fbpx

Os cuidados com a saúde ocular devem ser periódicos, principalmente porque a visão está entre os cinco sentidos mais importantes para o ser humano, você sabe o que é retina e qual é a sua função? Confira a seguir!

O que é retina?

A retina é a camada fina de tecido nervoso que transforma a luz em estímulo e o envia ao cérebro, formando assim, a imagem que vemos. Ela é a responsável pelo sentido da visão. Fica localizada no interior do olho, e pode ser comparada a um filme de câmera fotográfica. É como se fosse uma tela que projeta e retém as imagens, traduzindo-as para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico (o nervo óptico funciona como uma espécie de fio condutor, conectando o cérebro aos olhos. Ele processa as informações sensoriais, captando-as através de estímulos de luzes projetadas em objetos). Além desse nervo, a retina possui outra estrutura muito importante: a mácula, que é responsável pela visão e detalhes da leitura.

Qual é a função da retina?

O procedimento do funcionamento da Retina é semelhante com uma câmera fotográfica ao captar a imagem no filme através de estímulos luminosos. Com o globo ocular funciona da seguinte forma: ao transformar estímulo luminoso em estímulo nervoso enviando ao cérebro é formado a criação de imagens.

A luz penetra na pupila, passando pelo cristalino em direção de retina até que a imagem seja formada, mas o seu formato fica menor e sofre uma rotação ficando de cabeça para baixo, após esse processamento o cérebro corrige deixando-a em tamanho real e na posição correta (cabeça para cima).

Para saber mais sobre a retina e a sua função, acesse o nosso blog e confira os artigos completos sobre esses temas!

A seguir preparamos um artigo com as principais doenças que afetam a retina.

Principais doenças que afetam a retina

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

 A causa mais comum da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), está relacionada com a perda da visão ao longo dos anos em pessoas acima de 50 anos, é uma doença que afeta parte da retina chamada mácula na visão central.

Descolamento da retina

O descolamento de retina se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

O descolamento da retina é um caso de urgência médica. Se ele não for tratado de maneira correta e depressa, pode ocorrer o agravamento e até a perda da visão.

O que causa o descolamento da retina?

O descolamento geralmente é provocado por uma ruptura que penetra o vítreo que se deposita entre o globo ocular e a própria retina (entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes). Esse tipo de descolamento recebe o nome de regmatogênico.

Retinopatia Diabética

Ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, o diagnóstico e tratamento precisa ser realizado ainda em seu estágio inicial porque a visão pode ser gravemente comprometida. 

Retinopatia Hipertensiva

É uma lesão vascular da retina devido a hipertensão, causando alterações da parede vascular, hemorragias e edemas do disco ópticos. O tratamento na retina é realizado através do controle da pressão arterial e com o especialista oftalmologista. 

Retinopatia Miópica

A doença está relacionada ao crescimento do globo ocular de pessoas com miopia, principalmente aqueles com miopia de grau alto, acima de 7 graus. Como a retina atrofia principalmente na região da mácula, podendo dispor ao aparecimento de hemorragias, podem ser tratadas com injeções intravítreas de antiangiogênicos.

Dicas para saúde da retina

Conforme falamos no início do texto a retina é responsável por um dos cinco sentidos mais importantes para o ser humano, por isso, os cuidados principalmente para pacientes com a doença são fundamentais, faça exames periódicos para diagnóstico e tratamento em estágio inicial das doenças na retina, confira abaixo algumas dicas para manter a saúde dos olhos. 

  • Evite o consumo de cigarros;
  • Faça uma alimentação saudável e sob controle;
  • Controle o colesterol e pressão alta;
  • Controle e acompanhamento médico para diabetes; 
  • Evite automedicação;
  • Não exponha os olhos ao sol excessivamente;
  • Evite coçar os olhos;
  • Visite o médico de forma preventiva anualmente;
  • Durma no mínimo oito horas por dia;
  • Não esqueça os óculos escuros;
  • Caso precise de óculos de grau, não deixe de usá-los;
  • Não use colírios sem prescrição médica; 
  • Faça exercícios físicos;
  • Conheça o seu histórico familiar;
  • Lave os seus olhos e sua lente de contato de maneira adequada;
  • retire maquiagens corretamente;
  • Use equipamento eletrônicos com moderação;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Você conhece o CEMO?

O Centro de Microcirurgia Ocular, CEMO, durante os seus mais de 20 anos de atividade, realizou mais de 100 mil atendimentos em todo território nacional, se tornou conhecido por prestar os mais completos e avançados serviços voltados exclusivamente aos cuidados com a visão. Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de Retina, Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Cirurgias Refrativas, Plásticas Oculares, Estética Palpebral, Pediatria, Ceratocone e Lentes de Contato especiais.

Em nosso centro clínico, a tecnologia está aliada a humanização porque compreendemos que a adoção de técnicas avançadas, aparelhagens modernas com constantes aquisições de novos equipamentos oftalmológicos, pesquisas científicas e profissionais constantemente capacitados aliados ao cuidado, gentileza e respeito com os nossos pacientes, contribuem para sustentar no mercado nossa credibilidade e qualidade. Conheça mais sobre a nossa clínica, clique aqui.

Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual e sucesso nos tratamentos. Entre em contato conosco, estamos à disposição para atendê-los. Gostou do nosso artigo sobre doenças da Retina? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog. Também estamos nas redes sociais com temas sobre a saúde ocular! 

Grande abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica