fbpx

O mundo está em evolução exponencial, cada vez mais tecnológico. A tecnologia mudou áreas que nós nem imaginamos. Neste caso, as lentes de contato foram transformadas pela tecnologia. Por isso, é importante que você que utiliza ou pretende usufruir dos benefícios das lentes de contato, fique por dentro de todas as novidades e conheça seus diversos modelos e adequações.

Fizemos este artigo para que você entenda quais são os diferentes tipos de lente de contato, quais são as funções de cada uma e como escolher a mais adequada para suas necessidades.

Quais são os tipos de lentes de contato existentes no mercado?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que, além de existir lentes com diferentes funções, existem lentes feitas de diferentes materiais. Isso mesmo, atualmente as lentes podem ser rígidas ou gelatinosas.

As lentes rígidas são fabricadas com materiais não flexíveis e as gelatinosas são feitas de materiais mais moldáveis. As mais moldáveis são, sem dúvidas, mais confortáveis e também se conectam com facilidade na superfície ocular. Todavia, de acordo com a sua necessidade, torna-se necessário utilizar as lentes rígidas, especialmente quem tem ceratocone (doença que afeta o formato e espessura da córnea).

Agora que você já sabe que existem lentes de diferentes materiais, chegou a hora de saber quais são as diferenças das funções. Confira!

Rígidas

Geralmente, as lentes de contato rígidas são utilizadas por pessoas que possuem graus mais elevados. Atualmente, existem as de gás permeável, que permitem maior passagem de oxigênio para os olhos. É inegável que as lentes gelatinosas são bem mais confortáveis, mas as lentes de gás permeáveis trouxeram uma evolução para o time das rígidas. 

As lentes rígidas são formadas por uma mistura de plástico e silicone, suas vantagens são a durabilidade e resistência a bactérias. Normalmente, essas lentes são indicadas para pessoas portadoras de ceratocone, porém podem ser usadas por qualquer pessoa que tenha problemas refrativos.

Gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas possuem em sua formação maior quantidade de água, por isso são mais confortáveis que as rígidas. Além disso, as gelatinosas têm um formato maior e mais fino, acomodando-se com mais facilidade ao olho. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que as lentes gelatinosas são produzidas com silicone e hidrogel, o que as torna mais permeáveis ao oxigênio.

Essas lentes são muito confortáveis, mas afinal, quem pode usá-las? As lentes gelatinosas são utilizadas por pessoas que sofrem de miopia, hipermetropia, presbiopia e até astigmatismo. Porém, quando o grau do paciente é muito alto, é necessário a avaliação do oftalmologista para ver se há necessidade de migrar para as lentes rígidas.

Tóricas

As lentes tóricas servem para corrigir três problemas oculares, são eles: o astigmatismo (doença que torna a visão embaçada tanto de perto quanto de longe), miopia (dificuldade para enxergar de longe) e hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto e perto).[1] 

Esse tipo de lente têm curvaturas em vários ângulos, por isso são perfeitas para corrigir astigmatismo. É importante lembrar que elas podem ser encontradas no formato gelatinoso ou rígido.

Multifocais

Também encontrada tanto na forma gelatinosa quanto na rígida, as lentes de contato multifocais são indicadas para pessoas com mais de 40 anos, que sofrem de presbiopia. Elas são capazes de oferecer foco para mais de uma distância sem a obrigação de usar óculos.

Terapêuticas

Comumente, as lentes terapêuticas costumam ser gelatinosas. Elas são utilizadas quando um paciente passa por alguma cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares. Precisam de monitoramento médico e não é preciso removê-las para dormir.

Estéticas

Encontradas apenas no modelo gelatinosa, as lentes estéticas podem ser coloridas ou modelar a córnea para conseguir um olhar mais brilhante e profundo. Vale ressaltar que as coloridas podem ser utilizadas tanto para fins estéticos ou corretivos. As lentes possuem uma variedade de cores que se adaptam à cor original dos olhos, dando uma aparência ainda mais natural.

Como cuidar de cada lente de contato?

Além de conhecer cada lente de contato e escolher a que combina com a sua necessidade, é preciso saber cuidar delas. A limpeza e higiene é fundamental para eliminar todo tipo de bactéria, evitando infecções nos olhos.

Não importa se suas lentes de contato são rígidas, gelatinosas, tóricas, multifocais, terapêuticas ou estéticas, todas precisam ter uma solução de limpeza específica e um estojo para armazená-la. Logo a seguir, preparamos algumas dicas para você cuidar das suas lentes, sejam rígidas ou gelatinosas.

Lentes Rígidas

O processo de higiene das lentes de contato começa com suas mãos. Isso mesmo, antes de tocar nas lentes lave suas mãos com um sabonete bactericida e seque-as bem. Logo em seguida, coloque a lente na palma da mão, pingue de três a cinco gotas da solução (que será indicada pelo oftalmologista) e friccione tanto a parte cima quanto a de baixo com movimentos circulares por aproximadamente 30 segundos.

Após o processo inicial, enxágue a lente com a solução e repita o processo na outra lente. Todo dia antes de dormir, você deve higienizar o estojo, enchê-lo com a solução de limpeza e guardar as lentes.

Lentes Gelatinosas

As lentes gelatinosas devem ser limpas de maneira semelhante às rígidas, porém há algumas diferenças. A primeira é que o produto para higienizar as lentes gelatinosas é específico para elas (também indicadas pelo médico). A segunda diferença é que a intensidade na hora de friccionar deve diminuir, pois as lentes mais flexíveis são delicadas e finas. A terceira e última diferença é que as lentes gelatinosas devem ser friccionadas apenas por 20 segundos. No final do dia, o processo é a mesma coisa que o da lente rígida, mas preste atenção nos detalhes das pequenas diferenças.

Bons Hábito

  1. Lavar os estojos das lentes de contato;
  2. Trocar o estojo regularmente;
  3. Não dormir com as lentes de contato;
  4. Respeitar o prazo de validade das lentes de contato;
  5. Usar somente as soluções de limpeza;
  6. Lentes de contato são individuais.

Se você pretende usar ou usa lentes de contato, é necessário ficar atento com as dicas deste artigo, porque são fundamentais para que a saúde dos seus olhos seja preservada. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato e agende seu exame, suas lentes de contato esperam por você.

Quer saber mais sobre Lentes? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog!

Grande abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica