fbpx
Agende uma consulta!
O crosslinking de córnea ou também conhecido como corneal cross-linking é o mais moderno tratamento cirúrgico para corrigir doenças dos olhos, o procedimento é mais comum para o tratamento do ceratocone progressivo e da distensão da córnea (ectasia) após outros procedimentos de cirurgia refrativa ou doenças decorrente ao ceratocone.

O crosslinking de córnea tem a finalidade de criar novas ligações entre as moléculas de colágeno, remodelando, fortalecendo a córnea e criando uma nova estabilidade para o grau do ceratocone.

A reticulação da córnea é um procedimento ambulatorial minimamente invasivo para o tratamento de ceratocone progressivo, PMD e ectasia pós-LASIK. O objetivo do procedimento é enrijecer a córnea para retardar ou interromper a progressão da doença e preservar a visão. O crosslinking não se destina a melhorar a visão.

Crosslinking de córnea para ceratocone

É indicado para pacientes com caso clínico de ceratocone moderado ou que esteja em tratamento apresentando evolução da doença, casos de ectasia ou após outras cirurgias refrativas.

Ceratocone – é uma doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea; uma curiosidade sobre o Ceratocone é que é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia existem diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade.

Cirurgia de crosslinking de córnea para o ceratocone

O crosslinking corneano é um procedimento cirúrgico, consiste em depositar uma solução contendo riboflavina (vitamina B2) na córnea afetada pelo ceratocone, em paralelo é aplicado um espectro de radiação ultravioleta (UVA) por aproximadamente 30 minutos. Esse procedimento é considerado o único eficaz para o tratamento do ceratocone no estágio evolutivo da doença.

Além de ser considerado o procedimento mais eficaz para o tratamento em estágio evolutivo do ceratocone, o crosslinking é uma opção menos invasiva e evita a progressão da doença assim que a cirurgia é finalizada.

A córnea ganha mais rigidez e resistência, não causa alterações estéticas no paciente e a cirurgia é rápida e indolor, com duração de em média uma hora e meia, sendo realizada com o uso de colírio anestésico. Clique aqui para ler o conteúdo na íntegra sobre o tratamento cirúrgico crosslinking para a doença de ceratocone.

Cirurgia de crosslinking de córnea para ectasia

O procedimento cirúrgico funciona da mesma forma que o tratamento para ceratocone, digamos que a ectasia é um ceratocone em seu nível mais elevado que por consequência desencadeou outras doenças como a miopia e o astigmatismo.

Dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia de crosslinking de córnea

Confira as dúvidas mais frequentes que nossos pacientes procuram saber antes de realizar o procedimento cirúrgico de crosslinking de córnea:

Existe o momento ideal para realizar o procedimento?

Não existe o momento ideal, se a doença de ceratocone apresenta sempre uma evolução (piora) ou em casos de ectasia, é necessário realizar o procedimento imediatamente, antes que a doença progrida para um quadro clínico de transplante de córnea ou até mesmo cegueira irreversível.

O procedimento é indolor ou é passível de dor?

Todo procedimento cirúrgico é completamente indolor, o paciente é respaldado pelo uso de colírios anestésicos, após o procedimento é possível sentir um desconforto e sensação de corpo estranho, mas de forma moderada.

O procedimento pode ser realizado em todos os pacientes com ceratocone?

Desde que o quadro seja evolutivo e o tratamento seja benéfico ao paciente, também é indicado para pacientes que possuem ectasias.

O crosslinking é um substituto do transplante de córnea?

Não, atualmente a cirurgia de crosslinking é para o ceratocone mais leves, evolutivo ou para os casos de ectasia. Acredita-se que futuramente devido ao crosslinking os casos de transplante de córnea diminuam significativamente.

Quando sei que o meu caso clínico está piorando?

É possível notar a progressão da doença pela mudança no grau de óculos e também pelo diagnóstico na tomografia de córnea.

Quanto tempo de recuperação do crosslinking?

A boa recuperação depende de muitos fatores, principalmente se o paciente está seguindo à risca as orientações do médico. Na maioria dos casos, a recuperação completa pode levar de 3 a 6 meses.

Como fica a visão de uma pessoa que passou pela cirurgia de crosslinking após o período de recuperação?

Na maioria dos casos a visão volta com 100% de sua normalidade.

Qual profissional da saúde pode realizar a cirurgia de crosslinking?

Apenas o médico especialista em oftalmologia pode diagnosticar e realizar o procedimento.

O crosslinking pode ser realizado mais de uma vez?

Caso seja necessário, é possível realizar o procedimento mais de uma vez.

Posso usar lente de contato sem grau e colorida após o período de recuperação da cirurgia de crosslinking?

É possível o uso de lentes de contato, mas como em qualquer situação é necessário uma adaptação com o oftalmologista.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o Crosslinking de córnea? Entre em contato conosco, siga as nossas redes sociais, por lá, sempre falamos sobre esse e outros temas da saúde ocular, será um grande prazer interagirmos!

Você conhece o CEMO?
Possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual e os melhores resultados de tratamento. Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica