fbpx
Um dos distúrbios oculares mais comuns na infância é a miopia, a principal característica da doença é a dificuldade de enxergar objetos de longe. Segundo os dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada 20 crianças do ensino fundamental apresentam algum distúrbio visual.

Saiba mais sobre os tipos de miopia?

Miopia por curvatura: Apontam alterações consideráveis na córnea, apresentando um poder de refração desmedido para um olho de tamanho normal.

Miopia Axial: Causada pelo globo ocular mais alongado, com diâmetro posterior maior que o normal.
Miopia Congênita: Quando o indivíduo já nasce com grau alto de miopia, é considerado o tipo mais grave de Miopia.

Miopia Secundária: Também é conhecida como miopia de índice, ocorrem através de modificações estruturais do globo ocular, com mais frequência em pessoas idosas. Normalmente estão associadas a catarata, quando ocorre a degeneração do cristalino ou pelo seu deslocamento em cirurgias de glaucoma.

Miopia Degenerativa: Também é conhecida como miopia patológica ou maligna, a miopia degenerativa começa na infância e vai se tornando mais grave à medida que o globo ocular cresce, comprometendo rigorosamente a visão na adolescência ou no início da fase adulta.

Miopia infantil: causas
Atualmente os dispositivos digitais: tablets, celulares, computadores e outros, colaboram e muito para o surgimento da miopia em crianças. Contudo, o surgimento da miopia pode ser um fator genético, quando alguém da família é portador da doença, também aumentam as chances do bebê já nascer com essa condição.

Como evitar a miopia em crianças

Para evitar doenças oculares em crianças, assim como a miopia, é preciso restringir o uso de aparelhos digitais como tablets e celulares. Segundo especialistas da área, o ideal é ficar até duas horas por dia na telinha dos aparelhos digitais.

Além disso, uma ótima dica para evitar a miopia infantil é ficar mais tempo ao ar livre curtindo a luz solar, isso porque, com a vitamina D, os olhos ficam mais saudáveis, mas fiquem atentos aos horários para não ter um efeito contrário e prejudicar a visão das crianças, os horários indicados são antes das 10h00 e após as 16h00 . A exposição solar correta faz com que os nossos olhos fiquem mais rígidos, evitando que eles se alonguem.

Os 4 principais sintomas da miopia infantil

1 – A fase escolar ajuda e muito para detectar se a criança possui algum problema ocular, se a criança tem dificuldade de aprendizado, reclama de dores de cabeça após as atividades e apresenta resistência para interagir, pode ser um grande indício de miopia;
2 – Assistindo TV, se a criança fica muito perto da telinha e reclama quando é afastada, é um dos sintomas da miopia;
3 – Olhos irritados e com coceiras constantes. A dificuldade de enxergar objetos de longe pode causar irritabilidade e a criança esfrega os olhos na tentativa de enxergar melhor;
4 – Sensibilidade a luz solar, observe quando levar a criança para passear durante o dia, caso apresente dificuldades para abrir os olhos, lacrimejamento ou coceira é um sinal de sensibilidade causada pela miopia.

Fatores de risco da miopia infantil

Infelizmente a miopia infantil não tem cura, mas tratamentos como o uso de óculos de grau são eficazes para controlar a progressão da doença, evitando quadros mais graves da condição. Quando a doença estabilizar por volta dos 18 a 21 anos é possível realizar a cirurgia refrativa a laser, o procedimento é de alta segurança, indolor, rápido, com exatidão e bons resultados. Na maioria dos casos, as pessoas que fazem o tratamento com a cirurgia refrativa ganham a independência do uso de óculos e lentes de contato.

Cuidados com a saúde ocular infantil

– Não deixe no alcance de crianças produtos nocivos à saúde ocular;
– Oriente as brincadeiras e evite brinquedos pontiagudos;
– Estipule horários para o uso de eletroeletrônicos, especialistas indicam até duas horas por dia;
– Realize exames periódicos, inclua na rotina da criança uma visita ao médico oftalmologista, muitos casos de cegueiras irreversíveis são completamente evitáveis com o diagnóstico e tratamento precoce;
– A luz solar é muito importante para os olhos, devido a vitamina D, mas tome cuidado com os horários, pois o sol excessivo pode prejudicar a visão;
– Não deixe as crianças coçar excessivamente os olhos, doenças como ceratocone podem surgir devido ao ato de coçar os olhos;
– Mantenha sempre os ambientes higienizados, poeiras ácaros e mofos podem causar irritabilidade e alergias nos olhos das crianças;
– Inclua no cardápio alimentos que fazem bem para saúde ocular, como: frutas vermelhas, alimentos alaranjados, peixes, azeite de oliva, óleo de linhaça, ovos, alho, cebola, folhas, verduras verdes e outros;
– Lave bem os olhos na hora do banho retirando todo resíduo do shampoo, condicionador e sabonete;
– Não use óculos escuros em crianças sem a proteção UV e UVB;
– Nos primeiros dias de vida a limpeza dos olhos do bebê é fundamental, mas deve ser realizada com cuidado e de forma simples com o uso de gazes esterilizadas e soro fisiológico, fazendo movimentos de dentro para fora;
– Não fume perto de crianças, a fumaça pode causar irritabilidade e infecções mais graves.

Cuide da saúde ocular do seu filho(a) e não se esqueça de fazer exames periódicos com um médico especialista em oftalmologia.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre miopia infantil? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica