fbpx
Alguns procedimentos na Oftalmologia são mais conhecidos que outros. Um dos exemplos de processos menos comentados seria o estereofoto de papila. Esse procedimento consiste em uma fotografia colorida do nervo óptico ou papila em 3D. Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico.

Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre suas indicações, função e como ele funciona. Ele é um tipo de comparação objetiva muito importante de ser feita e precisa de um acompanhamento por meio de um ótimo Oftalmologista.

Algo muito importante a notar é que seria necessário ter um acompanhamento, pois o paciente terá dilatação em sua pupila! Sabendo disso, vamos entender mais sobre o procedimento. Continue lendo e saiba sobre o estereofoto de papila.

Como funciona o estereofoto de papila? Entenda de uma vez por todas!

Primeiramente, é bom compreender como funciona esse tipo de exame. Ele é indicado para diagnóstico de glaucoma e doenças do nervo óptico. Para fazer ele é preciso que o local conte com um equipamento especial, normalmente chamado Visucam.

O procedimento é feito pela Visucam que torna possível a fotografia colorida da papila do nervo óptico, com máquina digital, montada em 3D. Vale notar que esse processo é completamente indolor, não possui contato e com pupilas dilatadas.

Sendo assim, o paciente precisa ser posicionado e o médico Oftalmologista fica encarregado de tirar as fotos com a Visucam. O exame é realizado em aproximadamente 20 minutos, mas há um período de espera de aproximadamente 60 minutos.

Para quem o estereofoto de papila é indicado?

Agora que entende como esse exame funciona, é bom saber se você deve ou não buscar esse tipo de procedimento. O estereofoto de papila é ideal para certos casos, sendo eles os seguintes:

– Acompanhamento de pacientes com glaucoma;
– Acompanhamento de pacientes com histórico de hipertensão ocular;
– Diagnóstico de edema de papila, neurite óptica, tumores da cabeça de nervo óptico e tumores metastáticos para nervo óptico.

Se você possui qualquer um desses quadros, é muito importante questionar um profissional sobre a necessidade de fazer um exame como esse. Mas se você ainda não conhece um bom profissional, continue lendo e saiba da melhor opção.

A CEMO pode me ajudar com o estereofoto de papila?

Na CEMO, ajudamos pacientes a alcançar ótimos resultados e prevenir que seus quadros se tornem piores. Além disso, possuímos tecnologia de alta qualidade para atender você. Esse exame é apenas um dos vários que estão disponibilizados em nossa Clínica de Oftalmologia em Taboão da Serra.

Agora que sabe sobre o procedimento do estereofoto de papila, que tal conferir mais conteúdo informativo como esse em nosso blog? Se quiser saber mais sobre procedimentos da Oftalmologia, temos vários conteúdos interessantes para você conferir.

Além disso, não se esqueça de comentar e acompanhar nossas redes sociais. Caso precise do estereofoto de papila ou qualquer outro procedimento, conte com a CEMO. Entre em contato conosco e agende sua consulta com a melhor Clínica em Taboão da Serra.

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica