nos primeiros dias, que faça uma alimentação regrada e saudável, evite fumaças, exposição a luz solar (indicado usar o óculos de sol nos seis primeiros meses, após a cirurgia), durante o banho deixe a água correr naturalmente nos olhos, evite eletrônicos nos primeiros dias (assistir TV, computadores e celular), evite levar as mãos aos olhos ou coçar o local operado, não use máscara de dormir e evite maquiagens ou loções na região dos olhos.

Quando é possível usar o crosslinking corneano para o tratamento do ceratocone?

Apesar de ser uma doença que precisa de muitos cuidados e acompanhamento já em seu estágio inicial, os pacientes podem contar com muitos recursos para tratar ou conter a sua evolução. Para alguns casos o uso de lentes de contato ou óculos são suficientes, dependendo do quadro clínico do paciente, o implante de Anéis Intra Estromais também pode funcionar, mas o método mais eficaz é o tratamento com o cross link que evita imediatamente a evolução da doença. A indicação do crosslinking é para aqueles pacientes que possuem o ceratocone com uma evolução contínua e para aqueles que já são diagnosticados com um grau alto.
Crosslinking corneano para o tratamento do ceratocone no CEMO, Centro de Microcirurgia Ocular

Você conhece o CEMO?

Aqui no CEMO após todos os diagnóstico de ceratocone em estágio avançado ou em casos precoces abaixo dos 18 anos a cirurgia de cross link é realizada com resultados clínicos que demonstram a estabilização da doença, diminuindo os processos inflamatórios de afinamento da córnea e reduz a possibilidade de evolução da doença.

Com mais de 20 anos de atividade, mais de 100 mil atendimentos em todo território nacional, se tornou conhecido por prestar os mais completos e avançados serviços voltados exclusivamente aos cuidados com a visão. Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de Retina, Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Cirurgias Refrativas, Plásticas Oculares, Estética Palpebral, Pediatria, Ceratocone e Lentes de Contato especiais.

Em nosso centro clínico, a tecnologia está aliada a humanização porque compreendemos que a adoção de técnicas avançadas, aparelhagens modernas com constantes aquisições de novos equipamentos oftalmológicos, pesquisas científicas e profissionais constantemente capacitados aliados ao cuidado, gentileza e respeito com os nossos pacientes, contribuem para sustentar no mercado nossa credibilidade e qualidade.

Fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco e agende uma avaliação para o seu caso.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Crosslinking Corneano: tratamento ceratocone? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,