fbpx
Você sabe o que é cirurgia refrativa? O objetivo da cirurgia refrativa é melhorar o quadro clínico de algumas doenças oculares, como miopia, glaucoma, catarata e outras. Considerada uma subespecialidade da oftalmologia, apenas médicos especialistas podem realizar esse procedimento.

Segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as cirurgias refrativas são todos os processos que alteram a refração dos olhos e os vícios refrativos. Elas, portanto, atuam na remodelação das córneas, na implantação ou na troca de lentes.

Principais casos que precisam de uma intervenção através da cirurgia refrativa

Miopia – é um distúrbio de refração do globo ocular, onde a luz proveniente do objeto visualizado, tem seu foco antes da retina não permitindo a nitidez.
Portanto, a imagem que é transmitida ao cérebro não retribui a imagem correta, causando uma visão embaçada e desfocada, ou seja, o indivíduo com miopia não enxerga com nitidez a distância, porém, consegue enxergar objetos próximos com clareza. No entanto, o indivíduo com grau alto de miopia, para enxergar de perto tem que aproximar demais o objeto, tornando muito cansativo e desagradável.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a miopia é considerada o erro de refração mais comum mundialmente, cerca de 2,6 bilhões da população mundial são míopes. No Brasil, 27,7% da população ou 59 milhões de brasileiros têm miopia e, 53% dos que precisam usar óculos de grau, não têm acesso à correção visual.

Hipermetropia – dificuldade de ver objetos próximos, consiste no erro refrativo fazendo com que a imagem seja focada na parte anterior da retina, o que causa muitos desconfortos e dificuldades de enxergar objetos próximos.

Astigmatismo – O olho humano possui duas partes que concentram as imagens, a córnea (a córnea é uma estrutura transparente, localizada na região anterior do globo ocular, cuja função é refratar e transmitir a luz) e o cristalino (o cristalino do olho é um dos responsáveis por enxergarmos o mundo com foco). Em um olho com a forma perfeita, cada uma destas unidades de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera.

Quando a córnea ou cristalino são saudáveis, ou seja, possui o formato semelhante a uma bola de basquete, refrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte posterior do olho.

Todavia, a córnea ou cristalino com astigmatismo não é regular e curva, por isso, os raios de luz não são refratados acertadamente, e a imagem não fica focada do mesmo modo. Em consequência, a visão aparenta estar borrada, dando origem ao astigmatismo.

Catarata – definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, resultando na diminuição da visão. As alterações podem ser desde pequenas distorções visuais até a cegueira. E alguns dos fatores de risco que podem acelerar ou provocar a manifestação da catarata apontados são: doenças metabólicas (como a diabetes), traumas e lesões oculares, envelhecimento, tabagismo, superexposição à radiação ultravioleta (como o sol), alcoolismo, obesidade, pressão arterial elevada, infecções durante a gravidez (rubéola, por exemplo) e desnutrição.

Glaucoma – tem como causa, principalmente, o aumento da pressão intraocular (PIO). Esse aumento da pressão causa lesões no nervo óptico, que acabam por causar diminuição na visão do paciente.

Essa diminuição pode ser progressiva e se não tratada de forma correta, pode ocasionar a perda total da visão. Existem diferentes tipos de glaucoma, podendo ser classificado em primário, congênito e secundário.

Métodos para realizar a cirurgia refrativa

PRK – consiste em remover a camada mais superficial da córnea e o feixe de laser é aplicado para inserir a lente que irá substituir a superfície da mesma, ou seja, pedaços microscópicos de tecido da córnea são removidos, sem a necessidade de que haja a criação de uma aba. Seu tempo de recuperação é um pouco mais longo, mas os resultados são semelhantes aos dos demais métodos.

LASIK – no método LASIK, o laser de Femtosegundo é aplicado debaixo da córnea e após o procedimento é reposicionada de forma correta. O laser, nesse caso específico, remodela a córnea por meio de um pequeno retalho realizado por um microcerátomo, instrumento de alta precisão, ou um laser de pulsos rápidos em uma camada mais profunda da retina, na qual os raios do Excimer se juntam com precisão no ponto com mais foco (também conhecido como mácula). A camada, após o final do procedimento, cicatriza naturalmente depois de algumas horas.

De modo geral, a cirurgia refrativa é indicada para maiores de 21 anos, para menores é indicada em casos de extrema urgência ou devido acidentes. Para algumas doenças oculares é necessário que o grau esteja estabilizado e para pessoas que possuem as doenças citadas acima.

LASEK – indicado para refração da miopia, astigmatismo e hipermetropia, contribui para dependência de óculos e lentes de contato. Consiste na exclusão do epitélio da córnea. O epitélio da córnea é relaxado com o uso de álcool e recolocado para o tecido ser tratado com o mesmo laser utilizado no LASIK e PRK, em seguida, a camada superior da córnea é recolocada de forma que o paciente não sinta dor, devido o uso de anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre cirurgia refrativa? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica