fbpx

Antes de falarmos sobre as principais dúvidas sobre o exame de CTD, Curva Tensional Diária, também explicaremos do que se trata: O exame é indicado para medição da pressão intraocular ao longo do dia com finalidade de definir a amplitude, a média e a alteração da pressão ocular.

O CEMO é especialista em exames para tratamentos e cirurgias de doenças oculares, vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes de nossos pacientes sobre o tema, caso fique com mais alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp (11)94701-6162 ou clique aqui para entrarmos em contato com você! 

Orientações antes de realizar o exame:

  • Não utilize lentes de contato no dia do exame;
  • Não é necessário dilatar os olhos; 
  • Na maioria dos casos não é necessário suspender medicamentos para realizar o exame.

CTD: Principais dúvidas sobre o exame

Confira as principais dúvidas de nossos pacientes sobre o exame de CTD: 

Como o exame é realizado? 

Normalmente é realizado de 3 a 4 medidas ao longo do dia, entre 8 e 18 horas, sendo necessário introduzir colírio anestésico e fluoresceína nos olhos do paciente

O exame é indicado para detectar Glaucoma?

Sim, alguns exames são necessários entre eles a medida da pressão intraocular.

Como saber se a pressão intraocular está alta? 

Para ter certeza é necessário realizar o exame de CTD, mas alguns sintomas são evidentes para que o pedido médico seja realizado, como: dor intensa nos olhos, dores de cabeça constantes, dificuldades de enxergar em ambientes com pouca luz, náuseas, seguida de vômitos, aumento da parte colorida dos olhos ou tamanhos dos olhos, diminuição da visão periférica, visão turva (embaçada), irritabilidade nos olhos e outros.

Quando a pressão alta dos olhos é diagnosticada?

Devido a pressão no interior do olho que fica superior ao valor normal de 21,5mmHg, em alguns casos pode ser causado pelo Glaucoma.

Qual deve ser a pressão certa do olho?

Deve ser entre 10 e 21,5 mmHg, mas depende muito do caso clínico de cada paciente. 

A pressão alta nos olhos pode causar cegueira?

Sim, por isso deve ser diagnosticada e tratada em seu estágio inicial.

Quais são as principais causas da pressão alta nos olhos?

Existem muitos fatores como: doença de Glaucoma ou histórico familiar, uso prolongado e exagerado da visão, produção excessiva de líquido ocular,  obstrução do sistema de drenagem dos olhos, traumas causados por pancadas, tumores ou inflamações, Cataratas, entre outros.

O exame de CTD é indolor? 

Sim, é um exame completamente indolor

Quando devo procurar o médico? 

Você deve fazer consultas periódicas com um especialista Oftalmologista, mas sempre que sentir desconforto nos olhos, visão turva, dores oculares, sangramento, dificuldade enxergar com pouca ou muita luz, entre outros sintomas, é extremamente importante procurar o médico especialista para diagnosticar e tratar a doença em seu estágio inicial. 

Como saber se eu tenho hipertensão ocular?

Não é possível saber por si mesmo, portanto, é extremamente necessário fazer o exame para medir a  pressão intraocular (PIO) e compará-la com os níveis normais entre 10 e 21,5 mmHg.

Quem tem que fazer o exame de CTD?

Todos os pacientes com suspeita de sintomas visuais que podem causar o aumento da pressão intraocular. 

Preciso levar um acompanhante?

Sim, devido ao uso do colírio anestésico e fluoresceína nos olhos do paciente.

Existe uma idade específica que pode causar o aumento da pressão intraocular?

Sim e não, em alguns casos conforme mais idade podem surgir doenças como a Catarata que também pode causar o aumento da pressão intraocular, principalmente no pós-cirúrgico podendo ser tratada com o uso de colírio receitado pelo especialista oftalmologista, mas outros fatores como histórico familiar, uso prolongado e exagerado da visão, produção excessiva de líquido ocular,  obstrução do sistema de drenagem dos olhos, traumas causados por pancadas, tumores ou inflamações, Cataratas, entre outros, podem ocorrer em qualquer idade.

Dicas para cuidar da saúde dos olhos e prevenir o aumento da pressão intraocular

É sempre muito importante garantir a saúde ocular, manter hábitos saudáveis diariamente, mas alguns cuidados são essenciais para saúde ocular, confira abaixo a lista que preparamos para você sempre ficar de olho e seguir as orientações: 

  • Muita atenção no uso de maquiagens: para quem tem o costume de usar maquiagem ao longo do dia, precisa criar o hábito de removê-la, os produtos podem causar irritabilidades e até inflamações. Não é recomendável compartilhar as suas maquiagens como sombras, lápis de olho, removedores, pincéis e  escovas (a higienização também é muito importante para evitar a proliferação de bactérias) e sempre opte por produtos antialérgicos.
  • Uso de lentes de contato: A higiene e o manuseio das lentes de contato precisam ser diários para evitar riscos de infecções, além disso lembre-se de lavar bem as mão antes de colocá-las ou retirá-las. 
  • Alguns nutrientes como vitamina A, E e ômega-3 são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças, como: Cenoura, peixes e óleo de linhaça, ovos, couve, alho, cebola e outros.
  • Dê um tempo para seus olhos: O oftalmo reforça que a regra 20/20 é clara: “a cada vinte minutos, pare de interagir com a tela do computador/notebook/leitor/celular e olhe durante 20 segundos para algo que esteja longe”, recomenda. Essa medida simples evita o estresse ocular e o ressecamento dos olhos, responsáveis por vários tipos de irritação e desconforto ocular.
  • Faça exames no CEMO: é muito importante, de período em período, que você passe em um oftalmologista para realizar um check-up da sua saúde ocular. Aqui no CEMO fazemos exames de altíssima qualidade e com os melhores aparelhos tecnológicos. Entre em contato e agende seu exame!

Lembre-se, o cuidado com a saúde dos olhos é fundamental e deve ser realizado ao menos uma vez por ano, não deixe de observar sintomas leves para que a doença seja tratada ainda em seu estágio inicial.

Quer saber mais sobre o exame de CTD? Nos acompanhe clicando aqui! Gostou desse conteúdo e gostaria de mais informações? Deixe o seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam acompanhar os nossos artigos! 

Forte abraço, 

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica