fbpx

A miopia é traduzida como uma dificuldade em enxergar os objetos e as pessoas a uma longa distância, mas algo interessante a se saber é que esse problema de visão pode ser corrigido em um determinado momento. Confira, neste artigo, quando a miopia pode ser corrigida.

Afinal, o que é a miopia?

Quando falamos em miopia, falamos sobre um erro de refração que faz com que a pessoa que sofre do problema tenha dificuldade em enxergar de longe. Quanto maior o grau do problema de refração, pior essa pessoa enxerga.

Pessoas que sofrem de miopia atualmente são apresentadas aos óculos desde cedo, que cumprem sua função se usados corretamente, ou às lentes de contato (dependendo da idade), que podem trazer vantagens, mas precisam ser usadas com cautela.

Por que acontece a miopia?

O erro de refração que acomete pessoas com miopia atinge o globo ocular. Da forma como acontece, os objetos são focados à frente da retina, o que por si só faz com que a visão dos objetos que estão distantes — e, em casos mais graves, objetos que estão a uma média distância — fique embaçada.
No caso de quem tem uma visão normal, os objetos são focados diretamente na retina, nem à frente nem atrás, então a visão dessa pessoa não é turva. Para essas pessoas, a imagem do que se vê é formado na retina, enquanto quem tem miopia forma as imagens em uma área mais para a frente do olho. As imagens de ambos os casos são passadas para o cérebro, mas o que ocorre com quem sofre de miopia é que, por conta do erro de refração, a pessoa visualiza a imagem de maneira incorreta.

Outros sintomas da miopia

O diagnóstico da miopia será dado por um médico oftalmologista, mas é interessante observar os sintomas desde que eles surgem. Os míopes constantemente sentem, além da visão borrada, dores de cabeça e fadiga ocular — a conhecida “vista cansada”, sabe?
Além disso, é comum que eles tentem, por exemplo, na escola, semicerrar os olhos para enxergar melhor. Quando a pessoa faz isso, a visão dela pode melhorar um pouco e, dependendo do grau do problema de visão e da distância que a criança ou adolescente está do quadro, ela pode enxergar o que está escrito ali.
Não é tão incomum que, talvez por vergonha de falar que não está enxergando direito ou por outro motivo, o aluno comece a ter um baixo rendimento escolar e sofra advertências dos pais por conta disso. Todas as crianças podem apresentar problema de miopia, mas as mais propensas a isso são as que possuem pais com essa mesma condição.

A miopia se estabiliza?

A pessoa míope que usa óculos de grau pode em algum momento perceber que está voltando a enxergar mal, mesmo usando os óculos de forma correta. Acontece que o grau de miopia têm tendência a aumentar com o passar dos anos, ou seja, os óculos terão que ser trocados com alguma frequência.
Entretanto, é um problema que costuma ser estabilizado com o passar do tempo. Na verdade, a estabilização deve ocorrer mais ou menos aos 20 anos de idade, talvez um pouco antes. Mas estabilizar não significa estar curado; significa apenas que a miopia não vai mais evoluir, que vai continuar do jeito que está.

Quando a miopia pode ser corrigida?

A miopia, entretanto, não pode ser corrigida em todos os momentos. É preciso esperar passar um ano depois de o problema de visão ter se estabilizado, e depois disso a pessoa afetada pelo problema pode continuar usando óculos, lentes de contato ou pode optar por fazer a cirurgia de correção de miopia.
Há um caso específico que precisa ser comentado, que é o de miopia maligna, que continua evoluindo até mesmo depois da idade em que o problema deveria se estabilizar. Os pacientes que sofrem desse raro tipo de miopia precisam se consultar constantemente com o seu médico oftalmologista, para, em uma avaliação de fundo de olho, traçarem um acompanhamento rigoroso, a fim de cuidar da condição que pode evoluir até altos níveis.

Mais informações sobre a cirurgia de correção de miopia

Muitas pessoas podem ter receio de fazer uma cirurgia ocular, e os motivos são vastos e devem ser respeitados. Ainda assim, vale a pena dizer que hoje em dia, com a modernização dos procedimentos cirúrgicos, não há realmente um motivo para temer fazer a cirurgia de correção de miopia.
Essa cirurgia, apesar de deixar apreensivas as pessoas que não conhecem mais detalhes, é muito segura, ou seja, não oferece riscos para o paciente. É uma cirurgia realizada com o laser, que tem o objetivo de alterar o formato da córnea e melhorar a forma como o olho foca a luz.
Além disso, essa cirurgia tem o objetivo de remodelar o formato da córnea, tratando, assim, até nove graus de miopia e recolocando o disco corneano onde ele deveria estar. Ah, a cirurgia não só é bastante segura como também proporciona resultados excelentes. Para diminuir ainda mais o seu temor em relação à cirurgia corretiva, o procedimento dispensa pontos, porque a córnea tem um alto poder de aderência natural. Além disso, não é necessário que o paciente fique internado.
Boa parte dos pacientes que realiza essa cirurgia corretiva percebe uma grande melhora da sua visão já no dia seguinte após o procedimento cirúrgico, o que, é claro, ajuda a promover a sensação de que isso tudo valeu a pena.

Qual a perspectiva de recuperação para quem faz a cirurgia corretiva de miopia?

A cirurgia corretiva não é considerada complexa e permite uma recuperação bastante rápida. Em questão de um ou dois dias, muitos pacientes relatam que conseguem voltar às suas atividades normais sem quaisquer problemas. Então, quanto a isso, não é preciso se preocupar.
O CEMO, Centro de Microcirurgia Ocular, trabalha junto com as mais avançadas tecnologias para trazer não só conforto durante o procedimento, mas também para garantir a sua eficácia. Conosco, você pode fazer todos os exames complementares na mesma unidade, além de nossos procedimentos terem um custo acessível.
Quer saber mais? Clique aqui e agende uma consulta conosco.

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica