fbpx
A cirurgia de plástica ocular é indicada para fins estéticos e também para casos de reparações causadas por alguns distúrbios nos olhos. Sendo uma subespecialidade da medicina oftalmológica é realizada por um cirurgião oculoplástico responsável por corrigir pálpebras, sistema lacrimal, orbita e áreas anexas.

A procura por fins estéticos é cada vez mais frequente, isso porque o envelhecimento natural da pele pode trazer um ar de cansaço, rugas, flacidez e atinge diretamente a autoestima das pessoas. Existe uma demanda para corrigir as imperfeições de nascença ou pessoas que sofreram traumas causados por algum tipo de acidente na região dos olhos.

Muito se pergunta em quando é indicado procurar pelo procedimento cirúrgico e não existe um período específico, caso seja para fins estéticos o ideal é a partir dos 35 anos, quando inicia-se o processo de envelhecimento natural da pele, mas pode acontecer desse processo ser precoce ou até mesmo tardio, para demais casos de reparação é necessário ficar atento aos sintomas de alguns distúrbios, como: Entrópio e Ectrópio Palpebral, excesso de pele e gorduras palpebrais, Lagoftalmo Paralítico, Obstrução Congênita das Vias Lacrimais, Ptose e Tumores palpebrais. Acesse o nosso blog no final do artigo, explicamos de forma detalhada o que é cada distúrbio citado acima!

Como funciona o procedimento cirúrgico

Apesar de não ser uma cirurgia de alto risco, é necessário que o paciente seja submetido a uma anestesia local e possivelmente uma sedação para dormir durante a cirurgia, a marcação do excesso de pele é realizada, em seguida o procedimento é iniciado com a duração de em média 40 minutos, após a cirurgia o paciente fica em nossa clínica para ser observado e aguardar o término do efeito anestésico.

Plástica ocular – cuidados pós-operatório

A cicatriz da cirurgia plástica ocular é discreta, simples e imperceptível sob os cílios e dobra da pálpebra, os pontos são retirados de acordo com cada caso podendo levar de 6 a 15 dias para remoção.

A infiltração do sangue nos tecidos adjacentes pode causar pequenos hematomas em torno dos olhos, mas em poucos dias desaparecerá. É comum a recomendação do uso de antibióticos e analgésicos em caso de dor e um colírio apenas para lubrificar os olhos.

Alguns cuidados são essenciais no pós-cirúrgico:

– Evite tabagismo pelo menos por 1 mês antes da cirurgia e 2 meses seguintes do procedimento;
– Deve ser feito repouso até a retirada dos pontos;
– Não se pode dormir de barriga para baixo nas primeiras semanas;
– Passar diariamente protetor solar;
– Compressas fria ajudam a reduzir o inchaço;
– Os óculos escuros devem ser usados quando sair de casa para proteção contra a luz solar até a cicatrização completa;
– Uso de lentes de contato devem ser evitadas nos primeiros dias.

Os cuidados citados não substituem a orientação médica, o paciente deve seguir unicamente as recomendações de um profissional capacitado e especializado em Plástica Ocular.

Perguntas frequentes sobre a recomendação da plástica ocular

Separamos algumas dúvidas frequentes de nossos pacientes antes de passar pelo procedimento cirúrgico de plástica ocular, confira a seguir:

Qual é o procedimento correto para levantar as pálpebras?

O procedimento indicado é a cirurgia de blefaroplastia, responsável por eliminar o excesso de pele das pálpebras e posicioná-las corretamente, também é possível retirar o excesso de gordura nas pálpebras inferiores.

O resultado final da plástica ocular é perceptível imediatamente após o procedimento?

O resultado não é notável assim que o paciente realiza a cirurgia, até o sétimo dia as pálpebras ficam inchadas, somente a partir da segunda semana esse inchaço vai diminuindo, o resultado final é perceptível à partir do segundo mês.

Como fica a visão após a cirurgia?

Em alguns casos pode acontecer que nos primeiros dias a visão fique turva, tendendo a normalizar ao longo do pós-cirúrgico.

Qual tipo de anestesia é utilizada?

O paciente é submetido a uma anestesia local, normalmente associada a uma leve sedação, dependendo da necessidade pode ser realizada uma anestesia geral.

O que pode influenciar na cicatrização da plástica ocular?

Algumas pessoas podem apresentar uma cicatrização hipertrófica e quelóide, sendo por características familiares, é muito importante pesquisar o histórico familiar antes de passar pelo procedimento.

Quem tem alergia nos olhos pode fazer a cirurgia?

Apesar de que alguns casos podem apresentar uma piora nos sintomas alérgicos, raramente as funções visuais ficam prejudicadas.

Quando é realizado o retorno para retirada dos pontos no pós-cirúrgico?

Depende de cada caso, mas normalmente são retirados a partir do quarto dia de cirurgia.

Por quanto tempo não é recomendado fazer atividades físicas?

As atividades leves são indicadas a partir de 15 dias e os exercícios físicos mais intensos poderão ser realizados após 45 dias da cirurgia.

A cirurgia pode ser impedida por fatores relacionados à idade?

O que único fator que pode impedir o procedimento cirúrgico de plástica ocular está relacionado a saúde de modo geral, o paciente deve estar com os exames em dia, quanto a idade, o recomendado é partir dos 35 anos quando ocorre o processo de envelhecimento natural da pele, mas pode ser que aconteça algumas necessidades restauradoras causadas por traumas ou distúrbios e não existe uma recomendação por idade para esses casos.

Você conhece o CEMO?

Com mais de 20 anos de atividade e 100 mil atendimentos, nossa missão é cuidar da sua visão. Aqui no CEMO possuímos equipamentos e especialistas com alta qualidade no mercado, por isso, fazer exames oculares conosco também é sinônimo de conservação da saúde visual. Entre em contato conosco.
Estamos frequentemente entre as primeiras clínicas a investir em novas tecnologias. Atendemos desde os casos mais comuns até os de alta complexidade, contamos com um corpo clínico especializado nas áreas de retina, glaucoma, catarata, estrabismo, cirurgias refrativas, plásticas oculares, estética palpebral, pediatria, ceratocone e lentes de contato especiais.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre glaucoma? Deixe o seu comentário e acompanhe as nossas redes sociais e os próximos temas do nosso blog!

Um forte abraço,

Dr. David Ribeiro de Mendonça Filho
CRM/SP 98339
Especialidade: Cirurgias Refrativas, Catarata, Ceratocone e Retina Clínica