fbpx
A plástica ocular é um procedimento de reparação causado por algumas doenças, como:

– Blefaroespasmo;
– Blefaroplastia ou cirurgia estética das pálpebras;
– Entrópio e Ectrópio Palpebral;
– Obstrução Congênita das Vias Lacrimais;
– Ptose Palpebral;
– Tumores Palpebrais.

O procedimento também é muito procurado para fins estéticos, o processo de envelhecimento da pele (envelhecimento facial), surge por volta dos 35 anos e com o passar do tempo vai se acentuando, a maior demanda para cirurgia está no público feminino, mas o aumento do número de homens que realizam plástica ocular também cresceu nos últimos 5 anos.

Você sabe o que é plástica ocular?

A cirurgia de Plástica Ocular é uma subespecialidade da Oftalmologia para estética, remodelação, reparação, prevenção ou tratamento dos tecidos em volta dos olhos e das pálpebras.

As causas mais comuns para quem recorre a essa cirurgia são pela estética facial, a pele fica flácida e com excesso na região dos olhos causados pelo envelhecimento natural, com isso, ocasiona a flacidez de bolsas de gordura ou também é procurada para extração de bolinhas ou placas amareladas formadas pelo acúmulo de colesterol, mais conhecida como Xantelasmas.

“Xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos. É relativamente comum e afeta principalmente adultos. Frequentemente, xantelasmas são associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sem ser contagiosos.” SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outro caso em que a cirurgia de plástica ocular é recomendada é quando a membrana que cresce na parte exterior do olho comprometendo a pupila, mais conhecida como Pterígio, também é comum para casos clínicos que manifestam doenças de Herpes, Tireóide e Hanseníase.

Entenda como funciona a cirurgia no CEMO

O procedimento cirúrgico pode ser realizado na pálpebra superior, inferior ou em ambas. É aplicado anestesia local, associado a sedação de acordo com cada caso. O excesso de pele é delimitado (marcado) nos olhos do paciente em seguida inicia-se a cirurgia com duração de até 40 minutos. Em casos de Ptose Palpebral (pálpebras caídas) a musculatura orbicular é corrigida.

Após o procedimento o paciente fica em nossa clínica por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, em seguida é liberado para casa com as recomendações médicas para o pós-operatório, retorno e acompanhamento. Os resultados são perceptíveis nos primeiros 15 dias.

Confira a seguir, algumas dicas para quem pretende passar por esse procedimento e os casos indicados:

Blefaroplastia

Conhecida também como cirurgia de pálpebras, é indicada tanto para homens e mulheres que possuem queda com excesso de pele na região dos olhos, é mais comum de acontecer nas pálpebras inferiores, também é indicado quando o excesso de gordura fica acumulado nas pálpebras inferiores ou superiores.

A procura por fins estéticos também está associada à flacidez no contorno das pálpebras, em alguns casos não são somente pela questão estética, a flacidez na região dos olhos pode prejudicar a visão. Uma dica muito importante para quem vai realizar o procedimento é estar com a saúde em dia, não ter doenças oculares graves, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e não fumar.

Para casos de tumores nas pálpebras

Sempre que possível alertamos para que nossos leitores e pacientes façam exames de vista periódicos porque assim como os tumores das pálpebras, outras doenças oculares quando diagnosticada precocemente torna-se um fator muito importante para o sucesso do procedimento cirúrgico. Para os casos de tumores, a plástica ocular atua na remoção do tumor e reconstrução das pálpebras.

Entrópio e Ectrópio Palpebral

A doença de Entrópio ou Ectrópio Palpebral são decorrentes da idade avançada, causada pela rotação interna da pálpebra, o Entrópio faz com que os cílios raspem a parte interna dos olhos causando irritação, no Ectrópio, acontece o contrário, a pálpebra gira para fora perdendo o contato com o globo ocular, o que deixa a região dos olhos expostas a agressões. Para os dois casos, a dica é procurar um especialista em oftalmologia no início dos sintomas para evitar o surgimento de doenças ou infecções oculares.

Obstruções das vias lacrimais

A plástica ocular é indicada quando o lacrimejamento ocular ou secreção tem o aspecto mucoso/purulento causando inflamações ou infecções.

As vias lacrimais é formada pelo sistema que drena as lágrimas dos olhos, normalmente as lágrimas são estimuladas por meio de pequenas aberturas no canto das pálpebras que, através do ducto nasolacrimal, desaguam a cavidade nasal. Quando a obstrução acontece é possível refazer a abertura através da cirurgia plástica, é necessário um acompanhamento e seguir a recomendação do médico.

Dicas gerais para uma boa recuperação no pós-cirúrgico de plástica ocular:

1 – Normalmente no pós-operatório o paciente não sente dor, mas caso ocorra, pode ser minimizada com o uso de analgésicos.
2 – Compressas frias ajudam a diminuir os edemas (inchaços), além de proporcionar mais conforto, podem ser feitas a cada 30 minutos.
3 – É recomendado que o paciente fique de repouso nas primeiras 48 horas.
4 – Antes de um período de um mês não é recomendado exercícios físicos.
5 – Use óculos de sol, a luz solar pode prejudicar a cicatrização.
6 – Na hora de dormir evite que as pálpebras se encostem no travesseiro.
7 – Ao tomar banho, evite que água com shampoo ou sabonete escorrem pelos olhos.
8 – A limpeza da pálpebra deverá ser seguida de acordo com a orientação médica, cada caso é diferente do outro.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre plástica ocular? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica