Em outro momento, já falamos sobre a conjuntivite, seus sintomas, causas e tratamento. Mas, o que acontece se você não tratar a conjuntivite da maneira adequada? A doença pode deixar sequelas?

Então, a título de informação, a doença nada mais é do que uma inflamação em uma membrana ocular chamada de conjuntiva. Essa membrana fica tanto na parte branca do olho quanto na parte interna da pálpebra e ajuda na proteção do órgão.

Quando há invasão de bactérias, vírus ou algum tipo de reação alérgica, ela inflama e produz secreções. Assim, temos a conjuntivite, que não pode ser negligenciada.

Diante disso, voltamos às duas perguntas ali do começo: o que pode acontecer se o problema não for tratado e se deixa algum vestígio. Saiba as respostas para esses questionamentos em seguida.

Qual é o tipo de conjuntivite mais perigosa?

Antes de passarmos às respostas que prometemos, vale relembrar que existem 3 tipos básicos de conjuntivite e cada uma possui um modo de tratar para que não deixe sequelas.

• Bacteriana: causada por bactérias e tratamento feito por meio de colírios antibióticos;
  • Viral: advinda de vírus específicos e sem um remédio específico. Desse modo, o tratamento passa por cuidados como limpeza da área com água mineral;
  • Alérgica: com origem em alguma reação do organismo à cloro, poeira, produtos químicos e outros agentes. A cura passa por evitar a exposição e uso de anti-histamínicos.

Todas as manifestações da doença são perigosas quando não são tratadas da forma correta. Por isso, quando perceber os primeiros sintomas, o ideal é consultar um médico para saber a origem do problema e o tratamento mais adequado.

Como o olho fica durante a inflamação?

Os sintomas da conjuntivite são facilmente perceptíveis e, quando isso acontece, não existe a opção de evitar qualquer forma de tratar a doença. Em suma, os olhos costumam ficar avermelhados, sensíveis à luz e inchados.

A sensação é de que existe areia dentro dos olhos, o que causa uma coceira incessante. Além disso, o olho lacrimeja bastante, o que se identifica pela dificuldade em abri-lo logo de manhã, quando se acumula secreção.

Quanto tempo pode durar uma conjuntivite?

Em síntese, uma infecção conjuntiva dura entre 7 e 15 dias, sendo que as variações bacteriana e viral podem ser passadas de uma pessoa para outra.

Durante esse período, o paciente não deve coçar os olhos em nenhuma hipótese. Isso porque o ato de esfregar a superfície do globo ocular pode favorecer a entrada de novas infecções.

O que acontece se não tratar a conjuntivite?

Pois então, chegamos a parte derradeira deste conteúdo! E, a resposta é a seguinte: em qualquer manifestação de conjuntivite você deve tratar todos os sintomas com os remédios adequados.

Nesse sentido, não recomendamos a automedicação nem o uso de colírios sem indicação médica. Afinal, essas atitudes podem aumentar o problema, e não é isso que queremos!

Em geral, quando tratada da maneira correta, a conjuntivite não deixa sequelas e, por isso, não há qualquer motivo para negligenciar o problema.

Agora, quando não recebe a devida atenção, a inflamação da conjuntiva pode evoluir para:

• Ceratite: em que células do sistema imunológico se acumulam na córnea e prejudicam a visão;
  • Úlcera de córnea: ocorre quando algumas células da córnea se rompem após o tratamento inadequado, deixando o olho suscetível a novas inflamações;
  • Perda da visão: decorre de uma inflamação generalizada do globo ocular. Esse caso não é muito comum, mas mostra que se a conjuntivite não receber o tratamento adequado, pode levar à cegueira.

Portanto, cabe aqui destacar o que já falamos antes: quando perceber os sintomas da doença, procure logo um médico oftalmologista para iniciar os cuidados. Ademais, se gostou desse conteúdo, aproveite para conferir mais dicas e curiosidades sobre a saúde da visão no blog exclusivo do CEMO.