Uma das doenças oculares mais comuns é a Catarata. Embora vejamos ela como uma doença ligada à velhice, muitas pessoas jovens ou com alguma comorbidade, como diabetes, acabam desenvolvendo ou até mesmo nascendo com essa doença.

O procedimento para a correção da Catarata é definitivo. No entanto, algumas complicações com a opacificação da cápsula do cristalino (OCP) podem ocorrer em até 30% dos operados, segundo um estudo  publicado no BJM.

A capsulotomia com Yag Laser é uma técnica não invasiva que busca reverter esse quadro de forma simples e indolor. No artigo a seguir vamos abordar mais sobre o que é esse procedimento, como ele é realizado e quais os benefícios e cuidados após realizá-lo.

O que é Capsulotomia com Yag Laser?

A Capsulotomia com Yag Laser é uma técnica cirúrgica que remove a opacificação da cápsula do olho que protege o cristalino, lente natural do olho. Esse procedimento também é conhecido pelos pacientes como limpeza da lente.

Desse modo, o procedimento é realizado com o uso de um laser de YAG, que tem comprimento de onda de 1064 nanômetros. O laser deve fazer a limpeza da lente intraocular, que é implantada no olho durante a cirurgia de catarata.

Esse procedimento faz com que a membrana ocular volte a ser transparente, melhorando significativamente a qualidade de visão do paciente.

Ademais, embora essa condição de opacidade seja semelhante aos efeitos da catarata, a Capsulotomia com Yag Laser  é um procedimento mais simples. Isso porque é realizado em ambulatório, e o paciente pode retornar a sua casa no mesmo dia, não necessitando de internação.

Quais são as indicações para a realização da capsulotomia YAG laser?

Para entender a necessidade da realização da capsulotomia, vamos relembrar como funciona a cirurgia de remoção da catarata. Para a retirada da Catarata, o médico faz um pequeno corte na cápsula anterior do cristalino, no olho do paciente. Através deste corte é sugada a Catarata e é feita a colocação de uma lente artificial.

Dessa forma, indica-se a realização da Capsulotomia YAG Laser quando essa lente implantada começa a apresentar opacidade, deixando a visão “embaçada” para o paciente.

Esta opacidade, a  OCP,  também é conhecida como segunda catarata. Ela é referida assim por ser causada em decorrência da cirurgia de Catarata, além de ser semelhante à doença no que diz respeito aos efeitos causados na visão.

Como é feito o procedimento?

Como já dito acima, o procedimento de Capsulotomia com YAG Laser é feito em ambulatório, sem internação. Antes de iniciar o procedimento, o oftalmologista dilata a pupila do paciente com colírio próprio.

Então, se for necessário, aplica-se o colírio anestésico. Entretanto, só se utiliza este segundo colírio caso precise que a lente encoste no olho durante a aplicação de laser, fato que ocorre raramente.

Paciente preparado, o paciente é posicionado no aparelho de firmar o queixo e a testa, o mesmo utilizado no exame oftalmológico. Após isso, são disparados lasers na lente artificial, que causam micro explosões que destroem a parte central da cápsula posterior opaca, tirando assim a opacidade gerada na lente artificial.

Pós procedimento de capsulotomia yag laser

Cuidados pós procedimento

Saindo do procedimento, o paciente já pode ir para casa dentro de algumas horas, na medida em que já pode-se observar a melhora da visão. O pós operatório tem poucas restrições, o que permite ao paciente retomar quase todas as atividades normais depois do procedimento.

No entanto, é indicado que sejam evitadas atividades físicas mais desgastantes num primeiro momento. Sendo assim, mesmo que o médico não precise recomendar repouso, é importante que se tome cuidado para não realizar força excessiva. Isso porque nos primeiros dias é possível que se tenha alguns resquícios da cápsula fazendo alguns pontos na visão.

Outro detalhe que deve ser cuidado após a Capsulotomia com Yag Laser é a sensibilidade aos raios solares. A dilatação da pupila torna elas mais frágeis, o que resulta em olhos mais sensíveis para confrontar com o sol. Para se tornar mais confortável, uma alternativa nesse momento é utilizar óculos de sol, que inibem os raios solares.

Vale lembrar também que em algumas situações o médico pode solicitar o uso de colírios específicos, para auxiliar na recuperação. O uso adequado das medicações também influencia na recuperação do paciente e na melhoria da visão.

Riscos

Alguns riscos,  que são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer e não devem ser desconsiderados. Em geral, a Capsulotomia com Yag Laser é muito segura, se realizada de forma correta pelo profissional adequado.

Entretanto, o mais comum entre esses riscos é o aumento da pressão intraocular, que pode ocorrer nas primeiras horas após o procedimento. Neste caso, o oftalmologista pode prescrever colírios para reduzir esta pressão, assim como ficar em estado mais atento para controle.

Outras complicações que podem ocorrer, mas que são muito raras, são as seguintes:

• deslocamento de retina;
  • edema na córnea;
  • deslocamento da lente intraocular;
  • edema macular.

Por isso, embora seja um procedimento simples, é necessário que seja feito por um profissional adequado em uma clínica especializada. E que se siga todas as recomendações dadas pelo oftalmologista.

Benefícios

A Capsulotomia com Yag Laser é uma tecnologia que apresenta muitos benefícios. A correção da opacidade é feita de maneira eficaz. E por ser um método pouco invasivo, apresenta baixas taxas de complicações.

Além disso temos as vantagens abaixo, como aliadas na escolha desse procedimento:

• Rapidez do procedimento;
  • Não necessita internação;
  • Método indolor;
  • Rápida recuperação.

Conclusão

A cirurgia de catarata vem se mostrando bastante eficaz, devolvendo aos pacientes a capacidade plena de enxergar sem o auxílio de óculos. No entanto, procedimentos como a Capsulotomia com Yag Laser podem corrigir pequenos desconfortos do pós-operatório.

Com uma intervenção simples, que pode ser feita em ambulatório, o paciente elimina qualquer chance de ter a visão opaca mais uma vez. Aqui buscamos sempre trazer novidades sobre a oftalmologia e suas novidades. Nos acompanhe para mais informações e entre em contato para solucionar dúvidas sobre o tema.