O tabagismo ocasiona maior propensão a câncer, doenças nos sistemas respiratório, cardíaco e circulatório e com a visão não seria diferente. Tanto para fumantes ativos quanto passivos há vários riscos do fumo para a visão.
Dentre eles estão o aparecimento precoce de doenças oculares e problemas de visão em crianças expostas à fumaça do cigarro.
Pensando na saúde ocular e também do corpo todo, o CEMO quer mostrar hoje quais são os perigos do cigarro para a visão. Continue a leitura e descubra alguns motivos para deixar de fumar ou mesmo influenciar alguém próximo a parar.
O que o cigarro pode causar na visão?
De um modo geral, fumar pode afetar a saúde do corpo inteiro. E, nos olhos, esse hábito pode estar relacionado a problemas como coceira, ardência, secura e perda da percepção de cores e contrastes.
Isso acontece pois a fumaça que não é inalada pelo fumante vai para o ar e atinge o globo ocular sem qualquer tipo de filtro.
Mas, esses não são todos os riscos do fumo para a visão. Confira outras doenças que podem surgir a partir do tabagismo:
Quais são os riscos do fumo para a visão?
O fumo traz riscos para a visão que acompanham o fumante para a vida toda, mesmo que este pare de fumar. Conheça alguns dos problemas oculares que podem surgir ou se acentuar com o consumo de cigarros:
Olho Seco
Com o hábito de fumar, a pessoa pode sentir como se estivesse com areia dentro dos olhos. Isso porque tanto a fumaça quanto a inalação das substâncias químicas do cigarro geram o mau funcionamento das glândulas lacrimais.
Por conta dessa anomalia, o olho fica seco, avermelhado e pode coçar bastante. Essa síndrome, conhecida como olho seco, também gera um ardor intenso.
Catarata
A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca e que, com o tempo, pode causar cegueira. Ela é relativamente comum com o envelhecimento e se caracteriza por uma alteração no funcionamento do cristalino do olho.
No entanto, o fumo pode acentuar e acelerar este problema de visão, o que é um dos maiores riscos associados ao hábito. Portanto, apesar de comum, a catarata pode se manifestar mais cedo em fumantes.
Degeneração Macular
A doença chamada de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é bastante frequente em pacientes mais velhos. Ela se caracteriza pela diminuição da vascularização ocular e consequente oxidação da região da retina. Em função disso, o olho vai perdendo a capacidade de enxergar.
Aqui, novamente, o fumo acrescenta riscos extras para a visão. Afinal, as substâncias nocivas que compõem o cigarro entram na corrente sanguínea e diminuem a vascularização perto da retina.
Com menor nutrição, a retina fica mais ressecada e entra em processo de degeneração. Dessa maneira, o fumante potencializa a DMRI e pode ter consequências muito mais sérias para a visão.
Leia também:
Glaucoma
A mesma perda de vascularização pode ocasionar outro problema ocular, o glaucoma. Este, que se caracteriza por uma pressão intraocular intensa, se manifesta de modo frequente em fumantes.
Como as veias da região do globo ocular oxidam e ficam mais rígidas, há um aumento da pressão interna, o que dificulta a passagem do sangue e aumenta as chances do tabagismo levar ao desenvolvimento do glaucoma.
Exposição durante a gestação
Por fim, não se pode falar dos riscos do fumo para a visão sem considerar as influências desse hábito perverso à saúde do feto e de crianças. Seja quando a mãe é fumante, seja quando ela está exposta à fumaça do cigarro, as toxinas acabam passando para o feto.
Esse quadro pode gerar malformações congênitas, estrabismo, nascimento prematuro e mais uma série de problemas de saúde.
Percebeu alterações na sua visão por conta do fumo? Então procure ajuda
Não há dúvidas de que o fumo pode ocasionar sérios problemas para a saúde do globo ocular. Além disso, vale lembrar que os riscos podem se manifestar em fumantes ativos, fumantes passivos e até mesmo em que tinha o hábito e parou de fumar.
Assim sendo, no aparecimento de qualquer sintoma ou como forma de prevenção, é aconselhável procurar por ajuda médica para garantir a saúde dos olhos. Nesse sentido, a CEMO é uma clínica de oftalmologia especializada que possui os melhores equipamentos para identificar possíveis problemas em decorrência do tabagismo.
Não deixe que os riscos associados ao fumo prejudiquem a sua visão!