fbpx
Agende uma consulta!

Você sabe o que é um erro de refração?

É chamado erro de refração a dificuldade de focalizar os feixes de luz na retina, que pode acontecer devido a um distúrbio do globo ocular, córnea ou cristalino. 

Erros de refração são muito comuns na miopia, astigmatismo, hipermetropia, dentre outras, mas afinal, o que é a miopia?

Miopia

A miopia é um distúrbio de refração do globo ocular, onde a luz proveniente do objeto visualizado, tem seu foco antes da retina não permitindo a nitidez. 

Portanto, a imagem que é transmitida ao cérebro não retribui a imagem correta, causando uma visão embaçada e desfocada, ou seja, o indivíduo com miopia não enxerga com nitidez a distância, porém, consegue enxergar objetos próximos com clareza. No entanto, o indivíduo com grau alto de miopia, para enxergar de perto tem que aproximar demais o objeto, tornando muito cansativo e desagradável.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a miopia é considerada o erro de refração mais comum mundialmente, cerca de 2,6 bilhões da população mundial são míopes. No Brasil, 27,7% da população ou 59 milhões de brasileiros têm miopia e, 53% dos que precisam usar óculos de grau, não têm acesso à correção visual.

De acordo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), a miopia está se tornando uma verdadeira epidemia no mundo e, consequentemente, um grave problema de saúde pública.

Normalmente a miopia tem início na infância, sendo facilmente detectada na fase escolar, quando a criança apresenta dificuldade de enxergar a lousa, o que pode levar ao atraso de desenvolvimento.

Fatores de Risco

De fato, não existe uma única causa para a miopia, podendo ser genética ou ambiental. Existem alguns fatores que influenciam para o seu desenvolvimento:

– Predisposição Hereditária, que é transmitida geneticamente entre gerações.

– Esforço visual de perto: o esforço visual para enxergar de perto faz o sistema ocular perder o foco para longe com mais facilidade. Temos como exemplo: tempo excessivo de leitura ou ficar muito tempo na frente da tela do computador, celular e televisão, causando um estresse visual desmedido.

Miopia tem cura?

De certo, que através da cirurgia refrativa, o grau pode ser completamente corrigido ou diminuindo, porém, a miopia é um problema ocular progressivo, ou seja, ela pode voltar a qualquer momento.

Como reconhecer os sintomas de miopia

Estes sintomas começam a surgir quando se perde a capacidade de enxergar de longe, por isso, quanto antes procurar um especialista, melhor será para a saúde dos seus olhos. Os sintomas são: 

– Dificuldade para enxergar à distância, mas com clareza de perto; 

– Visão embaçada ou borrada; 

– Dores de cabeça;

– Fadiga Ocular;

– Coceira frequente nos olhos.

Tipos de Miopia

Miopia por curvatura: Apontam alterações consideráveis na córnea, apresentando um poder de refração desmedido para um olho de tamanho normal. 

Miopia Axial: Causada pelo globo ocular mais alongado, com diâmetro posterior maior que o normal.

Miopia Congênita: Quando o indivíduo já nasce com grau alto de miopia, é considerado o tipo mais grave de Miopia.

Miopia Secundária: Também é conhecida como miopia de índice, ocorrem através de modificações estruturais do globo ocular, com mais frequência em pessoas idosas. Normalmente estão associadas a catarata, quando ocorre a degeneração do cristalino ou pelo seu deslocamento em cirurgias de glaucoma.

Miopia Degenerativa: Também é conhecida como miopia patológica ou maligna, a miopia degenerativa começa na infância e vai se tornando mais grave à medida que o globo ocular cresce, comprometendo rigorosamente a visão na adolescência ou no início da fase adulta.

Teste de Miopia

O especialista vai averiguar a acuidade visual para avaliar a nitidez, aferir a refração e verificar como a luz entra na retina, além de analisar o campo de visão.

Para indivíduos diagnosticados com miopia, antes da cirurgia é necessário realizar outros exames, como, por exemplo, mapeamento de retina, pentacam, avaliação do fundo do olho e paquimetria ultrassônica.

Através destes exames o especialista vai dizer se o indivíduo está apto para realizar a cirurgia refrativa a laser.

O grau da miopia pode ser classificado como:

Baixa Miopia: 0 a 3 graus. 

Moderada Miopia: de 3 a 6 graus. 

Alta Miopia: mais de 6 graus.

Tratamentos para Miopia

Para tratamento de miopia é necessária uma avaliação com especialista, que decidirá o diagnóstico para cada necessidade, pois existem três tipos intervenção para corrigir a miopia, como por exemplo:

Óculos

Através dos óculos é possível corrigir a refração da luz, fazendo com que as imagens sejam focadas em cima da retina, quanto maior o grau mais compacto será a lente.

Lente de contato

Igualmente os óculos, as lentes de contato gelatinosas, rígidas ou permeáveis são opções para correção da miopia, porém, se a miopia for muito alta, as lentes de contato são mais eficazes que os óculos, porque tem um contato mais próximo à córnea.  Além de ser mais agradável, é indicada para práticas de atividades físicas de alto impacto.

Cirurgia refrativa a laser

A cirurgia de miopia a laser é utilizada para alterar a curvatura da córnea de acordo com o grau do indivíduo. Quando a córnea é alterada, a luz passa a chegar até a retina, formando a imagem corretamente.

Cirurgia de Miopia a laser: 

Método Lasik (iniciais de Laser-Assisted in Situ Keratomileusis) é recomendado para indivíduos que tenham a córnea grossa o bastante para não ser prejudicada.

Método PRK (ceratectomia fotorrefrativa) é recomendado para indivíduos que tenham a córnea mais fina ou o tamanho do olho mais alongado.

Existe prevenção para Miopia?

Cientificamente, não existem maneiras conhecidas para prevenir a Miopia.

Mas alguns cuidados podem ser essenciais para a saúde dos seus olhos, como por exemplo, exames oftalmológicos regulares, em crianças, jovens, adultos e idosos,

Também evitar a exposição excessiva a aparelhos eletrônicos, como por exemplo, computador, tablets e smartphone, além disso, não realizar leitura muito de perto, o ideal é manter uma certa distância e uma postura correta 

Tempo ao ar livre também podem contribuir para a saúde dos olhos e preservar a visão, segundo pesquisas recentes, pelo menos três horas diárias.

Quer saber mais sobre Miopia? Deixe um comentário e não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais

Abraços,

 

 

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica