Os sintomas e tratamento para Ceratocone dependem do quadro evolutivo de cada paciente, existem 4 estágios da doença:

• Estágio inicial: a princípio os sintomas são mais leves e podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e acompanhamento de um profissional oftalmologista.
  • Segunda fase: Nesse período os óculos já não corrigem e o astigmatismo pode ser observado de uma forma mais elevado, causando o afinamento e convexidade da córnea, ainda nessa fase o paciente somente consegue manter uma boa clareza da visão se o seu astigmatismo for corrigido com lente de contato mais rígida, própria para esses casos específicos de Ceratocone em estágio ainda não considerado avançado.
  • Terceira fase: a córnea já está bastante comprometida e necessita de uma lente gelatinosa por baixo com a finalidade de proteger a irregularidade, também é necessário uma lente mais rígida na parte superior do globo ocular para ajudar na correção do grau.
  • Quarta fase e última fase: nesse caso já não é possível adaptar a lente no olho e muitas vezes a córnea já está opaca, é necessário que o diagnóstico seja estudado para verificar todas as possibilidades existentes antes de optar pelo transplante de córnea, mas na maioria dos casos nesse estágio é mais indicado que o transplante seja realizado.

Citação de estágios em nosso blog  com a pauta: O que é Ceratocone?

Para que o conteúdo do nosso artigo fique completo e com mais  informações, confira a seguir o que é Ceratocone e caso queira se aprofundar mais nessa questão, clique aqui e acompanhe mais sobre o tema em nosso blog.

“Doença genética e de caráter hereditário que afeta a estrutura da córnea; mais uma curiosidade sobre o Ceratocone é que é uma doença ocular que costuma atingir a visão ainda na infância e na adolescência, também é comum no início da fase adulta. Conforme falamos acima, é uma doença que atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular, em muitos casos ainda com o uso do óculos a visão ainda permanece distorcida e só vai piorando com o tempo.

A córnea do olho fica curvada para para frente no formato de um cone, sendo uma doença não inflamatória, mas que afeta a camada mais fina e transparente que protege o globo ocular. Uma das dúvidas mais comuns de nossos pacientes é se a doença pode causar cegueira e graças a tecnologia com diversas opções antes da necessidade de um transplante, a cegueira só acontece em casos completamente irreversíveis. Portanto, faça exames periódicos com o oftalmologista para diagnóstico e tratamento precoce da enfermidade.”

Ceratocone: Sintomas

Existem diversos sintomas que podem ser indícios da doenças, mas os principais são:

• Alta sensibilidade à luz;
  • Visão distorcida, dupla ou borrada;
  • Coceira excessiva nos olhos, sem uso de produtos ou maquiagens, poeiras e outros que possam causar coceira instantânea;
  • Troca frequente de lentes de contato ou de óculos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olho em formato de um cone (cônico);
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
  • Perda progressiva da visão ou muita dificuldade de enxergar.

Tratamento para o Ceratocone

Existe um tratamento específico para cada estágio do Ceratocone, confira:

• Reticulação da córnea CROSSLINKING (CXL): esse procedimento também pode ser chamado de reticulação do colágeno corneano ou CXL, fortalece o tecido da córnea para interromper o abaulamento da superfície do olho.
  • Lentes de contato:  gelatinosas personalizadas, gás permeáveis , com sistema a cavaleiro (piggyback), híbridas, protéticas, esclerais e semi-esclerais. Cada lente de contato é indicada para estágios da doença, para saber mais sobre cada caso no final do artigo deixamos o nosso contato para esclarecemos todas as suas dúvidas.
  • Intacs: Conhecido também como Addition Technology, são  inserções corneanas claras e em forma de arco e tem a finalidade de deixar remodelar a córnea periférica deixando a visão mais clara.
  • Ceratoplastia condutiva guiada por topografia/CK: são ondas de rádio fornecidas por uma ferramenta portátil para remodelar o formato cônico da córnea.
  • Transplante de Córnea: indicada para os casos já em seu último estágio e diagnosticado como irreversível com o uso de óculos ou lentes de contato é realizado um transplante de córnea também conhecido como PK ou PKP.

Como evitar a evolução do Ceratocone

O Ceratocone não tem cura e também não foi comprovado uma causa exata de seu aparecimento, é constatado que é uma doença que surge mais na infância e adolescência, em seu estágio inicial é possível evitar a  evolução. Acompanhamos a doença principalmente com a correção de óculos e para casos um pouco mais avançados com o uso de lentes de contato. Além disso, é muito importante incluir alguns hábitos diários para evitar a evolução da doença:  não coçar excessivamente os olhos, usar óculos escuros somente com proteção solar, fazer exames periódicos, retirar a maquiagem e deixar sempre as mãos bem higienizadas, principalmente para também evitar o contágio de outras doenças.

Ceratocone tem cura?

O ceratocone não tem cura, mas se for tratado principalmente em seu estágio inicial pode oferecer aos pacientes uma vida com acuidade visual que atende todas necessidades diárias. Para casos de transplantes de córnea somente é indicado em estágios mais avançados, nesse caso, somente quando os óculos ou lentes de contato não corrigem ou não atendem mais o formato da córnea para correção. Em casos mais avançados, também é possível atingir resultados  excelentes com a cirurgia refrativa  e para isso, conte sempre conosco! Durante os nossos mais de 20 anos de atividades e mais de 100 mil atendimentos em todo território nacional, nos tornamos conhecidos por prestar os mais completos e avançados serviços voltados exclusivamente aos cuidados com a visão. Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de Retina, Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Cirurgias Refrativas, Plásticas Oculares, Estética Palpebral, Pediatria, Ceratocone e Lentes de Contato especiais.

Quer saber mais sobre Sintomas e Tratamento do Ceratocone? Basta clicar aqui, estamos a sua disposição para falarmos de um assunto tão importante para sua saúde!

Grande abraço, até mais!