fbpx

As lentes de contato se tornaram comuns na vida das pessoas, pois elas oferecem maior conforto para aqueles que desejam praticar um esporte, mudar o visual ou apenas variar o uso do óculos, de vez em quando. 

Atualmente, existem diversos tipos de lentes de contato, para diversos estilos de vida, intenções de uso e patologias oculares. Resumidamente, para cada situação, existe uma lente mais adequada.

Usar lentes de contato não é um bicho de sete cabeças, é mais simples do que você imagina. Por isso preparamos esse artigo para lhe explicar e sanar suas dúvidas. Iremos passar orientações que vão desde a consulta médica aos hábitos e costumes que você deve ter quando estiver utilizando as lentes. Acompanhe!

A importância da consulta com o oftalmologista

Primordialmente, a avaliação do oftalmologista é fundamental. De acordo com a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, professora titular da Unicamp e diretora do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a primeira pergunta que deve ser feita ao oftalmo é: eu posso usar lentes de contato? Ela explica que o motivo desta ser a primeira pergunta é que algumas pessoas têm contraindicação para o uso delas devido a doenças oculares, alergias e outros problemas de saúde. Portanto, a avaliação do profissional é indispensável para quem deseja começar a usufruir dos benefícios das lentes de contato. 

Em segundo lugar, depois da avaliação do médico, caso seja positiva o paciente deve fazer uma bateria de exames que são fundamentais, tais como, o exame de refração que determina o grau da lente e o exame biomicroscópico que tem a função de avaliar a córnea. Também tem os exames complementares, que são: ceratometria, topografia da córnea, pentacam e a microscopia especular de córnea. A realização desses exames é importante porque é através do resultado deles que o oftalmologista saberá qual é o melhor tipo de lente para você, sendo assim, não deixe de realizá-los.

Como é feito o teste de adaptação

Após a consulta, realização dos exames e escolha do tipo de lente que o paciente usará, inicia o teste de adaptação, realizado pelo oftalmologista junto com um contatólogo, profissional especializado em lentes de contato. Inclusive, a colocação inicial das lentes nos olhos do paciente é feita por um contatólogo. 

O tempo necessário para que as lentes sejam ajustadas e estabilizadas nos olhos do indivíduo é de aproximadamente 20 minutos. Passado esse período, o médico avalia o paciente, mede a acuidade visual, que serve para verificar se ele está enxergando bem e faz um exame biomicroscópico. 

Enfim, após a avaliação, o paciente pode levar suas novas lentes de contato para casa, além de receber um treinamento para a colocação, retirada e limpeza das lentes de contato. Geralmente, é recomendado fazer uma consulta de retorno após o período de uso das lentes de contato, para conferir se a adaptação correu bem.

Pequenas dificuldades iniciais possíveis

A maioria das coisas que fazemos, no início, não é fácil. Mas quando nos acostumamos tudo se torna melhor. As lentes de contato não são diferentes. No início elas são consideradas um corpo estranho no sistema ocular, colocadas sobre a córnea e por dentro das pálpebras. Por isso, é natural que dificuldades surjam no começo do uso.

As dificuldades iniciais são: colocar e retirar as lentes de contato, mas, com a prática, a dificuldade vai desaparecendo. Além disso, no começo é comum sentir as lentes de contato nos olhos, mas fique tranquilo, pois não é doloroso, apenas um leve desconforto que passa rapidamente. 

O principal foco é que as lentes proporcionem  conforto para o paciente. De acordo com especialistas, é inaceitável que os olhos fiquem vermelhos e lacrimejando. Se isso ocorrer com frequência após algum tempo de uso, ou sentir qualquer outro incômodo, a adaptação não está boa e o paciente não está apto a usar lentes de contato.

Rotina de limpeza das lentes de contato

Antes de tudo, o primeiro cuidado de limpeza que você deve tomar é com as suas mãos e unhas. Mantenha-as sempre limpas, higienizadas e secas no momento em que antes da manipulação das lentes de contato, independente do tipo.

Para prevenir irritações e manter sua integridade, as lentes de contato de troca devem ser higienizadas diariamente. Mas o que utilizar? O processo de higiene das lentes de contato deve ser feito com os produtos corretos, tais como, as soluções multipropósito ou produtos à base de peróxido de hidrogênio. Fique tranquilo, o oftalmologista indicará a melhor opção para o seu caso.

Agora que você já sabe quais produtos usar para higienizar suas lentes de contato, indicado pelo seu oftalmologista, é hora de aprender a como colocar em prática a higiene. Após serem colocadas nos olhos, as lentes só precisam ser enxaguadas com a solução multipropósito. A maior atenção em relação a limpeza é no momento de retirar as lentes. O primeiro passo é retirar as lentes e fricciona-las, delicadamente, com a ponta do dedo sobre a palma da mão, com um pouco de solução de limpeza, para que os resíduos de gorduras acumulados ao longo do dia sejam removidos. Depois disso, as lentes são colocadas de volta ao estojo e mergulhadas na mesma solução.

É importante lembrar que as lentes de contato de descarte diário dispensam todo esse processo de limpeza, armazenamento no estojo e manutenção, porque são descartadas ao final do dia ou período de uso. As lentes de contato descartáveis são consideradas mais seguras e práticas, pois evita a contaminação dos olhos e você não precisa ter o mesmo trabalho de manutenção.v

Bons Hábitos

  1. Lavar os estojos das lentes de contato;
  2. Trocar o estojo regularmente; 
  3. Não dormir com as lentes de contato; 
  4. Respeitar o prazo de validade das lentes de contato; 
  5. Usar somente as soluções de limpeza;
  6. Lentes de contato são individuais. 

Se você pretende usar ou usa lentes de contato, é necessário ficar atento com as dicas deste artigo, porque são fundamentais para que a saúde dos seus olhos seja preservada. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato e agende seu exame, suas lentes de contato esperam por você. 

Gostou do nosso artigo e gostaria de saber mais sobre Lentes? Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos temas do nosso blog

Grande abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica