Astigmatismo – é uma doença ocular, desenvolvida pela formação da imagem em eixos diferenciados o que causa visão borrada, os raios luminosos chegam de forma distorcida na retina, em grande parte dos casos clínicos ocorre por causas hereditárias e podem estar associadas a outras doenças como miopia, hipermetropia e presbiopia.

Causas – cada olho possui duas partes que concentram as imagens, são elas a córnea e o cristalino, quando o olho é considerado saudável cada um destes elementos é formado por uma curvatura lisa fazendo com que a imagem fique perfeitamente focada na parte inferior do olho. No entanto, quando a curvatura não é uniforme (lisa), os raios de luz não são refratados corretamente e a imagem não fica focada sendo a causa do astigmatismo.

Sintomas – Os sintomas mais perceptíveis, são:
– Visão turva, dupla ou borrada;
– Não conseguir ler letras pequenas;
– Dificuldade de leitura;
– Visão dupla;
– Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos;
– Fotofobia (sensibilidade à luz);
– Piora da acuidade visual a noite (miopia também causa piora da acuidade visual noturna);
– Dores de cabeça;
– Irritabilidade com frequência nos olhos.

Tratamentos – Inicialmente, é preciso consultar um médico oftalmologista para descobrir o seu diagnóstico. A partir disso, é possível contar com algumas opções de correção do problema. Por exemplo, muitas pessoas optam pelo uso de óculos de grau, que podem ser comprados depois de tirar uma receita com o oftalmologista. Outras pessoas preferem o uso de lentes, principalmente porque com elas é mais fácil praticar esportes.

Mas há também a possibilidade de resolver o problema com uma cirurgia refrativa, disponível em quatro métodos, mas para fazê-la é preciso estar enquadrado nos critérios de seleção, pois, dependendo do caso, o procedimento não é liberado. Os quatro métodos são:

Cirurgia LASEK: recomendada para quem tem uma córnea fina ou quem tem risco de ser lesionado no trabalho ou em esportes;
Cirurgia LASIK:: que, depois de um corte circular na córnea, usa um laser sem calor para esculpir a forma da córnea;
Cirurgia de I-LASIK: utiliza o laser femtosegundo para confeccionar o flap corneano, em seguida aplica-se o excimer laser para esculpir a córnea;
Cirurgia PRK: que tira a camada que protege a córnea (desepitelização) e, com um laser, esculpe a curvatura dela;
SMILE: técnica mais moderna que usa uma lente moldada dentro da córnea por um laser femtosegundo. Leia o conteúdo sobre os tratamentos do astigmatismo na íntegra em nosso blog.

Manifestações oculares: como é a visão de quem tem astigmatismo?

A pessoa com astigmatismo tem diversas dificuldades com a visão, sendo elas, dificuldade de enxergar qualquer objeto, seja de perto ou de longe e todos os objetos ganham formatos distorcidos (borrados).

Manifestações oculares: o que pode piorar o astigmatismo?

Não existe um fator conclusivo do que pode piorar o astigmatismo além do tempo, isso porque é uma doença hereditária, a pessoa nasce com a doença e ao longo do tempo vai piorando, mas algumas situações podem piorar, como o ato de coçar os olhos.

Manifestações oculares: quando o grau é estabilizado?

Isso depende de cada caso, o mais comum é a partir dos 21 anos, existem alguns casos que podem estabilizar antes desse período, sendo avaliado por um prazo de 1 ano se o grau não aumentar.

Manifestações oculares: doenças relacionadas

As doenças mais comuns, são: miopia, ceratocone, catarata, hipermetropia e presbiopia.

Manifestações oculares: fatores de risco

– Primeiramente histórico familiar com casos de astigmatismo;
– A pessoa possui outras doenças oculares como miopia, ceratocone, hipermetropia e presbiopia;
– Origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia;
– Trauma ocular;
– Prurido ocular (ato de coçar os olhos).

Manifestações oculares: astigmatismo avançado (alto)

O astigmatismo de grau avançado ou alto é considerado quando está acima de 4 graus, a cirurgia para esse caso é indicada caso o grau esteja estabilizado.

Ressaltamos que as manifestações oculares dependem do quadro clínico do paciente, o diagnóstico precoce também é muito importante para o acompanhamento e sucesso do tratamento, evitando que a doença entre em casos mais avançados.

10 curiosidades e mitos sobre o astigmatismo

1 – O astigmatismo pode se desenvolver em qualquer idade, desde a infância (nascimento) até a fase adulta.
2 – Se você sofrer um trauma no olho pode desenvolver a doença de astigmatismo.
3 – Na maioria dos casos o astigmatismo vem acompanhado de outra doença ocular.
4 – Alguns adultos podem apresentar um astigmatismo leve sem apresentar sintomas.
5 – Segundo a CBO, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o astigmatismo é um dos erros refrativos mais comum na população mundial.
6 – Se você tem dificuldade para enxergar à noite, pode ser astigmatismo.
7 – A doença em seu estágio inicial pode ser corrigida apenas com o uso de lentes ou óculos de grau.
8 – O ato de coçar frequentemente os olhos pode desenvolver o astigmatismo e outras doenças como o ceratocone.
9 -A maioria dos bebês nascem com um grau alto de astigmatismo, mas normalmente até os 6 anos é totalmente corrigido.
10 – Quem tem astigmatismo pode ser um doador de córnea.

Gostou do nosso artigo sobre manifestações oculares com astigmatismo? Gostaria de saber mais sobre o CEMO, Centro de Microcirurgia Ocular? Atuamos na área de oftalmologia há mais de 20 anos, com mais de 100 mil atendimentos bem sucedidos!

Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de Retina, Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Cirurgias Refrativas, Plásticas Oculares, Estética Palpebral, Pediatria, Ceratocone e Lentes de Contato especiais.

Em nosso centro clínico, a tecnologia está aliada a humanização porque compreendemos que a adoção de técnicas avançadas, aparelhagens modernas com constantes aquisições de novos equipamentos oftalmológicos, pesquisas científicas e profissionais constantemente capacitados aliados ao cuidado, gentileza e respeito com os nossos pacientes, contribuem para sustentar no mercado nossa credibilidade e qualidade.

Fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco. Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso Blog!

Um forte abraço,