fbpx
Ao mesmo tempo que é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, os olhos também estão entre os mais frágeis. Desse modo, é preciso sempre protegê-los contra acidentes e exposições que prejudicam a saúde.

Porém, além de fazer a proteção no dia a dia, é preciso também realizar exames periódicos, a fim de verificar a saúde ocular de forma preventiva. Sendo assim, um dos exames mais importantes é o mapeamento de retina.

Conhecido também como exame de fundo de olho, esta é uma avaliação fundamental para identificar doenças na retina, bem como fazer o acompanhamento para aqueles que possuem doenças pré existentes, como é o caso da diabetes.

Portanto, confira a seguir neste artigo do Blog Cemo tudo o que você precisa saber sobre o exame de mapeamento de retina.

O que é mapeamento de retina

Pois bem, para se aprofundar mais sobre o exame de mapeamento de retina, vamos entender antes sobre o que é o procedimento. O mapeamento é feito através de um aparelho chamado oftalmoscópio.

Desse modo, este aparelho aplica uma luz sobre os olhos do paciente, o que auxilia o médico na avaliação da retina. O exame é conhecido também como exame de fundo de olho, devido ao local onde a retina fica localizada no olho.

Ademais, o mapeamento da retina é um exame que leva poucos minutos para ser realizado, causando nenhuma dor no paciente. Além disso, é possível realizar o procedimento em uma consulta de rotina com o médico oftalmologista.

Para que serve este exame?

Mesmo entendendo melhor sobre o que é o exame de mapeamento de retina, é natural que ainda fique a dúvida sobre para que serve o procedimento. Sendo assim, é possível afirmar que esse exame tem como principal função visualizar as ações dos vasos sanguíneos oculares.

Estes vasos sanguíneos localizados na retina são os únicos em que é possível observar de forma direta, através de exame. Desse modo, o exame de fundo de olho é fundamental para avaliar questões sensoriais dos olhos, por exemplo.

Além disso, o exame de mapeamento de retina é bastante utilizado em pacientes que utilizam remédios que causam danos na ação da retina. Para estes pacientes o exame também serve como forma de acompanhar o tratamento de outras doenças.

Ademais, confira nesta lista a seguir algumas das situações onde o exame de mapeamento da retina é necessário:

– Alterações na retina
– Alterações no nervo óptico;
– Diabetes;
– Hipertensão arterial;
– Retinopatia diabética
– Retinopatia hipertensiva;
– Preventivo para bebês prematuros, com até 32 semanas ou peso inferior a 1.500g;
– Acompanhamento da retina periférica
– Prevenção de descolamento de retina;

Benefícios de realizar mapeamento de retina

Realizar um exame de mapeamento de retina pode trazer diversos benefícios para a saúde do paciente. Desse modo, a principal vantagem é o cuidado preventivo.

Evitar que novas doenças se desenvolvam ou que àquelas já existentes avancem beneficia não apenas a visão, mas a qualidade de vida como um todo. Além disso, com um controle maior da saúde ocular, é possível evitar ou retardar o uso de óculos de grau.

Vale ressaltar que a realização periódica de exames preventivos, não apenas o mapeamento de retina, é uma prática que melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.

Cuidados necessários para o exame

Mesmo que o exame de mapeamento de retina não cause dores e seja bastante simples, ele exige alguns cuidados básicos aos pacientes. Um destes cuidados, portanto, é levar um acompanhante no dia do exame.

O acompanhante se faz necessário devido ao fato de que os olhos do paciente ficam embaçados num primeiro momento após o exame. Isso acontece porque o mapeamento de retina exige o uso de colírio dilatador de pupila, que auxilia na exposição mais detalhada da retina.

Além disso, para tornar o período pós exame mais confortável, recomenda-se que o paciente use óculos escuros após sair do consultório. Os óculos irão auxiliar para que os olhos não se ofusquem à luz das lâmpadas e do sol, incômodo também recorrente pelo uso do colírio dilatador.

No mais, o exame de mapeamento de retina é bastante rápido, sendo feito em alguns minutos pelo médico. Para que você recupere as totais condições de visão após o exame, é indicado repouso de 04h a 06h.

Qual é o tempo de duração do exame de fundo de olho

Já foi falado ao longo do artigo que o exame de mapeamento de retina é feito de forma rápida, sendo realizado em uma consulta médica com o oftalmologista.

No entanto, há algumas questões que demandam mais tempo.
O colírio dilatador de pupila, que auxilia na exposição da retina para o exame, leva alguns minutos para fazer efeito. Desse modo, cerca de 40 minutos antes do exame você deve estar na clínica, para que o colírio seja aplicado.

Porém, a realização do exame em si, quando o médico incide o aparelho com luz sobre os olhos, dura cerca de cinco minutos. Vale lembrar também que nesta mesma consulta o médico pode realizar outros tipos de exame, a fim de fazer uma avaliação completa dos globos oculares.

Conclusão

Conforme falamos ao longo deste artigo, o cuidado com a saúde ocular deve ir além das consultas para troca de óculos ou quando está se sentindo algum sintoma de perda de visão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são aproximadamente 50 milhões de brasileiros que sofrem com doenças relacionadas à visão. Entre estes 50 milhões, estima-se que 60% estão relacionados aos casos de cegueira e deficiência visual.

Portanto, estes números só reforçam que procedimentos como o exame de mapeamento de retina são necessários para evitar que doenças graves atinjam seus olhos. Entre em contato com a Oftalmologia Cemo e tire todas suas dúvidas sobre o tema.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre mapeamento de retina? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica