fbpx

Antes de falar sobre o Exame de Microscopia é necessário entender qual é a definição e o que é a Microscopia. De acordo com um portal de disciplinas chamado São Francisco, Microscopia é o campo técnico do uso de microscópios para ver amostras e objetos que não estão dentro da faixa de resolução do olho normal, ou seja, que não podem ser vistos a olho nu.  

O que é Microscopia

Microscopia é uma disciplina científica que envolve a ampliação de objetos que não podem ser vistos a olho nu. O principal objetivo da Microscopia é auxiliar e impulsionar estudos e pesquisas científicas por meio da ampliação de objetos ínfimos, ou seja, muitíssimo pequenos, para que os cientistas conheçam e saibam como eles funcionam.

Origem da Microscopia

A microscopia é muito importante para a biologia, porque ela permite a coleta de diversas informações. Essa ferramenta científica é usada diariamente em todo o mundo, desde laboratório de ensino médio até os Centros de Controle de Doenças.

A Microscopia teve origem por volta dos anos 1600, quando cientistas e engenheiros começaram a desenvolver lentes capazes de grandes ampliações, permitindo que as pessoas vissem coisas que antes eram invisíveis.

Uma grande onda de interesse ocorreu quando os pesquisadores começaram a documentar as “células animais”, também conhecidas como microorganismos, em tudo, desde água potável até saliva.

A comprovação de que existia um mundo minúsculo sem o conhecimento dos seres humanos motivou os pesquisadores a refinar suas lentes e técnicas de microscopia para obter melhor ampliação e maior resolução de imagens.

Tipos de microscópios

A criação de instrumentos capazes de tornar visíveis o que outrora era invisível, como por exemplo, o microscópio, foram possíveis diversas novas descobertas e avanços em muitas áreas de estudos, principalmente na área da saúde.

O microscópio é um instrumento utilizado na microscopia. É através dele que os objetos que não podem ser vistos a olho nu são ampliados e transformados em visíveis. Os microscópios são usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral. Assim sendo, existem diferentes tipos de microscópios e diferentes funções, são eles:

  • Microscópio óptico: esse tipo de microscópio é o mais simples, que já era utilizado desde meados do século XV. Eles também são conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, e são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalentes. Um bom exemplo de microscópios simples são as lentes que possuem um suporte fixo e manuseável usados para auxiliar no momento da leitura.
  • Microscópio eletrônico: Inventado pelo engenheiro alemão Ernst Ruska em 1933, baseados na ideia do físico francês Louis de Broglie, o microscópio eletrônico ilumina as amostras por um feixe de elétrons, focalizados por um campo eletrostático ou eletromagnético. Os microscópios eletrônicos oferecem uma ampliação superior a 250.000 vezes, ou seja, oferecem mais detalhes que os ópticos. Por serem melhores, os microscópios eletrônicos contribuíram para o progresso do conhecimento da estrutura da matéria e das células.
  • Microscópio acústico: Os microscópios acústicos são baseados na ideia de empregar som em microscopia, já que as ondas sonoras têm comprimento de onda comparável ao da luz. Essa ideia surgiu em 1940, porém os primeiros microscópios acústicos foram produzidos apenas em 1970. Com esse tipo de microscópio é possível penetrar ondas sonoras em materiais opacos, ou seja, em materiais que não seria capaz com ondas de luz. Por isso, os microscópios acústicos fornecem imagens das estruturas internas, assim como da superfície, de muitos objetos que não podem ser vistos ao microscópio óptico.
  • Microscópio de tunelamento: O microscópio de tunelamento (MT) criado em 1981. Foi por causa dele que o alemão Gerd Binnig e o suíço Heinrich Rohrer, bem como o Ernst Ruska, ganharam o prêmio Nobel de física de 1986. Com a invenção do MT, foi possível medir a corrente elétrica criada entre a superfície do objeto estudado e uma ponteira-sonda de tungstênio. A força da corrente depende da distância entre a ponteira e a superfície.      Com isso, é possível produzir imagens de alta resolução, em que são vistos até os átomos.

Com todos os avanços tecnológicos na área da microscopia, foi possível desenvolver diversos estudos e pesquisas, que resultaram, por exemplo, na descoberta de exames e tratamentos de saúde, sendo um deles, na oftalmologia.  

O que é Exame de Microscopia Especular

O Exame de Microscopia geralmente é feito em centros oftalmológicos como aqui no CEMO. O instrumento utilizado para o exame é o microscópio especular, instrumento citado nos parágrafos anteriores. O Exame de Microscopia Especular da Córnea permite realizar a contagem do número de células endoteliais e analisar seus aspectos para identificar qualquer degeneração e atrofia do tecido ocular.

Como é feito?

Feito de maneira indolor, o Exame de Microscopia Especular é realizado de maneira simples. O processo funciona da seguinte maneira: o paciente é coloca em frente a um microscópio digital, para que seja capturada a imagem do endotélio. Por ser capturada por um microscópio, a imagem do endotélio é ampliada em milhares de vezes, e as informações invisíveis a olho nu passam a ser visíveis. Desta forma, o médico consegue avaliar a quantidade das células presentes na região, o tamanho e o formato das células e se o endotélio é saudável. É importante ressaltar que não há contato com o olho do paciente e dura aproximadamente 20 minutos.

Para Quem é Indicado

Muitas pessoas possuem problemas oculares simples que precisam de operações cirúrgicas para serem corrigidas, como, por exemplo, a famosa catarata. O Exame de Microscopia é indicado na avaliação pré-operatória de catarata, glaucoma, de transplantes de córnea e de outros tipos de cirurgia refrativa.

Dúvidas e orientações finais

Apesar de ser um exame simples e rápido de ser feito, existem algumas dúvidas da parte dos pacientes. Uma das perguntas é: precisa suspender medicamentos utilizados antes do exame? A resposta é não. Não é necessário medicamentos para que o exame seja realizado, porém, aos que usam lentes de contato, é preciso retirá-las no dia dos procedimentos. Para tirar mais dúvidas entre em contato com o CEMO, o melhor centro de microcirurgia ocular de São Paulo.

Para mais informações sobre o exame de Microscopia Ocular, entre em contato conosco clicando aqui!

Até breve!

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica