fbpx
A principal característica da doença ocular ceratocone é a perda progressiva da visão ou também a capacidade de enxergar com nitidez. Conforme a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-BRASCRS) o ceratocone é uma das doenças que mais causam a deterioração e visão distorcida dos portadores.

Antes de contarmos as opções de tratamento, entenda o que é ceratocone e suas causas: doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea e costuma atingir a visão ainda na infância ou na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade.

Ceratocone: Sintomas

Ressaltamos que o diagnóstico de qualquer doença ocular só pode ser realizado por um médico especialista em oftalmologia, mas alguns sintomas podem ser percebidos no dia a dia, são eles:

  • Visão embaçada e/ou distorcida (para enxergar de longe e/ou perto);
  • Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outros que possam causar coceira instantânea;
  • Alta sensibilidade à luz/claridade/fotofobia;
  • Visão dupla e turva;
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
  • Dor de cabeça constante;
  • Astigmatismo Irregular:
  • Aumento ou aparecimento de miopia e astigmatismo;
  • Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar;
  • Complicações como o recuo da pálpebra inferior, quando a pessoa olha para baixo;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olho em formato de um cone (cônico);
  • Em casos do uso de lentes de contato se elas parecem não estar encaixando direito, isso também pode ser um indicativo de ceratocone.

Agora que você já sabe o que é ceratocone e seus sintomas, confira a seguir alguns possíveis tratamentos de acordo com o quadro clínico e estágio da doença em cada paciente.

Apesar de ser possível notar o ceratocone em exames de rotina com o oftalmologista, quando percebido o médico solicitará exames adicionais como a topografia corneana. A doença passa por três estágios:

  • Quadro clínico leve a moderado;
  • Quadro clínico moderado a grave;
  • Quadro clínico severo.

O tratamento será de acordo com o histórico médico de cada paciente, o ceratocone pode ser associado com outras doenças oculares.

Tratamento com o uso de óculos de grau

Normalmente o uso de óculos é indicado nos casos mais leves de ceratocone para auxiliar na acuidade visual, pode ser que a doença progrida e o uso de óculos não seja mais viável.

Tratamento com lentes de contato

É muito importante que o paciente saiba que o uso de óculos de grau ou lentes de contato não são capazes de interromper a progressão do ceratocone no tratamento. O uso de lentes de contato RGP ou lente escleral são recomendados para casos leves, auxilia na irregularidade da córnea e também melhora a acuidade visual.

Tratamento com anéis de ferrara ou intracorneanos

Os anéis de ferrara são recomendados para os casos moderados de ceratocone, é realizada uma introdução de anéis no globo ocular com o objetivo de corrigir o formato da córnea. Todo procedimento é indolor com o auxílio de uma anestesia tópica local (colírios) e o paciente tem alta no mesmo dia.

Tratamento com crosslinking corneano

Considerada a técnica mais avançada da medicina ocular com métodos menos invasivos, o crosslinking corneano é indicado para os quadros clínicos mais graves de ceratocone. Apesar de ser um procedimento cirúrgico a técnica proporciona um tratamento indolor com anestesia local e aplicação de riboflavina e um feixe de luz ultravioleta, ao final da cirurgia o paciente usará uma lente gelatinosa por 24 horas para auxiliar na cicatrização das córneas.

Tratamento com transplante de córnea

O transplante de córnea pode ser realizado de duas maneiras: penetrante ou lamelar. Esses tratamentos são indicados para os casos mais graves e que não responderam aos tratamentos anteriores ou quando o paciente já apresenta uma perda considerável da acuidade visual.

Perguntas frequentes sobre a cirurgia de ceratocone – crosslinking

Como se preparar para cirurgia?

Não é necessário fazer jejum e a higienização total do rosto é obrigatória para que não ocorra nenhuma infecção.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Nos primeiros dias é natural sentir desconforto, sensação de corpo estranho nos olhos, ardência e lacrimejamento, normalmente por volta dos dois primeiros dias após a cirurgia.

Outra possível cirurgia é através do implante da lente intraocular (LIO), que é basicamente o implante de próteses no olho. Considerado um procedimento simples e rápido, a região é anestesiada e dessa forma a lente intraocular é fixada à íris do olho.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre ceratocone? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica